Uma gigante entre nós, nova geração da Ram 2500 finalmente está disponível no Brasil
A picape grande, prevista para o ano passado, chega completamente renovada
Prevista para o ano passado, inclusive esteve presente durante a Festa do Peão de Barretos em agosto, a RAM 2500 Laramie finalmente chega ao mercado brasileiro. A maior picape a venda no Brasil foi completamente renovada e, em única versão, está disponível nas concessionárias da marca por um valor tão grande quanto a picape: R$ 289.900.
O design da 2500 foi totalmente reformulado. O capô está com vincos mais destacados e conversa bem com o para-choque que, assim como as rodas, grade dianteira, conjunto óptico, para-lamas, arcos de roda, espelhos retrovisores e tampa traseira, foram redesenhados. Na tampa traseira, o nome RAM substitui o símbolo da marca.
O forte motor Cummins 6,7 litros seis cilindros em linha foi melhorado e está ainda mais potente. Agora, o bloco é feito de ferro fundido vermicular que, segundo a marca, tem maior resistência e menor nível de ruído e vibração. A montadora modificou também os cabeçotes, válvulas de escape, balancins, bielas, bronzinas e os pistões.
Com isso, a usina de força, que já era descomunal, está ainda mais forte. O motor gera 365 cavalos (35 a mais que o anterior) e surreais 110,7kgfm de torque (6,7 a mais). Completa o conjunto mecânico, câmbio automático de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida e diferencial traseiro antideslizante.
A nova 2500 Laramie chega carregada de tecnologia. Ela estreia no Brasil a quarta geração do sistema multimídia do grupo FCA. A tela é de 12 polegadas, que conta com possibilidade de dividir a imagem em dois. Ela tem conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e áudio da Alpine com nove alto-falantes.
Outra novidade do grupo que a picape inaugura no Brasil é o sistema de câmeras 360º, sem contar a da caçamba. O conjunto é ideal para o momento das manobras, principalmente falando de um veículo de 6,06m de comprimento e 2,12m de largura.
A gigante cabine conta com quadro de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, bancos dianteiros com 10 regulagens elétricas, ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio, revestimento em couro com partes perfuradas e detalhes em alcântara e ar-condicionado digital dual zone com saída para os bancos traseiros.
O console central é um caso à parte. Além de gigante, cabe um notebook de 15 polegadas, tem nichos que possibilitam guardar três celulares ou um tablete, dois porta-copos, tomada 110v e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido, e leitor de CD e DVD.
Quem vai no banco traseiro, tem acesso a mais uma tomada 110v e outras quatro portas USB. A picape conta com duas gavetas impermeáveis e removíveis no assoalho e porta-objetos embaixo do assento, que pode ser dobrado para virar uma plataforma interna de carga.
Na parte da segurança, a 2500 conta com seis airbags, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e alertas de tráfego traseiro e de pontos cegos.