Diminuindo

Prenúncio do fim, Volks apresenta linha 2021 do up! com apenas uma versão

Além disso, a marca, ‘bem à brasileira’, elimina um lugar para atender as normas de segurança

acessibilidade:
Volks up! 2021. Fotos: VW.

Quando apresentou o up! em 2014, a Volkswagen se lançava em um segmento pouco explorado no Brasil, o dos hatches supercompactos. Mas foi em 2016 que a marca revolucionou o mercado brasileiro, com a apresentação da linha TSI no pequeno, como o moderno motor 1.0 turbo. 

Mas nos últimos tempos a montadora vem deixando o hatch de lado. Uma prova disso é a apresentação da linha 2021 do up!. O modelo, que vinha perdendo cada vez mais versões, chega em apenas uma opção, a Xtreme TSI, por salgados R$ 60.090. 

“Jeitinho brasileiro”, agora o up! só leva até quatro pessoas.

A decisão de ofertar apenas uma versão é basicamente um prenúncio de que o modelo se aproxima do fim. Outro problema na linha 2021 é o “jeitinho” que a marca encontrou para enquadrar o modelo dentro das novas normas de segurança, que exigem cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos ocupantes, entre outros. 

Em vez de acrescentar os itens obrigatórios de segurança para o assento do meio, a Volks decidiu eliminar o lugar. A partir de agora, o up! é homologado apenas para quatro pessoas, cinto de segurança de três pontas e encosto de cabeça apenas nos cantos do banco traseiro, no meio, um símbolo de proibido sentar. 

O modelo é bem espartano em relação aos equipamentos.

Mesmo custando mais de R$ 60 mil e em única versão, a Xtreme conta apenas com itens básicos para um veículo nessa faixa de preço. Ela vem com ar-condicionado manual, vidros elétricos apenas na dianteira, retrovisores, travas e direção elétrica, sensor de estacionamento, computador de bordo e sistema de som com suporte para smartphone. 

Pelo menos a marca mantém o já consagrado motor 1.0 TSI. A caixa turbinada gera 105 cavalos com etanol e 101 com gasolina e 16,8kgfm de torque 100% disponível a partir de 1.500rpm. A transmissão é manual de cinco velocidades.

Volks up! 2021.

Reportar Erro