500 renovadas

Porta de entrada para a alta cilindrada, Honda apresenta as novas CB 500 X e F

A família 500 foi apresentada no último Salão Duas Rodas e já está disponível na rede da marca

acessibilidade:
Honda CB 500F 2020. Fotos: Honda

Campos do Jordão (SP) — Grande destaque da Honda durante o Salão Duas Rodas (SDR) em 2019, a família CB 500 já está disponível nas concessionárias da marca. As motocicletas, consideradas porta de entrada para o universo da alta cilindrada da japonesa, partem de R$ 26.900 na F e R$ 28.900 na X. 

Apresentada em 2013, a família chega com visual renovado e, mesmo compartilhando motor e chassi, a naked e a crossover estão mais distantes que nunca. Com a F focando o estilo agressivo com grande maneabilidade e a X com maior capacidade aventureira.

Painel digital com fundo blackout.

O visual foi todo alterado, com novas carenagens. O tanque foi redesenhado e está maior, passando de 16,7 para 17,1 litros. Retrovisores e guidão também são novos, o último, agora é cônico, que na naked garante um visual mais street fighter, e em ambas permite uma tocada mais dinâmica. 

Elas ainda ganharam painel com indicador de marchas e fundo blackout, farol Full LED, embreagem deslizante e assistida e sinal de parada de emergência, que aciona o pisca alerta em frenagens mais bruscas acima de 50km/h. 

O para-brisa da X está 110mm maior.

O para-brisa da X está 110mm maior, o que aumenta a área de proteção do piloto. Além disso, o banco foi redesenhado para garantir uma melhor ergonomia. Ela ainda tem nova roda dianteira, de 19 polegadas e suspensão diferenciada, com 150mm de curso (na F é 120mm).

Falando da suspensão, a traseira tem um novo conjunto mola-amortecedor de tubo único, com diâmetro majorado e regulável na pré-carga da mola com cinco posições. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119mm na F e de 135mm na X. 

Freios tipo margarida de 310 e 320mm na dianteira e 240mm na traseira.

Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320mm na 500F e 310mm na 500X. A pinça de ambas é de pistão duplo. Na traseira o disco tem 240mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.

Os dois modelos utilizam o mesmo motor, um bicilíndrico de 50,4 cavalos a 8.500rpm e 4,53kgfm a 6.500rpm. O diâmetro e curso é de 67 x 66,8mm, com capacidade cúbica de 471cm³. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º.

Honda CB 500X 2020.

A caixa de força foi recalibrada, mas não houve ganho de potência. Segundo a Honda, isso se deve ao fato dele ter sido atualizado para atender as diversas exigências de legislação sobre emissões de gases e ruídos pelo mundo. Com isso, a relação peso/potência está melhor na F (3,49kg/cv), porque ela está mais leve, e pior na X (3,63kg/cv), porque ela está mais pesada. 

Um eixo equilibrador está posicionado na parte de trás dos cilindros, próximo ao baricentro da moto, visando a redução de vibrações. O câmbio de seis velocidades é, agora, dotado de uma embreagem do tipo deslizante com acionamento assistido. A transmissão final é por corrente vedada tipo 520.

Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020. Fotos: Honda
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500X 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.
Honda CB 500F 2020.

Viagem a convite da Honda

Reportar Erro