Raro de ver

‘Porsche Nunca Visto’ conheça conceitos jamais mostrados da alemã

O projeto, batizado de “Porsche Unseen”, mostra, em livro, protótipos da marca

acessibilidade:
Porsche “Renndienst”. Fotos: Porsche.

Sob o título “Porsche Unseen” (em tradução livre “Porsche Nunca Visto”), a Porsche está publicando pela primeira vez estudos de design realizados entre 2005 e 2019, que até agora eram mantidos sob sete chaves. 

A montadora mostra visões espetaculares de 16 carros diferentes. Os primeiros estudos cobrem os segmentos “Desenvolvimentos”, “Pequenos Rebeldes”, “Hipercarros” e “O que vem à frente?”. Dessa forma, a Porsche está proporcionando uma visão exclusiva de seu processo de design, desde o primeiro esboço até o modelo pronto para produção em série.

Porsche Vision Turismo.

“Em todo o mundo, as pessoas amam o design atemporal e inovador de nossos carros esportivos. Estudos de design visionários são a base desse sucesso: eles fornecem um conjunto de ideias para o design da Porsche no futuro e combinam nossa forte tradição com tecnologias desbravadoras”, conta Oliver Blume, presidente do Comitê Executivo da Porsche AG.

Os estudos de design, nunca publicados anteriormente, estão sendo apresentados pela Porsche Newsroom numa série de artigos. A versão na webtv da revista 911:Magazine também dedicou um episódio a alguns estudos selecionados e examina a conexão entre eles e os atuais modelos de produção juntamente com o designer-chefe da Porsche, Michael Mauer. 

Porsche 917 Living Legend.

Dedicado aos fãs da marca, o livro intitulado “Porsche Unseen” foi lançado na Alemanha. Os leitores interessados terão uma visão detalhada dos bastidores da Style Porsche. Uma seleção de estudos também será disponibilizada mais adiante para ser admirada ao vivo pelos fãs: o Porsche Museum vai colocar esses modelos em exibição em 2021.

Segundo a marca, o processo de design inicia com um esboço. No passo seguinte, ele é visualizado como um modelo tridimensional. Assim que é decidido que a ideia deve ser mais desenvolvida, são confeccionados pequenos modelos na escala 1:3, posteriormente seguidas por modelos estáticos na escala 1:1. 

Porsche 904 Living Legend.

“O mundo virtual é o primeiro passo, mas você tem que avaliar os modelos não usuais, principalmente para entender se o carro tem proporções pequenas, grandes ou mesmo surpreendentes”, explica Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche. 

Em contraste com o desenvolvimento de um modelo para produção, onde sempre são desenvolvidos vários modelos com diferentes formas de estilo, os chamados projetos de visão, por seu lado, se concentram em um único exemplar, que serve de protagonista para a ideia central.

Porsche 911 Vision Safari .

“Em vez de abrir estúdios de design avançados em metrópoles distantes, nossos designers vêm do mundo todo para a Porsche em Weissach para criar novos carros esportivos de produção e desenvolver suas visões automotivas no coração da marca. Mais de 120 designers, especialistas em interior, exterior, cores e materiais, construtores de modelos, modeladores e engenheiros de projetos trabalham no Porsche Design Studio”, afirma Mauer.

De acordo com a marca, a intenção não é levar todos os carros para a estrada. Em vez disso, é mais uma questão de estabelecer um espaço criativo e um relacionamento com o futuro. 

Porsche Boxster Bergspyder.

“Existem duas possibilidades para continuar nosso desenvolvimento como marca: uma é desenvolver nossos produtos a partir do presente, isto é, passo a passo. Porém, é difícil ser realmente inovador nesse processo. Outra é dar rédeas soltas à sua criatividade: a ideia é deixar seus pensamentos saltarem para o dia depois de amanhã e, então, voltar para o desenvolvimento de hoje para amanhã”.

