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Cavalo eletrificado

SF90 Stradale, a primeira Ferrari híbrida plug-in e com tração integral da história

O novo esportivo italiano esbanja um motor V8 com outros três elétricos de mil cavalos

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Ferrari SF90 Stradale.

A Ferrari apresenta mais um superesportivo saído de Maranello, a SF90 Stradale. O modelo inicia uma nova era dentro da marca do cavalo e é pioneiro em duas frentes nunca vistas na montadora: tecnologia híbrida plug-in (PHEV) e tração integral.   

A mais nova Ferrari conta com um conjunto mecânico totalmente inédito na Casa de Maranello. Por si só o motor 4.0 é o V8 mais poderoso já feito pela italiana, com impressionantes 780 cavalos. A caixa de força é tão surreal que é como se a Ferrari tivesse feito um propulsor 1.0 de 195 cavalos. 

A SF90 é uma berlinetta de motor traseiro central.

Com o auxílio extra dos outros três motores, dois a frente — o que permite a pioneira tração integral — e um atrás, entre a transmissão e o poderoso propulsor a combustão, a SF90 tem impressionantes 1.000 cavalos de potência, o que a torna também o primeiro modelo V8 topo de linha da Ferrari, isso sem falar no torque de insanos 81,5kgfm.  

Pesando meros 1.570kg — para um superesportivo — a SF90 tem a impressionante relação peso/potência de 1,57kg para cada cavalo de força. Com isso, e aliado ao novo câmbio de dupla embreagem e oito velocidades, a novata é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 2,5 segundos, ela ainda gasta irrisórios 6,7 segundos para alcançar 200km/h.

Os motores despejam 1.000 cavalos nas rodas.

Segundo a Ferrari, a introdução da inédita arquitetura híbrida foi um desafio para o gerenciamento de peso adicional. A marca afirma que o “problema” foi resolvido graças a obsessiva atenção aos detalhes e pela otimização geral de todo o carro. 

Para obter o desempenho máximo em termos de peso geral, rigidez e centro de gravidade, o chassi e a carroceria da SF90 Stradale são todos novos, construídos com tecnologia multimaterial, incluindo, por exemplo, fibra de carbono.

Eletricidade à prova

A SF90 é o primeiro modelos híbrido plug-in da marca.

Juntos, os motores elétricos geram bons 220 cavalos. A bateria de íons de lítio garante uma autonomia de 25 quilômetros no modo eDrive, usando apenas os propulsores dianteiros. Com isso, é possível manobrar a SF90 em baixa velocidade sem utilizar o V8.

Falando em modos de condução, o novo superesportivo conta com quatro opções distintas. Além da eDrive, que utiliza apenas o motores elétricos dianteiros, é possível configurar a Stradale para rodar nos modos Hybrid, Performance e Qualify.

Estilo de sobra no exterior e no interior.

O Hybrid é a configuração padrão, que decide de forma autônoma quando, e qual, propulsor utilizar. O Performance ajuda a carregar as baterias, mas foca também na condução mais esportiva. Já o Qualify utiliza toda a potência dos quatro motores para a direção, liberando os mil cavalos para as rodas. 

Para ajudar a domar os mil puros sangue italianos, a SF90 conta com todo um novo sistema de controle, batizado de eSSC. Ele traz três inovadoras estratégias dinâmicas de regulação e distribuição para o torque do motor nas quatro rodas: controles de tração elétrico (eTC) e de freio e vetor de torque.

Os motores elétricos garantem uma tração integral, inédito na marca.

O eTC gerencia de maneira otimizada o torque, distribuindo-o individualmente para as rodas de acordo com as condições da pista e a forma de condução. A frenagem pode ser dividida entre o sistema hidráulico e os motores elétricos, o que permite a recuperação regenerativa dos freios. Já o vetor de torque utiliza a tração elétrica para maximizar a tração em curvas para garantir uma direção fácil, confiante e de alto desempenho.

Pela primeira vez na história da marca os compradores terão a disposição uma versão ainda mais esportiva de um modelo da marca, além da opção padrão. A SF90 pode ser adquirida na configuração Assetto Fiorano, que inclui atualizações significativas. 

Com os motores elétricos é possível rodar até 25 quilômetros.

Entre as modificações, estão amortecedores multimatic especiais derivados de corridas, maior aplicação de materiais leves como fibra de carbono e titânio, spoiler traseiro de alta performance que gera 390kg de força descendente e pneus Michelin Pilot Sport Cup2.

À italiana

Como de costume, visual para lá de ousado.

Além do conjunto mecânico, outro detalhe inovador da SF90 é o design. Ela revoluciona as berlineta de motor traseiro central da marca. O visual foi todo desenvolvido para a Stradale. A traseira é mais curta que a dianteira e a cabine foi deslocada para frente, o que cria uma nova arquitetura, enfatizando o fato de o propulsor ser montado no meio. 

Com um centro de gravidade muito baixo, os projetistas conseguiram rebaixar a área da cabine em 20mm. Combinado com o para-brisa mais curvo, colunas A inclinadas e uma faixa larga, a SF90 tem proporções, nas palavras da marca, perfeitas.

Cabine moderna no melhor estilo F1.

Enquanto o exterior da Stradale foi criado para destacar sua combinação de forma, tecnologia e desempenho, o interior é ainda mais radical. Segundo a Ferrari, o objetivo muito explícito era criar um cockpit que conduzisse a uma direção de design inteiramente nova, cujos efeitos seriam transferidos para toda a gama futura da marca.

Os designers adotaram uma abordagem futurista com um forte foco na criação de um cockpit abrangente, inspirado na aeronáutica, com ênfase especial nos instrumentos. Isso enfatizou e destacou ainda mais a relação simbiótica entre carro e motorista. 

Ferrari SF90 Stradale.

Pela primeira vez, para uma Ferrari, o painel de instrumentos é composto de uma única tela digital de 16 polegadas. O display é curvo, e se inclina em direção ao motorista para facilitar a leitura e enfatizar o estilo F1. Quando o carro está desligado, os instrumentos de bordo ficam pretos, dando ao cockpit um visual minimalista e elegante.

Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.
Ferrari SF90 Stradale.