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Ram 1500 finalmente chega ao Brasil, mas mais cara que a irmã maior

Na versão Rebel, a picape será a mais potente do país, com o poderoso motor V8 Hemi

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Ram 1500 Rebel 2021. Fotos: Ram.

Há muito tempo a Ram, divisão de picapes do grupo Fiat Chrysler (FCA), cogita trazer mais um modelo para o Brasil. Em diversas ocasiões, a marca ventilou a possibilidade da 1500 vir para cá. Finalmente a montadora confirma a picape por aqui, em sua versão mais arisca, a Rebel.

Ao contrário do que era esperado, que a Ram trouxesse um modelo para brigar entre as caminhonetes médias do mercado brasileiro, a 1500 Rebel chega para ser a mais potente e cara do país. Com um motor V8 Hemi de impressionantes 400 cavalos, ela chega por insanos R$ 419.990, ou seja, R$ 58 mil a mais que a irmã maior, a 2500. 

A Rebel chega para ser a mais potente e cara picape do país.

Além do alto desempenho, a Ram 1500 Rebel é considerada um veículo premium (até pelo preço também). Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan, ela entrega tecnologia, luxo, segurança, e versatilidade e desembarca por aqui em abril de 2021. 

As 100 primeiras unidades já estão em pré-venda. As reservas podem ser feitas direto no site da marca. Este primeiro lote virá com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional). Posteriormente, a picape poderá ser comprada a partir de R$ 399.990, sem os itens extras.

Legítimo V8

O motor é um poderoso Hemi V8.

Sob o capô, a Rebel conta com uma usina de força para deixar qualquer esportivo com inveja. O motor é um Hemi V8 5.7 que gera excelentes 400 cavalos e bons 56,7kgfm de torque. O único porém do propulsor é o tipo de combustível, o Hemi é movido a gasolina e não a diesel, como é de se esperar de uma picape deste porte. 

Para ajudar no consumo, o Hemi conta com desativação de cilindros (MDS). A central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, quando a potência total não é necessária, ele pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. 

O seletor do câmbio vai ao lado do volante.

Aliado ao poderoso motor, uma transmissão automática de oito velocidades. Com esse conjunto, a gigante é capaz de ir do zero aos 100km/h em ótimos 6,4 segundos. Como uma boa picape, não poderia faltar a tração nas quatro rodas. 

A Rebel conta com um sistema do tipo part-tim. A caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. 

Assoalho reto para os ocupantes traseiros.

Segundo a marca, todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861kg).

Desenvolvido para aumentar o desempenho, durabilidade e eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. 

Ela chega em versão única ao país.

O sistema de 4×4 ainda conta com auxiliar de descida, suspensões elevadas em 25mm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de 18 polegadas, acerto off-road da geometria traseira e amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein.

Recheada

Interior digno de veículos de luxo.

No que se refere a lista de equipamentos, a 1500 Rebel se equipara a veículos de luxo. As unidades da pré-venda vêm com o pacote Level II que agrega áudio premium Harman Kardon de 900w com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos, head-up display, retrovisor interno digital com tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem de uma câmera voltada para trás e a inovadora tampa da caçamba.

Além da própria picape, uma das maiores novidades da 1500 é a tampa da caçamba. Ela tem amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Mas o grande diferencial é que ela pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas. O que permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado.  

A central multimídia é um dos destaques da picape.

Na parte da comodidade, ela ainda conta com a novíssima central multimídia Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é de 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

A Rebel ainda vem com faróis full LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota e tela colorida e configurável de TFT de sete polegadas no quadro de instrumentos.

Teto solar panorâmico.

Outros itens presentes são teto solar panorâmico, bancos, painel de instrumentos e portas em couro, assentos com aquecimento e os dianteiros com 12 ajustes elétricos, volante aquecido, pedais com regulagem elétrica de distância e nove portas USB, sendo quatro do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115V.

Na parte da segurança, são seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e freios a disco nas quatro rodas. A 1500 é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist). 

Ram 1500 Rebel 2021.

Ela ainda vem com piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem, graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque.

Ram 1500 Rebel 2021.
Ram 1500 Rebel 2021.
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Ram 1500 Rebel 2021.
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Ram 1500 Rebel 2021. Fotos: Ram.
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Ram 1500 Rebel 2021.
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