Scania chega a meio milhão de caminhões produzidos no Brasil
A sueca, por meio do seu consórcio, sorteará a unidade 500 mil, que conta com visual diferenciado comemorativo
Em 1957 a Scania iniciou a produção de caminhões no Brasil com uma planta no bairro do Ipiranga em São Paulo capital, conhecido na época por abrigar muitas unidades fabris. Desde então, a sueca mudou de local, foi para São Bernardo do Campo (SP), e produziu, ao longo de quase sete décadas, 500 mil caminhões.
“Neste período fomos bem-sucedidos porque provamos qualidade em nossa oferta de valor, responsabilidade na forma que fazemos negócios e, claro, porque construímos relações de confiança com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade. O número 500 mil é emblemático e traduz uma trajetória de dedicação de muitas pessoas”, afirma Christopher Podgorski, CEO da Scania para América Latina.
A montadora acaba de celebrar a produção da unidade de meio milhão com um 460 R Super 6×2, que ganhou adereços em alusão aos 500k e será sorteado no dia 2 de julho, data que a marca celebrará os 67 anos de presença no Brasil, pelo Scania Consórcio, como uma forma especial de prestigiar os clientes da marca.
“Escolhemos uma forma especial de premiar um cliente com um caminhão histórico: uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, em que um dos compradores ganhará em um sorteio o caminhão 500 mil”, aponta Martin Sörensson, presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil.
O caminhão 500K tem pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da cabine highline, geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas.
Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, possibilitando mais conectividade.
Abrigando a primeira planta da Scania fora da Europa, o Brasil se tornou também um hub industrial de exportação. Cinquenta e dois países já receberam produtos a partir do Porto de Santos (SP). Em 214 mil metros quadrados de área construída, ocorrem o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus.
A maior e mais recente mudança no processo produtivo e instalações aconteceu em 2018 com a introdução da nova geração de caminhões. No caminho para substituição de tecnologias capazes de descarbonizar o ecossistema de transporte e logística, nos últimos anos, a montadora apostou na solução do gás e no biometano, além disso, entregou uma fábrica de trem de força totalmente renovada em 2023.
“Podemos dizer que oferecemos soluções completas em logística sustentável, guiados pelas tendências da indústria e da sociedade, pela busca constante por qualidade e eficiência, sempre antecipando às necessidades dos clientes”, aponta Podgorski.
Um ponto interessante é que, para chegar ao modelo 100 mil produzido no Brasil, a montadora precisou de 39 anos, alcançada em 1996. Já a barreira dos 200 mil foi alcançada em apenas 11 anos, em 2007. Para chegar nos 300 mil, foi preciso mais seis anos, mesmo tempo para bater em 400 mil, em 2019. Agora, foram apenas cinco para chegar à marca de meio milhão.