Todo terreno

Primeiras impressões: Troller TX4 automático, comodidade para ir por onde quiser

Andamos no novo utilitário da marca brasileira, que já está disponível por R$ 167.530

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Troller TX4 2020. Fotos: Geison Guedes/DP e Troller.

Tatuí (SP) — Na última semana, a Troller apresentou o TX4, primeiro modelo com câmbio automático da montadora brasileira. O utilitário “puro-sangue” off-road, já está disponível nas lojas da marca por R$ 167.530 e vai muito além da transmissão. 

Tivemos um primeiro contato com o SUV no campo de provas da Ford (a americana é dona da brasileira desde 2007) no interior de São Paulo. Rodando em diversas situações, e ele se mostra, mais do que nunca, que o caminho a ser percorrido pode ser qualquer um.

Interior com detalhes em laranja.

O grande porém — como em qualquer veículo no Brasil — é o preço. Afinal, estamos falando de quase R$ 170 mil, principalmente quando olhamos para o valor do T4, que parte de R$ 140.900 (com pintura sólida). No entanto, para a justificar a diferença de mais de R$ 25 mil, a Troller acrescentou mais itens ao SUV, deixando-o com uma pegada ainda mais off-road.

Normalmente, a maioria dos itens são acrescidos ao veículo pelo próprio proprietário, no TX4, ele já sai de fábrica com para-choques, estribos e protetores dianteiros e traseiros off-road de aço, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, snorkel, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático e auxiliares em LED Hella, de longo alcance e submersíveis, pintura bicolor e bloqueio de diferencial. 

Pneus lameiros ajudam, e muito, durante a trilha.

Com exceção do câmbio e do bloqueio, todos os itens podem ser adicionados em um T4. Se os dois equipamentos também pudessem ser equipados na versão manual, o motorista precisaria, segundo a Troller, desembolsar cerca de R$ 33 mil. No entanto, a diferença no valor final do TX4 é de R$ 25 mil, ou seja, R$ 8 mil a menos. 

O utilitário cearense compartilha parte do conjunto mecânico com a prima Ranger. O SUV usa o mesmo motor 3.2 de cinco cilindros, 200 cavalos e 47,5kgfm de torque. A nova transmissão automática de seis velocidades também é a mesma da picape. 

O TX4 conta com pintura bicolor.

Claro que, o grande astro do SUV, é a tração 4×4. Com comando eletrônico no console, ela conta com três opções: 4×2, 4×4 High para terrenos com baixo atrito, como lama, areia e grama e 4×4 Low, para terrenos acidentados, como erosões, áreas alagadas e dunas. O sistema de seleção permite acionar o modo 4×4 High em movimento até 120km/h.

No asfalto

Até o rodar no asfalto está melhor.

Nosso contato com o TX4, principalmente no asfalto, foi breve. Um ponto interessante é que, mesmo com pneus lameiros, ele não é duro. O rodar do SUV é confortável. Em situações de asfalto ruim, ele absorve bem as imperfeições, pelo menos para quem está ao volante. 

Com a transmissão automática, a condução está muito mais otimizada e confortável. O câmbio trabalha bem, sem trancos nas trocas. Claro que, com o delay natural deste tipo de transmissão e do motor diesel, ao pisar fundo, é preciso esperar um pouco para o conjunto reagir. Após isso, o utilitário dispara com vigor pelo asfalto. 

O câmbio automático é o mesmo da Ford Ranger. 

O câmbio conta com opção de trocas manuais pela própria alavanca. Usando a função, as alternâncias de marcha ficam ao gosto do motorista, podendo ficar mais otimizadas, mas perde parte do conforto que uma transmissão automática tem. 

Entre as coisas que ainda faltam ao brasileiro, a direção elétrica é uma das principais — após, claro, dos itens de segurança que o Troller ainda não tem, como airbags e controles de tração e estabilidade, entre outros. Por ser hidráulica, a direção é mais pesada, principalmente em manobras em baixa velocidade. 

Por onde quiser

Qualquer caminho é o correto para o TX4.

Outra novidade do TX4 é o diferencial traseiro blocante (LRD). Ele serve para desatolar o carro quando há uma diferença de atrito entre as rodas, ou seja, quando uma das rodas patina com menor tração e a outra em contato com o solo não gira. 

Com o travamento do eixo traseiro, ele transmite 50% do torque para cada roda traseira continuamente e permite ao veículo vencer os obstáculos. O interessante, é que ele pode ser utilizado no modo 4×2. Assim, muitos trechos que seria necessário usar o 4×4, basta ativar o LRD que o SUV consegue transpor sem maiores problemas.

