Parceria tecnológica

Troller e IFCE firmam parceria para desenvolver assistentes off-road

O projeto da montadora e do instituto cearense será feito na modalidade EMBRAPII

acessibilidade:
Troller fecha parceria com IFCE para criação de assistêntes off-road. Foto: Troller.

A Troller e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de sistemas embarcados e inteligência artificial voltados à assistência na condução off-road. 

O projeto será feito pelo Polo de Inovação IFCE, atuando como ICT (Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica) na modalidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).  

“Essa parceria é resultado de conversas que a Troller e o IFCE têm feito há algum tempo para desenvolver projetos conjuntos de inovação. O objetivo é desenvolver novos sistemas com visão computacional e inteligência artificial que vão aprimorar a direção dos nossos veículos off-road, com o apoio da EMBRAPII e do Rota 2030”, afirma Afrânio Costa, supervisor de Chassi e Powertrain da Troller.

Segundo ele, além de fomentar a pesquisa e inovação nas empresas, esse modelo de parceria também alavanca o nível de capacitação da própria universidade. “É um ganha-ganha, gerando novas pesquisas e inovações com projetos ligados à indústria”.

O Polo de Inovação IFCE está entre as três instituições que mais contratam projetos EMBRAPII na região Nordeste, ao lado do SENAI e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Ele foi criado em 2015 com a proposta de desenvolver 52 projetos até 2021 e superou a meta dois anos antes. Hoje, soma 64 projetos feitos em parceria com empresas de diferentes setores e regiões, principalmente do Sul e Sudeste. Este ano, renovou o programa para a realização de mais 50 projetos.

Além de serem conterrâneos do Ceará, o IFCE e a Troller veem com otimismo essa parceria que tem outro ponto positivo: é o primeiro projeto do instituto feito com uma montadora de automóveis.

“Ter essa parceria com a Troller é fantástico em todos os sentidos e terá um impacto muito grande, principalmente na formação dos alunos, com a oportunidade de participar de programas voltados para o mercado em novas áreas de tecnologia no setor automotivo”, diz Cristiane Borges, diretora geral do Polo de Inovação Tecnológica do EMBRAPII.

De acordo com a diretora, muitos alunos que participam dos projetos acabam sendo contratados pelas empresas, o que abre novos campos de desenvolvimento profissional.

Tarique Cavalcante, diretor de Inovação do IFCE, destaca que a parceria com a Troller envolve várias áreas da engenharia, incluindo da computação, mecânica, mecatrônica, elétrica e de telecomunicações, além de outras áreas afins.  

“A Troller, por ser cearense, é uma empresa que as ICTs almejam. Do ponto de vista institucional é um grande desejo tê-la como parceira, pela sua importância no âmbito nacional que agrega bastante ao ecossistema. Vai ajudar bastante em todos os sentidos”, aponta Cavalcante.

A Troller também realiza desde 2019 uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para o desenvolvimento de um aplicativo com realidade aumentada e técnicas de renderização de imagem para a personalização de veículos com acessórios.         

“É o nosso primeiro projeto com a Unifor, que está em fase avançada e deve ser apresentado no final deste ano. Estamos buscando sempre parcerias com universidades para trazer inovação para a Troller e melhorar a experiência do cliente, que tem uma identidade muito forte com o carro e a marca”, explica Paulo Aquino, supervisor de Engenharia da Troller.

Reportar Erro