Produção nacional

Valeo é responsável pelo primeiro sistema BSG eletrificado feito no Brasil

O motor, uma espécie de gerador 12V/48V, é o que alimenta sistemas híbridos leves, como os vistos nos novos Fiats Pulse e Fastback Hybrid

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Motor iBSG para sistemas híbridos leves da Valeo.
Valeo é responsável pelo primeiro sistema BSG eletrificado feito no Brasil (foto: Valeo).

No momento que comemora 50 anos de Brasil, a Valeo, empresa francesa fornecedora mundial de peças e equipamentos automotivos, celebra a produção do primeiro sistema iBSG (Belt Starter Generator elétrico) de 12V/48V para motores flex fuel, no Brasil. Como os vistos nos recém lançados Fiats Pulse e Fastback Hybrid.

O componente é a base para os chamados MHEV, os híbridos leves. Segundo a marca, a produção local do sistema atesta o DNA inovador do Grupo Valeo, possibilitando a fabricação de mais veículos híbridos flex no país, além de aproveitar o potencial da matriz energética brasileira e apoiar as montadoras a atender às necessidades dos clientes.

Na prática, o sistema iBSG recupera a energia elétrica durante os momentos de desaceleração e frenagem do veículo e a reserva em baterias. Essa energia acumulada volta convertida em mecânica por meio do iBSG e atua auxiliando o motor a combustão durante as acelerações, além de possibilitar o seu desligamento quando o carro está parado no trânsito, circulando a baixas velocidades ou em velocidade constante. 

Com a conversão da energia e seu reaproveitamento, o sistema contribui para economia de combustível, redução de emissões, aumento da autonomia e melhora no desempenho do carro. Fora a contribuição com a preservação ambiental, veículos híbridos, como os MHEV, dependendo da localidade, podem ter benefícios tributários, como isenção de IPVA. 

Além dos benefícios no consumo de combustível, a tecnologia desenvolvida pela Valeo também proporciona maior conforto na direção. Com o sistema iBSG, a partida do motor ocorre sempre de forma imediata, silenciosa e sem vibrações. Isso ocorre por causa da ligação do sistema ao virabrequim da caixa de força a combustão, que é via correia. 

Para Carlos Chagas, diretor de engenharia da Valeo Divisão Power, é importante a adaptação da Valeo às transformações do mercado, como no desenvolvimento de motores mais eficientes, sistemas de stop-start e alternadores de alto desempenho. 

“Essas tecnologias não apenas ajudam a reduzir o impacto ambiental, mas também a atenderem às demandas de fabricantes e consumidores por veículos mais sustentáveis e econômicos.”

Com a nova tecnologia, a Valeo impulsiona a hibridização no Brasil. Adequando o sistema iBSG à motorização flex, além de suprir com ineditismo a demanda das montadoras locais pela eletrificação, seja em 12V, 48V ou alta voltagem, dessa forma, a empresa demonstra confiança no mercado e na evolução tecnológica dos veículos nacionais.

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