Utilitário familiar

Um gigante sobre rodas, Mercedes-Benz apresenta a nova geração do GLS

O maior SUV da marca chega ao Brasil em única versão, a 450 4Matic, e com sistema híbrido leve

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Mercedes-Benz GLS 450 4Matic. Fotos: Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz apresenta o novíssimo GLS, o maior SUV da marca, no Brasil. O utilitário desembarca no país completamente renovado em sua terceira geração e em única versão, a 450 4Matic, com motor a gasolina de seis cilindros em linha, tração integral e sistema híbrido leve EQ Boost de 48V por salgados R$ 917.900. 

Umas das novidades do SUV é que ele está ainda maior. As novas dimensões apontam um utilitário ainda mais imponente, com 5.207mm de comprimento, 2.157mm de largura e impressionantes 3.135mm de entre-eixo, 60mm a mais que na geração anterior. 

O GLS é o maior SUV da Mercedes-Benz.

Por fora, o design mostra o lado robusto do GLS. A dianteira conta com a nova grade octogonal, quase que na vertical, uma característica dos SUVs da marca. A traseira é assegurada pela linha lateral que se estende desde as portas traseiras até as lanternas, o que confere ao utilitário um design único dentro dos modelos da montadora. 

A cabine expõe o que há de melhor na marca da estrela, afinal, é um modelo da linha S, a mais completa da Mercedes. Segundo a montadora, o design interior tem tudo a ver com uma estética sofisticada, combinando o conforto e o requinte de um sedã com a robustez de um SUV. 

A cabine alinha com os demais modelos da marca.

O principal elemento do painel é a tela da central multimídia de 12,3 polegadas combinada com o painel de instrumentos 100% digital e o console central proeminentemente elevado, que cria um contraste robusto com a aparência de flutuação livre do interior.

O novo GLS tem uma distância entre eixos consideravelmente mais longa do que seu antecessor e isso cria mais espaço, especialmente na segunda fila de bancos, que pode, além disso, ser ajustada eletricamente para a frente e para trás em 100mm. 

Capacidade para até sete passageiros.

O espaço para as pernas aumenta em 87mm quando os bancos estão na posição mais recuada. O mesmo se aplica à função Easy-Entry, que torna mais fácil entrar e sair dos dois assentos da terceira fila. Para tal, os da segunda movem-se para a frente e são rebatidos para a frente.

Para levar o gigante, a Mercedes escolheu um motor de seis cilindros em linha que gera ótimos 367 cavalos. Completam o conjunto mecânico, transmissão automática de nove velocidades, direção elétrica, tração integral e a novíssima suspensão E-Active Body Control. 

O motor de seis cilindros tem ajuda do sistema EQ Boost.

A caixa de força é aliada a um sistema híbrido leve, o EQ Boost de 48v e gerador de partida integrado (ISG). Ele é responsável por funções como arranque, manutenção de velocidade de cruzeiro ou recuperação de energia, o que otimiza o gasto com combustível.

A suspensão tem funções completamente novas com o sistema E-Active Body Control, como modo de direção livre. É o único sistema do mercado capaz de controlar individualmente as forças das molas e amortecedores de cada roda, suprimindo os movimentos de rolamento, inclinação e subida e descida da carroceria. 

Sistemas off-road avançados, como o E-Active Body Control.

De acordo com a montadora, junto com o sistema de leitura da superfície da estrada e a função de inclinação de curvas, o Body Control possibilita um nível de conforto excepcional, reforçando a aspiração da Mercedes de construir a suspensão de SUV mais inteligente do mundo.

O E- Active completa a suspensão a ar com um sistema de semi-suporte hidropneumático. As molas pneumáticas suportam a carga básica da carroceria do veículo e gradualmente regulam o nível. Os hidropneumáticos geram forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão a ar, apoiando e amortecendo ativamente a carroceria do veículo.

Para o Brasil, apenas uma versão, a 450 4Matic.

A suspensão também permite uma ampla gama de características de uso que podem ser selecionadas com o modo de condução, do conforto de um sedã à agilidade de um SUV esportivo. Além disso, os engenheiros criaram uma série de funções totalmente novas para o GLS.

No modo “rocking”, se GLS afundar em uma duna de areia, por exemplo, ele pode ajudar a liberar o veículo mais facilmente nestas situações. Se possível, o nível da suspensão é automaticamente elevado e abaixado várias vezes, aumentando e reduzindo alternadamente a pressão sobre o solo dos pneus e melhorando a tração e, assim, o GLS se solta.

Luxo e alta capacidade para encarar qualquer terreno com a família.

Ele também atua de forma individual em cada roda. Após selecionar o modo de condução off-road, a altura do percurso em cada roda pode ser ajustada individualmente por meio da tela sensível ao toque do display de mídia, melhorando o foco fora de estrada do SUV em terrenos acidentados quando, por exemplo, uma roda fica presa em uma vala ou a mola da roda está totalmente comprimida.

Com o E-Active Body Control, é possível rebaixar a traseira do veículo até um nível definido no eixo traseiro. Isso permite que o compartimento de bagagem seja carregado e descarregado de forma mais conveniente. O eixo rebaixa cerca de 50mm de sua altura previamente definida.

Ele é mais um a receber o moderno sistema MBUX.

O gigante é mais um modelo da marca a receber o sistema MBUX, que permite controlar diversas funções do veículo apenas com comandos de voz. O SUV conta com um poderoso sistema de som surround da Burmester, com 13 alto-falantes, subwofer e um amplificador adicional.

Outras novidades do SUV são os pacotes Energizing e Air Balance. O primeiro conecta vários sistemas de conforto no veículo e usa iluminação e ambientes musicais, além de uma série de massagens para uma ampla gama de programas de bem-estar a bordo. E o segundo otimiza a filtragem do ar, com ionização e uso de fragrância.

Sistema que otimiza a lavagem em lava-rápidos.

O controle de conforto Energizing também incorpora iluminação ambiente, que é harmoniosamente adaptada a cada um dos designs de tela individuais. A luz encena o interior como uma obra de arte ao compor mundos coloridos a partir de cores diferentes.

Uma novidade interessante é o recurso de lavagem. Ao ser ativado, ele eleva a suspensão do veículo para a posição mais alta, o que facilita a limpeza nos arcos da rodas, rebate os retrovisores externos, fecha as janelas e o teto solar, desliga os sensores de chuva e de estacionamento e ativa a imagem frontal da câmera 360º para facilitar no deslocamento.  

Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.

O novo GLS segue os padrões de segurança da marca e também dispõe de diversos sistemas de assistência à condução semiautônoma de última geração da Mercedes.

Entre as funções, o SUV vem com piloto automático adaptativo, com ajuste de velocidade baseado nas condições da estrada e dos veículos ao redor, assistentes ativos de freios e direção, alertas de ponto cego de mudança de faixa, reconhecimento de pedestres próximos ao veículo e frenagem de emergência.

Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic. Fotos: Mercedes-Benz.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.
Mercedes-Benz GLS 450 4Matic.

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