Manutenção preventiva

Toyota convoca proprietários de Camry e Rav4 para recall

O SUV apresenta problema no airbag e o sedã na bomba de combustível

acessibilidade:
Toyota convoca proprietários de Camry e Rav4 para recall. Foto: Toyota.

A Toyota convoca os proprietários dos modelos Rav4, fabricado entre junho de 1998 e agosto de 1999, e Camry, produzido de outubro de 2017 a julho de 2018, para realizarem recall. No sedã, o problema foi diagnosticado na bomba de combustível, já no SUV, foi no airbag do motorista. 

Sobre o Camry, os modelos envolvidos são equipados com uma bomba de combustível de baixa pressão localizada no tanque. A Toyota identificou que, devido a certas condições de produção inadequadas, o impulsor presente na bomba pode apresentar trincas superficiais, resultando no aumento da deformação deste equipamento. 

Essa deformação pode criar uma interferência com o corpo da bomba de combustível suficiente para torná-la inoperante. Neste caso, a luz de advertência de verificação do motor pode acender e ocorrer o funcionamento irregular do motor

Segundo a montadora, em casos raros, o veículo pode parar totalmente durante a condução em altas velocidades, aumentando o risco de acidente, com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves ou até mesmo fatais a seus ocupantes.

Com isso, o proprietário deve entrar em contato com alguma concessionária da marca para agendar a substituição da bomba de combustível do veículo. O tempo de reparo é de até quatro horas.

Sobre a Rav4, foi constatada a possibilidade de degradação da substância propelente do deflagrador do airbag após longos períodos de exposição dos veículos a alta umidade relativa do ar. A degradação do componente torna o airbag mais suscetível de romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo. 

Em caso de uma colisão frontal, pode ocorrer a ruptura inadequada do airbag e, consequentemente, podem ocorrer danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e demais ocupantes do veículo. 

Os proprietários dos modelos envolvidos na campanha precisam agendar uma inspeção em qualquer concessionária da marca para verificar a existência do defeito mencionado. Caso seja confirmada, será realizada a substituição do deflagrador do sistema de airbag do lado esquerdo. O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente 1h.

Reportar Erro