Aniversariante do mês

Um jovem senhor, Land Rover comemora cinco décadas do Range Rover

Em homenagem a data, a marca apresenta uma edição especial do SUV, a Fifty

acessibilidade:
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic. Fotos: Land Rover.

Há 50 anos, a Land Rover chacoalhava o mundo off-road com a apresentação do Range Rover, o primeiro SUV premium da indústria automotiva. Além disso, ele foi o primeiro utilitário a contar com sistema de tração integral permanente. A veia inovadora não parou por aí e, ao longo de cinco décadas, o britânico inovou por diversas vezes. 

Atualmente com uma família “de respeito”, o Range Rover conta com diversas variações, menor (Sport), maior (SVAutobiograpy), coupé (Evoque), luxuosas (Velar e Vogue), sem contar as muitas séries especiais. E para comemorar o cinquentenário, a marca criou mais uma, a Fifty, que terá apenas 1.970 unidades em todo mundo, em alusão ao ano de “nascimento” do SUV. 

As quatro gerações do Range Rover ao longo de 50 anos.

Com cinquenta anos de história, o Range Rover tem muita coisa para contar. Ele foi o primeiro veículo off-road a incorporar freios ABS em 1989. Três anos depois, foi pioneiro em incluir controle de tração e suspensão pneumática automática. E, em 2012, se tornou o primeiro SUV do mundo produzido em série com chassi em alumínio.

Além disso, ele foi o primeiro veículo a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, em virtude do seu “trabalho exemplar de design industrial”. Ao longo dos anos ele participou de inúmeras expedições pelo Globo e foi o primeiro ganhador do rali Paris-Dakar em 1979. Dois anos antes ele venceu o mais longo rali da história, o Londres-Sidney e seus 30.000km.

Uma jornada de sucesso

Range Rover, o primeiro SUV premium do mundo.

A história do Range Rover começou, como todo veículo, antes da apresentação oficial. Em meados dos anos 1960, o engenheiro chefe para novos projetos da fabricante Rover e sobrinho do fundador da Land Rover, Charles Spencer King (conhecido pelo diminutivo “Spen”), quis revolucionar o crescente mercado de veículos off-road de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade em estrada de um Rover com a capacidade do Land Rover.

Com isso, desenvolveram um primeiro protótipo, com uma carroçaria Wagon de 100 polegadas (2.540mm) de distância entre eixos, na parte final dos anos 1960. Para despistar, os protótipos foram batizados de Velar, que viria a ser uma versão final 47 anos depois. O nome é composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, e também deriva do latim “velare”, que significa “envolver” ou “revestir”.

Desde 2017 a marca reforma unidades do Classic para colecionadores.

A primeira geração do Range Rover, hoje em dia chamada de Classic, ficou por 26 anos. Até 1981 ele contava apenas com opção de duas portas, naquele ano, a carroceria com quatro foi apresentada e ele ganhou uma versão especial chamada “In Vogue”.

Em 1982, ele alcançou a marca de 100 mil unidades e ganhou a transmissão automática. Dois anos a frente a Vogue vira versão oficial, ainda mais luxuosa do utilitário. O primeiro motor a diesel veio em 1986. No ano seguinte passa a ser produzido na América do Norte.

Não importa a versão, sempre alta capacidade off-road.

Com 19 anos de “vida”, vieram os freios ABS. Aos 20, foi apresentada a edição limitada CSK (Charles Spencer King, Chief Designer do Range Rover) para comemorar o fim da produção do modelo de duas portas. 

Em 1992 veio a suspensão pneumática com controle de tração. No ano seguinte, mais uma série especial que viraria versão oficial futuramente foi apresentada, dessa vez a Autobiography, limitada a 25 unidades. Com 24 anos de sucesso, surgiu a segunda geração do utilitário com um chassi longo e uma carroçaria semimonobloco redesenhada. 

Algumas versões unem o extremo luxo à capacidade 4×4.

Com um total de 317.615 unidades produzidas, a produção do Range Rover Classic chega ao fim em 1996, tendo convivendo dois anos com a segunda geração. Em 1999 foi lançada uma das versões mais exclusivas do SUV, a Linley. Com apenas 10 unidades, ela foi inspirada no Lord Linley, um designer mobiliário e foi vendida por 100 mil libras, uma pequena fortuna à época.

Em 2001 a Land Rover apresentou a terceira geração do modelo, que surgiu com suspensão pneumática independente nas quatro rodas. No ano seguinte o SUV alcança a marca de 500 mil unidades produzidas. 

Land Rover Range Rover 2001, terceira geração do utilitário.

Com 35 anos de estrada, o Range Rover ganha a primeira variação de carroceria, a Sport. Em 2009 ele ganha os poderosos motores V8 5.0 Supercharged a gasolina. E, no ano seguinte, surge a versão compacta coupé do SUV, o Evoque. Com ele, nasce o segmento de utilitários compactos premium. Em 2011 é apresentada a Autobiography como topo de linha. 

No dia 6 de setembro de 2012, é apresentada na Royal Ballet School, em Londres, a quarta — e atual — geração do Range Rover, o primeiro SUV do mundo produzido integralmente em alumínio. Em 2013 a marca lança a segunda geração do Sport. E, no ano seguinte é apresentado, na China, o Range Rover Hybrid LWB, primeira versão eletrificada do utilitário. 

A SVAutobiography foi apresentada em 2015 com sua versão alongada.

Em 2015 a marca apresenta, até então, a versão mais potente da história do Range Rover, a SVAutobiography e seu poderoso motor V8 Supercharged de 550 cavalos. Ela também celebra os 21 anos do nome Autobiography. No mesmo ano, a Land Rover atinge a marca de seis milhões de veículos produzidos. 

Há três anos, a Land Rover anuncia o Range Rover Reborn, um novo programa que proporciona a oportunidade única de comprar um Range Rover de duas portas original. No mesmo ano, a marca apresenta o Velar, relembrando o nome dos protótipos da década de 1960. 

Em 2017 surge o mais belo dos Range Rover, o Velar.

Ainda em 2017, surgem o Range Rover P400e PHEV híbrido plug-in, o SVAutobiography LWB de chassis longo, também híbrido plug-in, mas com um motor V8 Supercharged a gasolina de 565 cavalos, e o primeiro Range Rover conversível, baseado no coupé compacto. No ano seguinte, é lançada a segunda geração do Evoque.

Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic. Fotos: Land Rover.
Land Rover Range Rover Velar 2017.
Land Rover Range Rover Sport 2005.
Land Rover Range Rover Velar 2017.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover 2001, 3º geração.
Land Rover Range Rover 2001, 3º geração.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover 50 anos.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Velar 2017.
Land Rover Range Rover SVAutobiography LWB 2015.
Land Rover Range Rover SVAutobiography LWB 2015.
Land Rover Range Rover Sport 2005.
Land Rover Range Rover Sport 2005.
Land Rover Range Rover Sport 2005.
Land Rover Range Rover Evoque 2010.
Land Rover Range Rover Evoque 2010.
Land Rover Range Rover Evoque 2010.
Land Rover Range Rover Evoque Convertible 2017.
Land Rover Range Rover Evoque Convertible 2017.
Land Rover Range Rover Evoque Convertible 2017.
Land Rover Range Rover Autobiography 2004
Land Rover Range Rover Autobiography Ultimate Edition 2012.
Land Rover Range Rover Autobiography Ultimate Edition 2012.
Land Rover Range Rover Autobiography 2004
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty e Range Rover Classic.
Land Rover Range Rover Fifty.
Land Rover Range Rover Fifty.

Reportar Erro