Potência de sobra

Um SUV de 719cv, esse é o poderoso Dodge Durango SRT Hellcat

O americano assume o lugar como utilitário mais potente do mundo

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Dodge Durango SRT Hellcat. Fotos: Dodge.

Um utilitário para lá de esportivo, esse é o poderoso Dodge Durango SRT Hellcat, o SUV mais potente do mundo recém apresentado nos Estados Unidos (EUA). O modelo utiliza o mesmo motor dos sedãs Challenger e Charger, um poderoso Hemi Hellcat V8 6.2 de insanos 719 cavalos e surreais 89,2kgfm de torque. 

O americano “rouba” o lugar do primo Jeep Grand Cherokee Trackhawk do topo dos SUVs mais potentes. Com o forte motor, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 3,5 segundos, o quarto de milha (das famosas provas de arrancadas nos Estados Unidos) é superado em 11,5 segundos. A velocidade máxima é de 290km/h.

O Durango SRT Hellcat é o SUV mais potente do mundo.

“A ‘Irmandade da Força’ inclui famílias de todos os tamanhos e o Durango oferece o desempenho da Dodge como o Charger dos SUVs de três fileiras de bancos. Para 2021, elevamos ainda mais o sarrafo. A versão Hellcat é o SUV mais potente de todos os tempos. É a última peça do quebra-cabeça e, juntamente com o Charger e o Challenger, completa a linha de desempenho da Dodge”, aponta Tim Kuniskis, diretor da Dodge, SRT, Chrysler e Fiat para a América do Norte.

O Durango SRT Hellcat chega somente em 2021 ao mercado norte-americano e, assim como as versões normais, não vem para o Brasil, ao menos de forma oficial. Como o restante da linha do SUV, ele tem design externo mais agressivo, novo interior com cockpit inspirado no Challenger, mais centrado no motorista e sistema Uconnect 5 com tela de 10,1 polegadas.

O poderoso motor Hemi Hellcat V8 6.2 de 719 cavalos.

As melhorias de desempenho começam com o novo design frontal, incluindo o novo defletor e atualizações do duto do radiador de óleo, guia de ar e snorkel para indução de ar frio. Um novo e exclusivo defletor traseiro melhora o equilíbrio com as novas linhas dianteiras, resultando em aumento significativo na pressão aerodinâmica de mais de 400%.

Comparado com o Durango de maior desempenho até então, o SRT 392, o novo Durango SRT Hellcat tem, segundo a Dodge, suspensão atualizada que oferece maior conforto no modo Automático e melhor controle no modo Track, respostas mais equilibradas, maior aderência com menos subesterço (saída de dianteira) e mais estabilidade em curvas.

O volante conta com a sigla da divisão esportiva da marca.

A direção elétrica conta com ajustes para gerenciar melhor o aumento da aderência, melhorando tanto o desempenho em condução esportiva quanto às sensações ao volante e a facilidade de manobrar ao estacionar. 

Os modos da direção são acessados por meio da nova tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, bem como os outros ajustes de condução SRT, que personalizam a experiência de dirigir controlando as configurações de câmbio, paddle shifters, tração nas quatro rodas (AWD) e suspensão.

Dodge Durango SRT Hellcat.

Entre as tecnologias inspiradas em corridas estão dois sistemas que atuam em conjunto: o controle de arrancada, que evita de as rodas girarem em falso, e o assistente de arrancada, que usa sensores de velocidade nos pneus para detectar e mitigar o salto da roda na saída, que pode danificar o veículo, modificando o torque para recuperar a aderência total.

De acordo com a montadora, o Durango SRT Hellcat também entrega excelente frenagem, exigindo 35,3 metros para ir dos 100km/h a zero. Os freios são Brembo de alta performance com discos ventilados nas quatro rodas, medindo 400mm na dianteira e 350mm na traseira.

Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat. Fotos: Dodge.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.
Dodge Durango SRT Hellcat.

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