Joint-venture

Sem deixar eletrificação de lado, Volvo passa a focar em tecnologias autônomas

Para ampliar a capacidade de desenvolvimento, a sueca criou a Zenuity

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Volvo focará ainda mais em tecnologias de direção autônomas. Fotos: Volvo.

Quando a Volvo começou sua reestruturação em 2014, o primeiro modelo — que serviu de base para todos os próximos lançamentos –, foi o XC90. O SUV grande deu o “pontapé inicial” no projeto de eletrificação da marca, que prevê, até 2025, toda a gama eletrificada. Com o sucesso do planejamento elétrico, o foco agora passa a ser a automação.  

A marca, que já conta com um bom nível de tecnologia autônoma em seus veículos, focará no desenvolvimento ainda maior em softwares de condução assistida e autônoma. Para isso, a sueca criou uma joint-venture com a Veonner, líder mundial no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, a Zenuity.

Na realidade, a nova empresa já fazia parte do grupo da Volvo, mas ela foi dividida em duas para poder focar os esforços no desenvolvimento de novas formas de condução. Dessa forma, a Volvo irá acelerar a criação e comercialização dos softwares de condução autônoma. A estimativa é que a nova companhia inicie as operações ainda este ano.

“A Volvo está comprometida em introduzir uma unidade autônoma segura e sem supervisão nas rodovias em sua próxima geração de carros. Permitir que a nova empresa se concentre totalmente nesse desenvolvimento nos ajudará a cumprir essas ambições”, aponta Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars.

O XC90 tem tudo para ser o modelo a receber as novas tecnologias.

A Zenuity é atualmente uma joint venture entre a Volvo e Veoneer, que desenvolveu uma plataforma de software para assistências avançadas ao motorista e sistemas de condução autônoma que agora passarão a acelerar a criação de novas tecnologias para o mercado automotivo.

Com a divisão, a parte da Zenuity que pertence à Volvo se concentrará no desenvolvimento e comercialização de software de condução autônoma sem supervisão, que será introduzido na próxima geração de carros com a plataforma modular de veículos SPA2 (segunda geração da Scalable Product Architecture) da Volvo. 

De acordo com a sueca, a nova empresa ficará separada da Volvo Cars e executará seus próprios canais de distribuição. Enquanto a outra parte será integrada à Veoneer e focará no desenvolvimento e comercialização de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Como parte do acordo, as operações da Zenuity e as pessoas sediadas em Gotemburgo, (Suécia) e Xangai (China), serão transferidas para a nova empresa de propriedade da Volvo Cars. Já as operações e os profissionais sediados na Alemanha e nos Estados Unidos, serão transferidas para Veoneer.

Segundo Dennis Nobelius, CEO da Zenuity, a nova empresa desenvolverá um software de condução autônoma segura e avançada. “Acreditamos que no futuro haverá apenas um número limitado de plataformas de software globais para condução autônoma. Pretendemos desenvolver uma dessas plataformas inovadoras”.

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