Pequeno eletrizante

Renault apresenta terceira geração do elétrico Zoe no Brasil

Em duas versões, o pequeno elétrico está mais potente e com maior poder de recarga

acessibilidade:
Renault Zoe E-Tech. Fotos: Renault.

No último Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018, a Renault apresentou e oficializou a comercialização do Zoe no Brasil. Há época, o pequeno elétrico era vendido apenas em concessionárias de São Paulo e Curitiba. Agora, a marca apresenta a terceira geração do modelo, disponível em 16 concessionárias de 12 cidades pelo país. 

O modelo, rebatizado de Zoe E-Tech, começa a ser vendido no Brasil em duas versões, a Zen (R$ 204.990) e a Intense (R$ 219.990) e chega com nova calibração do motor e das baterias, com maior potência e poder de recarga com introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC) e maior autonomia, chegando a 385 quilômetros. 

O modelo está disponível em 16 concessionárias de 12 cidades.

Com a nova geração, o Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize. 

Com as novas baterias de 52kWh — 25% maiores que a geração anterior –, o motor do Zoe agora gera 125 cavalos e 25kgfm de torque instantâneo, como qualquer veículo 100% elétrico. Segundo a marca, agora, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em menos de 10 segundos, com velocidade máxima de 140km/h. 

Como o exterior, a cabine foi totalmente reformulada.

Outra novidade na terceira geração do pequeno eletrificado é o modo de condução B. Com ele ativado, o carro desacelera de forma nitidamente mais pronunciada assim que o condutor “solta” o pedal do acelerador. Sua integração conta com um novo sistema de frenagem que também melhora as sensações percebidas no pedal do freio. 

Além da maior potência para o motor, as novas baterias garantem uma maior autonomia. O Zoe E-Tech pode rodar até 385 quilômetros com uma única carga. Além disso, agora ele pode ser carregado de forma rápida em corrente contínua em sistemas de até 50kW. 

Agora, ele pode ser recarregado em postos de até 50kW.

Em um Wallbox doméstico de 7,4kW, ele gasta cerca de 8h30 para ir do zero aos 100% de carga. Em terminais de 11kW, comuns em shoppings, em duas horas ele recupera cerca de 150 quilômetros. A mesma distância pode ser ganha em uma hora de carga em pontos de 22kW. Já nos de recarga rápida, de 50kW, os mesmo 150 quilômetros podem ser garantidos em 30 minutos. 

O visual também foi bastante reformulado, apesar dele manter o mesmo estilo. Capô, para-choque, grade dianteira, assim como os faróis (que agora são full LED) foram redesenhados. O símbolo da Renault foi aumentado e funciona como portinhola de recarga. 

Renault Zoe E-Tech.

O interior também foi renovado, com destaque para o painel de instrumentos, que agora é 100% digital, com um display de 10 polegadas, alinhado à central multimídia com tela de sete polegadas na vertical. A cabine utiliza materiais reciclados, como aparas de tecido e de cintos de segurança, além de fibras de garrafas plásticas. Outra novidade é o para-brisa acústico, que otimiza o som interno, com maior silêncio e conforto. 

Entre os equipamentos do Zoe E-Tech, a Zen vem com chave sensorial tipo cartão handsfree para abertura das portas e partida do motor, ar-condicionado digital, freio de estacionamento automático, iluminação interna em LED, freios com auto hold, auxiliar de partida em rampa, mudança automática dos faróis e sensor de estacionamento traseiro. Já Intense ganha câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego, retrovisor interno eletrocrômico e externos elétricos e carregador domiciliar Wallbox.

Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech. Fotos: Renault.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
2019 - Essais presse Nouvelle Renault ZOE en Sardaigne
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.
Renault Zoe E-Tech.

Reportar Erro