Renault celebra quatro milhões de veículos fabricados no Brasil
O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção do Complexo Ayrton Senna, no Paraná, foi um Kardian laranja
A Renault comemora a marca de quatro milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, Paraná. O feito foi alcançado após 26 anos da inauguração da planta paranaense. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção foi um Kardian laranja, principal lançamento da marca neste ano.
O SUV supercompacto se destaca principalmente pelo moderno motor turbo TCe de 125 cavalos e 22,5kgfm de torque, alinhando ao câmbio automático de dupla embreagem. Desenvolvido e produzido por aqui, ele é o primeiro veículo do “Renault International Game Plan 2027”, o plano estratégico da marca para mercados internacionais, como o Brasil.
“É motivo de grande satisfação atingir a marca de quatro milhões de veículos produzidos no país. A Renault oferece uma gama completa de modelos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem. Parabéns a todo o time Renault por esta conquista”, celebra Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Fazem parte do Complexo Ayrton Senna (CAS) a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que produzem veículos para o mercado interno e também para exportação. Desde 1998, mais de um milhão de veículos foram exportados, tendo como principal destino países da América Latina.
Segundo a Renault, as fábricas de veículos da marca no Brasil aplicam as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções que constituem o “Metaverso Industrial”.
“Mais do que fabricar carros, fabricamos os sonhos dos nossos clientes e por isso, aperfeiçoamos continuamente os nossos processos industriais. Desde 2020, seguimos como a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial, como referência na aplicação da indústria 4.0. Isso é motivo de grande orgulho”, destaca Carlos Carrinho, diretor de Fabricação Veículos da Renault do Brasil.