Acreditando no país

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil

A marca irá renovar a atual gama e lançar um motor turbo e novos veículos, sendo dois elétricos

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Renault anuncia investimentos de R$ 1,1 bilhão no Brasil. Foto: Renault.

A Renault acaba de anunciar uma nova rodada de investimentos no Brasil. A marca francesa injetará R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, Paraná. Com isso, a montadora irá renovar a atual gama de produtos, apresentar um novo motor, turbo dessa vez, e lançar novos veículos, sendo dois elétricos. 

O anúncio foi feito na capital paranaense, no Palácio do Governo, com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. “Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil”, destaca Ricardo.

Segundo a marca, apesar de 2020 ter sido marcado pelos impactos da pandemia, o ano trouxe também algumas boas notícias, como o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial ao CAS pelas inovações relativas à indústria 4.0. O Complexo Ayrton Senna é a primeira planta industrial da América Latina a receber este reconhecimento.

A marca afirma que outro importante acontecimento foi a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e com os colaboradores. O que, segundo ela, trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação deste ciclo de investimentos. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).

“O mercado brasileiro continua sendo estratégico para o Grupo Renault. A aprovação de um novo ciclo de investimentos para futuros projetos depende da melhoria da competitividade. Fatores como a complexidade e alta carga tributária, os altos custos logísticos e de fabricação comprometem a competitividade para fabricar no país”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, SVP para a América Latina.

O Complexo Ayrton Senna, onde será investido o R$ 1,1 bilhão, reúne as quatro fábricas da marca no Brasil. A de automóveis (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO) e a de injeção de alumínio (CIA). Nele, a marca emprega 6.400 colaboradores diretos e gera aproximadamente 25 mil empregos indiretos.

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