Hot hatches

Sandero R.S. e Polo GTS, uma disputa ‘raiz vs nutella’ entre os esportivos de entrada

Especificamos o que cada modelo tem, na mais nova briga do mercado nacional

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Renault Sandero R.S. vs Volks Polo GTS. Fotos: Renault e Volkswagen.

Ao longo da história, o Brasil já teve diversos hatches com apelo esportivo, muitos deles virando sonho de consumo dos apaixonados por velocidade. Mas com o tempo, os modelos foram desaparecendo, ficando apenas os de alto valor e a categoria ficou sem representantes de preço acessível. 

Neste período, o comum foi as montadoras apresentarem versões apenas com o visual esportivado, sem modificar o conjunto mecânico, que é o que realmente importa. No entanto, em 2015, a Renault decidiu apresentar o Sandero R.S., um verdadeiro esportivo de entrada e que permanece até hoje — durante um bom tempo sem concorrente direto.

Volkswagen Polo GTS.

A Volks reviveu a linha GTS com o Polo. 

Com a aposentadoria dos Fiats Punto T-Jet e 500 Abarth em 2015 e 2016, o Sandero R.S passou a ser o único hot hatch compacto do Brasil, até agora. Neste ano, a Volkswagen resolveu retornar com uma consagrada linha, a GTS, com o Polo — e o Virtus também, mas aqui o assunto são os hatches. O alemão passa a ser o principal concorrente do francês. 

Mesmo os dois sendo hot hatches, é complicado dizer que são exatamente concorrentes diretos, principalmente por causa do preço. O Sandero R.S. parte de R$ 69.690 e o Polo GTS de R$ 99.470, ou seja, praticamente R$ 30 mil de diferença. Além disso, enquanto o francês adota o estilo “raiz”, o alemão é mais “nutella”, principalmente por causa do conjunto mecânico. Vamos às diferenças. 

Conjunto mecânico

Enquanto no GTS o motor é turbinado, no R.S. a caixa de força é aspirada.

O Sandero utiliza um motor aspirado 2.0 que gera 150 cavalos e 20,9kgfm de torque. O Polo utiliza um propulsor 1.4 turbo com os mesmo 150 cavalos, mas com um pouco mais de torque, 25,5kgfm. Como o francês é mais leve (1.181kg contra 1.230kg), ele é um pouco mais rápido no 0 a 100km/h: 8 segundos para o R.S. e 8,4 para o GTS. Ponto para o francês.

Para manter o estilo raiz, a transmissão do Sandero R.S. é manual de seis velocidades. Já o Polo GTS utiliza um câmbio automático — com opção de trocas no volante — com as mesmas seis velocidades. Aí vai de cada um, mas se tratando de um esportivo, a manual sempre vai partir na frente, vantagem para o Renault.

Volkswagen Polo GTS.

Saídas de escapes duplas apontam o lado esportivo dos dois modelos.

Os dois utilizam freios a disco nas quatro rodas, a diferença é que no francês todos são ventilados, no alemão apenas os dianteiros são assim, os traseiros são sólidos. Mais um ponto para o R.S. A direção é elétrica no Polo e eletro-hidráulica no Sandero, ponto para o alemão.

A suspensão é parecida. Em ambos a dianteira é independente do tipo McPherson. Na traseira, o Sandero tem sistema semi-independente e o Polo eixo de torção. Mais uma vez, leve vantagem para o francês. 

Equipamentos

A tecnologia do Sandero fica pela central multimídia.

Se o Sandero R.S. leva vantagem no conjunto mecânico, o Polo GTS se dá melhor nos itens de série. A começar com o painel de instrumentos. O alemão conta com o surpreendente Active Info Display totalmente digital, enquanto o Sandero R.S. não conta nem com velocímetro digital. 

Outros itens presentes no Polo que o Sandero não conta são a abertura das portas e a partida do motor sem a chave, sensor de estacionamento dianteiro, de chuva e crepuscular, indicador de pressão dos pneus e regulagem automática e dinâmica dos faróis, que são full LED, assim como as lanternas, no francês apenas a luz de circulação diurna é assim. 

Volkswagen Polo GTS.

Painel de instrumentos digital é um dos destaques do Polo.

Em outros quesitos, empate técnico. Ambos os esportivos contam com central multimídia com navegador e conexão com smartphones, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, quatro airbags, auxiliar de partida em rampa, piloto automático, controles de tração e estabilidade, modos de condução e rodas de 17 polegadas. 

Visual

Saias laterais, aerofólio e para-choques redesenhados reforçam o ar esportivo do R.S.

Os dois modelos contam com visual diferenciado com foco na esportividade. Mas o Sandero é o que mais muda em relação às versões comuns. Isso se dá pelo fato do Polo contar com spoiler traseiro em outras configurações. 

Além do aerofólio, o francês ganha saias laterais e traseira, para-choque dianteiro redesenhado seguindo o estilo da linha esportiva da marca. O escape é duplo e o modelo conta com diversos detalhes alusivos à versão R.S.

Volkswagen Polo GTS.

Visualmente falando, o GTS não é muito diferente das outras versões do Polo.

O Polo também vem com a inscrição GTS espalhada pela carroceria, assim como um filete vermelho ligando os faróis. O para-choque dianteiro também conta com estilo diferente em relação às versões comuns, no traseiro não houve modificações e o escape é duplo.

O interessante é que, nos dois modelos, para indicar o estilo mais apimentado, a cabine ganha detalhes em vermelho nos bancos, volante, manopla do câmbio, painel de instrumentos. O francês ainda conta com pedais em alumínio. 

O veredito 

O Sandero R.S. é a compra mais racional, pelo preço e pelo que oferece.

Como mostramos, o Sandero R.S. adota um estilo “raiz”, mais “old school”, com motor aspirado forte, câmbio manual e sem muitos apetrechos tecnológicos e pedindo menos de R$ 70 mil para isso. 

Já o Polo GTS, aposta em mimos e na comodidade, como o painel de instrumentos digital, câmbio automático e motor turbinado e ainda pede caro por isso: R$ 100 mil. 

Volkswagen Polo GTS.

O grande problema do Polo GTS é o preço, absurdos R$ 100 mil.

Racionalmente, o francês é — de longe — a melhor opção de compra. Além de ter números melhores, principalmente no zero a 100km/h, é R$ 30 mil mais barato e deixará qualquer apaixonado por esportividade feliz. 

Mas isso não tira os méritos do alemão, que também conta com bom conjunto mecânico. O grande problema dele é o surto da marca querer vender um veículo compacto — por mais completo que ele seja — por R$ 100 mil. 

Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
7º - Volkswagen Polo - 11.110 unidades
Volkswagen Polo GTS.
16º → Volkswagen Polo → 41.836 unidades
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
Volkswagen Polo GTS.
11º → Volkswagen Polo → 20.470 unidades
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. 2020.
Renault Sandero R.S. vs Volks Polo GTS. Fotos: Renault e Volkswagen.

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