Otimismo

Produção e emplacamento de veículos devem ter alta em 2021, aponta Anfavea

Segundo a Associação, nunca foi tão difícil projetar um ano, por causa da pandemia

acessibilidade:
Produção e emplacamento de veículos devem ter boa alta em 2021. Foto: Jeep.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vê com otimismo a produção, emplacamento e exportação de veículos no Brasil em 2021. Segundo a Associação, o mercado irá recuperar boa parte das perdas de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. 

A entidade prevê aumento de 15% no licenciamento de veículos, 9% nas exportações e 25% na produção. Mesmo bons, índices insuficientes para a retomada a patamares de 2019, pré-pandemia.

Concretizando as projeções da Anfavea, o setor automotivo deve ter uma alta de mais de 500 mil unidades na produção, chegando a 2,5 milhões de veículos fabricados no Brasil. Nas vendas, o crescimento deve ser de quase 300 mil unidades, chegando em 2,2 milhões de emplacamentos. As exportações devem chegar na casa das 350 mil unidades. 

Mas segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, nunca foi tão difícil projetar os resultados de um ano, pois o país vive “uma neblina” desde março, quando começou a pandemia e, com ela, a crise econômica. 

“Infelizmente, observamos uma segunda onda de covid-19 em outros países, que parece ter chegado também ao Brasil. Sabemos que a imunização pela vacina será um processo demorado, que tomará quase todo o ano, impedindo uma retomada mais rápida da economia. Some-se a isso a pressão de custos, as necessidades urgentes de reformas e surpresas desagradáveis como o aumento do ICMS paulista, e temos diante de nós um quadro que ainda inspira muita cautela nas nossas previsões”, aponta.

Reportar Erro