Boas ações

Toyota se junta a ‘rede voluntária’ para produzir respiradores no Brasil

A iniciativa da KTK tem como objetivo produzir quatro mil respiradores

acessibilidade:
Toyota se junta a rede de empresas voluntárias para produzir respiradores. Foto: Toyota.

A Toyota do Brasil se junta a outras empresas, dos mais variados setores, para auxiliar a KTK Indústria e Comércio de Equipamentos Hospitalares na fabricação de quatro mil respiradores e equipamentos de respiração assistida, que tem sido fundamental no tratamento contra o novo coronavírus. 

Segundo estimativas e dados da LifesHub Analytics e Associação Catarinense de Medicina (ACM), cada respirador pode atender até 10 pacientes e elevar suas chances de vida em seu estado de recuperação da doença.

Cada aparelho produzido pela parceria se torna ainda mais importante já que, segundo dados do Ministério da Saúde, há apenas cerca de 65 mil ventiladores mecânicos no País, sendo que 46 mil estão no Sistema Único de Saúde (SUS) e 18 mil na rede privada. Em 861 municípios brasileiros, existe apenas um ventilador mecânico disponível. 

A rede voluntária de apoio à produção de respiradores conta com a participação da Toyota, Mercedes-Benz, Bosch, GM, Caoa Chery, ABB, Flex, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. 

“Recebemos o convite da Mercedes-Benz, que compartilha a liderança do projeto juntamente com as empresas Flex e KTK, para participarmos da rede colaborativa através do fornecimento de mão de obra, com o objetivo de aumentarmos a produção de respiradores”, afirma Roberto Braun, diretor de assuntos regulatórios e governamentais da Toyota do Brasil. 

Para colaborar na fabricação dos respiradores, a Toyota implantou o Sistema Toyota de Produção (TPS), que visa aumentar a eficiência dos processos, reduzir os custos operacionais e minimizar os impactos por meio de Kaizens, cuja filosofia adotada tradicionalmente pela companhia incide nas melhorias contínuas dos processos de manufatura. 

A equipe da Toyota conta com 11 colaboradores na área de produção e três especialistas em TPS, que buscam alcançar a marca de 70 unidades produzidas por dia junto com os demais integrantes da iniciativa. 

“Sabemos da importância de nos unirmos neste momento para combater o novo coronavírus, visando o bem-estar da sociedade na qual estamos inseridos. Essa foi mais uma maneira que encontramos de colaborar, neste momento em que a demanda global por este tipo de equipamento aumentou consideravelmente”, completa Braun.

Outras ações

Desde o início da pandemia no Brasil, a Toyota ampliou suas ações no auxílio do combate à doença. De modo que uma das primeiras iniciativas foi anunciar, em março, as férias coletivas e paralisação de todas as fábricas do Brasil, com intuito de preservar a segurança de seus colaboradores e a de seus familiares.

A montadora também doou quatro Hilux adaptadas em ambulâncias e 30 mil frascos de álcool gel ao governo do estado de São Paulo por meio da Fundação Toyota do Brasil. 

Além disso, cerca de 25 toneladas de alimentos foram doadas para comunidades carentes das cidades onde a Toyota atua: São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz, em SP e Guaíba (RS). A empresa ainda doou 28 mil máscaras de tecido, sendo oito mil delas feitas por cooperativas de costureiras que têm parceria com a Toyota e o Projeto ReTornar (Economia Circular).

Reportar Erro