Teste da semana

Teste da vez: Colocamos à prova o estilo esportivo do Chevrolet Onix RS

Com visual ousado e motorização turbo, o hatch esportivado peca na lista de equipamentos

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Chevrolet Onix RS. Fotos: Geison Guedes/DP.

Quando a Chevrolet apresentou a nova geração da família Onix, além dos modelos totalmente renovados, o grande destaque foi a inédita motorização turbo. Tanto o hatch quanto o sedã passaram a contar um propulsor 1.0 turbo de 116 cavalos. Com isso, logo surgiu a questão se a marca apresentaria alguma versão esportivada dos pequenos. 

A “dúvida” foi sanada um ano após o lançamento da atual geração, no fim de 2020 a marca apresentou o Onix RS e o Onix Plus Midnight. Enquanto o sedã foi para um lado mais executivo com visual totalmente escurecido, o hatch adotou o esperado estilo esportivo, como o nome da versão aponta. 

O visual externo conta com vários detalhes exclusivos.

A RS agrega acabamentos exclusivos, que proporcionam um design mais esportivo ao veículo. No Brasil, a linha estreou no Onix, o nosso “teste da vez”. Mas ao contrário de modelos icônicos da montadora que recebem a sigla RS, o hatch focou basicamente no visual. Ele conta com conjunto mecânico igual às versões mais caras do modelo, lista de equipamentos intermediária e pedindo salgados R$ 81.430 por isso.

Ele se difere em vários aspectos em relação às versões comuns. De cara a grade no RS é do tipo colmeia, toda em preto brilhante, o para-choque dianteiro ganhou spoilers mais pronunciados assim como as saias laterais, os faróis contam com máscara negra e a gravata “abandonou” o dourado para assumir um estilo “black bow tie”. 

O aerofólio traseiro chama bastante a atenção.

O estilo esportivo ainda é visto nas rodas em preto metálico, mesmo tom das capas dos retrovisores. Mas o grande destaque do visual é o grande aerofólio na traseira. O spoiler “flutuante” fica sobre a tampa do porta-malas e mostra o lado esportivado do hatch. Outro ponto diferencial é o teto, pintado de preto. 

Por dentro, a esportividade é evidenciada nos detalhes em vermelho, como nas costuras dos bancos, do volante e dos tapetes. A cor também é vista nas molduras das saídas de ar e nos mostradores analógicos do painel de instrumentos. De resto, mantém o padrão dos outros modelos da família, com espaço acima da média para um hatch compacto. 

Turbinado

A motorização poderia ser mais potente para uma maior esportividade.

O propulsor do Onix RS, apesar de bastante moderno, não traz surpresas, já que é o mesmo que equipa outras versões do hatch. Neste ponto, a GM não seguiu a linha adotada por outras marcas, ao apostar em motores mais fortes para a configuração esportiva. 

No caso da Chevrolet, ela poderia ter utilizado o 1.2 turbo do Tracker, o que garantiria ainda mais emoção ao pequeno esportivo. Não que a caixa de 116 cavalos seja fraca, longe disso, mas por se tratar de um modelo RS, ele merecia um pouco mais. 

O RS conta com vários detalhes em preto, como nas rodas e retrovisores.

O motor, com seus 116 cavalos e 16,8kgfm de torque, é esperto e anda muito bem, as respostas são boas e o câmbio automático de seis velocidades atua de forma precisa, sem trancos ou demora, mas por ser uma versão esportiva, ele merecia algo ainda mais emocionante. 

Como é idêntico às demais versões, a RS tem uma aceleração boa e as manobras são feitas sem esforço e com bastante segurança. O hatch também é muito bom de curva, não saindo do traçado e ficando sempre na “mão” do motorista. 

Na cabine, os detalhes vermelhos apontam a esportividade.

Um detalhe, que poderia deixar a condução ainda mais esportiva, são as trocas manuais de marcha. No caso do Onix, como em todos os modelos da marca, elas só podem ser feitas por meio de um botão na alavanca, o ideal seria por borboletas no volante. 

Outro porém, esse bem mais grave, é que ele não conta com freios a disco nas quatro rodas, apenas na dianteira, a traseira utiliza o ultrapassado sistema de tambor. Na parte do consumo, durante nosso teste, ele marcou média de 10,3km/l com etanol, um pouco a menos que o Premier testado em 2020.  

Intermediário

A lista de equipamentos é bem simplória.

Apesar de ser alocado acima da LTZ, em relação ao preço, a lista de equipamentos da RS é baseada na LT, ou seja, está longe de ser completa. Com isso, há um contraditório em relação ao valor e os itens embarcados, pois ele é R$ 1 mil mais caro que a LTZ e R$ 5 mil que a LT. Resta saber se só os detalhes esportivos valem essa diferença. 

De série, ele vem com ar-condicionado manual, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e uma porta USB, piloto automático, auxiliar de partida em rampa, seis airbags, controles de tração e estabilidade, luz de circulação diurna em LED e uma tela TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos. Além dos básicos vidros, travas e retrovisores elétricos. 

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Onix RS.

O Onix, no geral, é um carro muito bom e com o RS não é diferente. A direção é divertida — apesar de que poderia ser ainda mais, se a Chevrolet tivesse equipado-o com um motor mais forte — e segura, realizando todas as manobras de forma eficiente. O consumo é muito bom também, o que deixa a condução interessante, aliando potência e economia. 

O que pesa mesmo, junto do preço, é a lista de equipamentos. O fato dele custar mais que a LTZ, e ser menos equipado, faz com que o RS não seja exatamente uma boa opção. Só o estilo esportivo não faz valer os itens a menos. Uma escolha racional seria ir na própria LTZ, ou gastar R$ 4 mil a mais e ir na Premier. 

Chevrolet Onix RS.

Mas sabemos que, às vezes, a compra é emocional. E se você está procurando um carro com estilo esportivo e não se importa de ter uns itens de conforto a menos, o Onix RS será uma excelente opção. Vale o teste com possível compra! Nota: 7,5.

Ficha Técnica

O conjunto mecânico é o mesmo das versões turbinadas.

Motor: 1.0 turbo

Potência máxima: 116cv 

Torque máximo: 16,8kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Porta-malas: 303 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.476 x 1.731 x 4.163 x 2.551mm 

Preço: R$ 81.430

Chevrolet Onix RS.
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Chevrolet Onix RS. Fotos: Geison Guedes/DP.
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