Ram 2500, maior picape à venda no Brasil, alcança 10 mil emplacamentos
A marca precisou de 15 anos para atingir o número significativo
Após o fechamento de agosto, a Ram chegou a 10.245 emplacamentos no mercado brasileiro desde que a marca começou sua história no país, em 2005, de acordo com dados da A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De janeiro até aqui, foram registradas 947 unidades da nova Ram 2500, número que é 45,3% superior ao obtido nos 12 meses de 2019. O que permite prever que 2020 seja um ano recorde para a Ram, mesmo com todas as dificuldades, como os efeitos da pandemia e da alta do dólar.
“Nossa estimativa é de pelo menos 1.500 emplacamentos, superando nosso melhor resultado, que foi de 1.343 vendas em 2012”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América Latina. Além do ano citado pelo executivo, quando a Ram foi lançada no Brasil como marca separada da Dodge, a casa de 1.000 unidades anuais foi atingida apenas em 2007 (1.013) e 2008 (1.190).
“Chegar a 10 mil unidades ao longo desses 15 anos é um patamar importante pois a Ram ainda é uma marca de nicho por aqui, sendo a única a oferecer uma picape full size. E se o presente é positivo, o que está por vir é ainda melhor. A história brasileira da marca Ram está prestes a ser enriquecida por capítulos muito importantes”, aponta Kamei.
Em 2005, ainda como parte da linha Dodge, a Ram 2500 foi lançada no Brasil na versão SLT com motor Cummins turbo diesel de seis cilindros em linha de 5,9 litros, 330 cavalos, 81kgfm de torque e câmbio automático de quatro marchas. A picape chegou a ser oferecida com cabine simples.
Sete anos depois, já sob chancela do grupo FCA e como marca independente, a montadora apresentou a nova geração da 2500. Apenas com cabine dupla, em configuração mais espaçosa que antes, passa a ser importada na sofisticada versão Laramie. A mecânica era toda nova, com motor de 6,7 litros, 310 cavalos, 84kgfm de torque e transmissão de seis velocidades.
Em 2015 a 2500 Laramie recebeu várias atualizações, como o sistema Uconnect com tela de 8,4 polegadas e os compartimentos RamBox, nas laterais da caçamba. A potência subiu para 330 cavalos e o torque, para impressionantes 104kgfm, além disso, a capacidade de reboque foi elevada para 7.750kg.
No ano passado a marca apresentou a nova geração da 2500, que trouxe inovações como a nova central multimídia de 12 polegadas, som com cancelamento de ruídos externos e mais segurança com monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego traseiro cruzado. O motor foi reformulado e agora desenvolve 365 cavalos e 110,7kgfm de torque.