Scania lança os caminhões GH 420 e GH 460 movidos à gás no Brasil
As novidades, voltadas para o agronegócio, podem ser configuradas nas trações 4x2, 6x2 e na inédita 6x4

A Scania apresenta os caminhões movidos à gás GH 420 e GH 460. Os modelos inauguram duas potências na linha de utilitários com combustível sustentável da sueca no Brasil, como os nomes indicam, de 420 e 460 cavalos. Eles podem ser configurados nas trações 4×2, 6×2 e na inédita 6×4.
Segundo a marca, ao adicionar essas duas novas potências, ela pretende atender uma maior demanda dentro e fora de estrada, criando nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil, além de ampliar o leque de negócios.
Os modelos poderão ser configurados nas trações 4×2, 6×2 e na estreante 6×4. Na 4×2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6×2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos.
“O grande destaque é o GH 460 6×4, que representa a entrada definitivamente da marca na atuação no Agro com produtos a gás. Trata-se de um marco para a Scania e para o mercado. Estamos liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás”, afirma André Gentil, gerente de vendas de soluções a frotistas da Scania Brasil.
O GH 460 tem cabine alta Highline, pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e conta com autonomia de cerca de 650 quilômetros. Além dos 460 cavalos, o motor de 13 litros desenvolve 234,5kgfm de torque. O entre-eixos foi reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30 pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos.
O GH 420 tem uma configuração parecida, com cabine alta Highline, pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e motor de 13 litros, mas que desenvolve 214,1kgfm de torque. O entre-eixos é de 3.600mm, com capacidade de volume de gás de 300 metros cúbicos. A marca não informou a autonomia do modelo.
Os novos modelos à gás, além dos já disponíveis, serão equipados com a nova transmissão automatizada “Opticruise G25CM”, a mesma utilizada no Super, e que, segundo a Scania, garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante.
Além disso, a G25CM é 75kg mais leve e compacta do que a caixa anterior, a GRS905, o que garante uma melhor dirigibilidade. A redução do peso permite também um ganho em carga transportada. Ela propicia também uma maior disponibilidade com seus sensores de nível e temperatura do óleo, para maior controle da operação.