Renault apresenta nova Oroch, agora com motor 1.3 turbo
A primeira picape intermediária do país chega com visual renovado, novos equipamentos e a potente motorização turbinada
São Paulo (SP) – Em 2015, a Renault inovou no mercado brasileiro ao apresentar a primeira picape intermediária do país, a Oroch. A inovadora caminhonete surgiu baseada na plataforma do Duster – de início a marca até chamava-a de Duster Oroch –, ou seja, monobloco.
Para a linha 2023, a Renault faz a mais profunda alteração na picape desde o seu lançamento. A pioneira picape chega com visual interno e externo modificados, lista de equipamentos melhoradas e o novíssimo motor 1.3 TCe turbo flex de 170 cavalos.
A Oroch já está disponível nas concessionárias da marca em três versões. Sendo duas mais voltadas para o trabalho, equipadas com motor 1.6 aspirado e partindo de R$ 105.800. A nova topo de linha, focada no público mais aventureiro, a Outsider, chega por R$ 137.100.
Na parte visual, a Renault focou na dianteira, com a grade frontal e para-choques redesenhados, remetendo ao primo Duster. Segundo a francesa, o ângulo de entrada foi ampliado, agora com 27,6º. O rack de teto e o santo antônio também foram modificados. Na traseira, as lanternas ganham acabamento fumê. A topo de linha conta com estilo próprio, com alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais.
Se por fora ela se mantém alinhada ao Duster, o interior puxa por outro integrante da família, o Captur, apesar de ter um estilo mais próprio. A cabine foi praticamente toda renovada, com painel, laterais de porta e acabamento de bancos redesenhados,
O painel foi totalmente renovado, com design mais horizontal, aeradores retangulares e acabamento em prata fosco. A tela da central multimídia passa a ser do tipo flutuante. O painel de instrumentos também foi redesenhado e ganha velocímetro digital.
Motorizações
Para as versões de entrada, a Renault mantém o já conhecido motor 1.6 aspirado de 120 cavalos e 16,2kgfm de torque aliado a um novo câmbio manual de seis velocidades. O novo propulsor 1.3 turbo de 170 cavalos e 27,5kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT equipa apenas a opção topo de linha. Todas contam com direção eletro-hidráulica.
Ainda sobre o conjunto mecânico, ela mantém o sistema de suspensão independente nas quatro rodas. Faltou evoluir para freios a disco nas quatro também. Outra ausência, sentida desde o lançamento há sete anos, é a tração 4×4, a Renault continua ignorando este ponto.
As versões
Como todos os produtos recém renovados da marca, a Oroch também ganha novas nomenclaturas para as versões. Agora, a de entrada é a Pro (R$ 105.800).
Ela conta com equipamentos mais básicos como ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto, alarme, controles tração, estabilidade e anticapotamento, assistente de partida em rampas, piloto automático e luz de circulação diurna alógena.
A intermediária é a Intense (R$ 111.300), ela ganha roda de liga leve de 16 polegadas, vidros e retrovisores elétricos, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão sem fios para smartphones, computador de bordo, sensor de estacionamento, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Já a topo, a Outsider (R$ 137.100), além do motor recebe ar-condicionado digital, sensores crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium e roda diamantada biton
*Viagem a convite da Renault