Além do câmbio, o diferencial traseiro blocante também é novidade.

O sistema é acionado por um botão no painel e foi feito para ser usado apenas em pisos com baixa aderência, como lama e areia, e em baixa velocidade. Quando ativado, ele se desliga automaticamente assim que o veículo passa de 40km/h, voltando a funcionar abaixo dessa velocidade.

Os pneus lameiros ajudam o utilitário a superar obstáculos com maior facilidade. Ao ligar o 4×4, não tem contratempo para TX4. Ele mostra porque é um veículo “puro-sangue” off-road, com capacidade de fazer o próprio caminho. 

Não há caminho que o TX4 não supere.

Durante o teste no lançamento do modelo, rodamos por trechos com os mais variados tipos de terreno. E, mesmo nos mais difíceis, como áreas tomadas por lama e alagadas, não foi necessário ativar a reduzida. Isso só mostra que, é preciso algo muito mais complexo para atrapalhar o caminho do utilitário. 

Como ele conta com snorkel de série, a capacidade de atravessar áreas alagadas é de 800mm. Ele também conta com excelentes ângulos. O de entrada é de 53º e o de saída é de 50º, com vão livre de 316mm, mostra que a capacidade de superar obstáculos é grande. Ele ainda tem 30º de transposição de rampa, 40º de inclinação lateral e 45º de rampa máxima.

A capacidade de superar obstáculos do utilitário é muito boa.

Como os números apontam, subir morros não será um desafio muito grande para o TX4. No entanto, a ausência de um item pode atrapalhar esse tipo de manobra, o auxiliar de partida em rampa. Como o modelo é automático e não conta com o sistema, se for necessário parar no meio de uma subida, a retomada fica perigosa, já que ele pode descer facilmente. 

Ainda assim, o TX4 se mostra superior no fora de estrada. O conforto de só se preocupar em desviar de pedras e galhos (dependendo do tamanho, dá para passar por cima) e seguir pelo caminho que quiser sem precisar ficar trocando marcha manualmente, é excelente. 

Outros mimos

Detalhes que fazem a diferença.

Mas não é só de brutalidade que vive o TX4. O SUV conta com alguns itens que melhoram o convívio a bordo do utilitário. Ele conta ar-condicionado digital e dual zone, central multimídia JBL com tela de 6,75 polegadas e conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e computador de bordo. 

Ele vem também com alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12V, painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road, teto solar duplo de vidro fixo, lanternas traseiras em LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis, antena flexível e removível e vidros e travas elétricas.

Central multimídia e ar-condicionado digital entre os itens de conforto.

Entre os detalhes exclusivos do TX4, estão a pintura metálica bicolor, com opção em prata, verde e marrom (essa exclusiva da automática), sempre com detalhes em azul escuro. Por dentro, saídas de ar em laranja e bancos personalizados, com costura na mesma cor e o logotipo TX4 no encosto.

A opinião do Diário Motor

O SUV faz bonito em qualquer terreno.

O Troller TX4 chega para ocupar um lugar que não existe no Brasil, um SUV off-road puro, câmbio automático, com motor diesel e preço abaixo dos R$ 200 mil. O modelo, com diversos adereços voltados para o universo 4×4, ganha muito mais que uma transmissão automática. 

Com alta capacidade no fora de estrada, o TX4 é confortável no asfalto, o câmbio trabalha muito bem, com trocas suaves e sem trancos. O forte motor já é velho conhecido e atende o utilitário sem esforço. 

Troller TX4 2020.

Na hora de pegar uma trilha, seja ela qual for, o diferencial traseiro blocante deixa o SUV ainda mais “brabo”, superando os mais variados obstáculos sem qualquer dificuldade. O câmbio ajuda o motorista a focar no caminho, possibilitando andar “por onde quiser” com maior facilidade. 

Como nos outros modelos da marca, os pontos negativos do TX4 ficam pela ausência de alguns itens, como airbags frontais, controles de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa. Mesmo assim, o utilitário brasileiro se destaca. Vale a compra! Nota 8,5.

Ficha Técnica 

Troller TX4 2020.

Motor: 3.2 

Potência máxima: 200cv 

Torque máximo: 47,5kgfm 

Direção: hidráulica

Suspensão: eixo rígido com barra estabilizadora na dianteira e traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 149 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.936 x 1.992 x 4.163 x 2.585mm 

Preço: R$ 167.530

Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020. Fotos: Geison Guedes/DP e Troller.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020. Fotos: Troller
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.

Viagem a convite da Troller

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