Com base nisso, a Porsche desenvolve o produto e uma identidade de marca que caracterize a aparência de todos os modelos no longo prazo. A linguagem de design para os futuros modelos é desenvolvida a partir da visão a longo prazo. 

Confira os conceitos que nunca haviam sido mostrados pela Porsche.

919 Street (2017, modelo em argila escala 1:1) 

Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.
Porsche 919 Street.

Desenvolvido com base na tecnologia usada no 919 Hybrid, prometendo tornar a empolgante experiência de pilotagem do carro de corridas da categoria LMP1 acessível para motoristas amadores. Utilizando o mesmo poderoso motor de 900 cavalos. As dimensões e a distância entre eixos também são as mesmas do carro de corrida.

Vision Turismo (2016, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Vision Turismo.
Porsche Vision Turismo.
Porsche Vision Turismo.
Porsche Vision Turismo.
Porsche Vision Turismo.
Porsche Vision Turismo.

O protótipo prateado brilhante foi desenvolvido inicialmente como um estudo experimental de um supercarro esportivo com quatro portas e um motor traseiro. “Mas então descobrimos que a ideia poderia ser implantada ainda melhor com um acionamento puramente elétrico”, lembra Mauer. Portanto, o Vision Turismo serviu de base para o desenvolvimento do Taycan.

Vision Spyder (2019, modelo estático 1:1) 

Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.

Lembra o 550-1500 RS Spyder de 1954. Ao mesmo tempo, esse estudo teve a intenção de desenvolver a identidade de design da Porsche e disponibilizar um conjunto de ideias para futuros detalhes como, por exemplo, o ultramoderno santantônio.

“Renndienst” (2018, modelo estático 1:1) 

Porsche “Renndienst”.
Porsche “Renndienst”.
Porsche “Renndienst”.
Porsche “Renndienst”.
Porsche “Renndienst”. Fotos: Porsche.
Porsche “Renndienst”.

É uma interpretação livre de um conceito familiar com espaço para até seis pessoas. A equipe de design projetou um “ônibus espacial” futurista com proporções empolgantes. O estudo mostra como o DNA de design da Porsche, com sua modelagem característica das superfícies, pode ser transferido para um segmento de veículos até então desconhecido para a marca. 

Boxster Bergspyder (2014, protótipo móvel)

Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.
Porsche Boxster Bergspyder.

Michael Mauer e sua equipe de design fizeram uma reverência ao lendário 909 Bergspyder. Ao mesmo tempo, eles mostraram que a série Boxster 981, com seu baixo peso e potente motor central, também é adequada para vencer as voltas e reviravoltas dos Alpes.

911 Vision Safari (2012, protótipo móvel)

Porsche 911 Vision Safari .
Porsche 911 Vision Safari .
Porsche 911 Vision Safari .
Porsche 911 Vision Safari .
Porsche 911 Vision Safari .

Criado em 2012 e baseado na geração 991 do 911. Com seu chassi elevado, arcos das rodas reforçados, pára-choques maciços e cockpit inspirado no automobilismo, o estudo é uma reminiscência do lendário 911 Safari, que foi usado na década de 1970 no East African Safari Rally, ou seja, um 911 off-road.

Le Mans Living Legend (2016, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Le Mans Living Legend.
Porsche Le Mans Living Legend.
Porsche Le Mans Living Legend.
Porsche Le Mans Living Legend.
Porsche Le Mans Living Legend.
Porsche Le Mans Living Legend.

Baseado no Boxster, o modelo é uma reminiscência do inovador 550 que começou em 1953 nas 24 Horas de Le Mans. Os capôs ​​dianteiro e traseiro abrem em direções opostas e o combustível é fornecido através de um bico central na frente. Na parte traseira está um motor de oito cilindros com desenvolvimento de som excessivo.

Macan Vision Safari (2013, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Macan Vision Safari.
Porsche Macan Vision Safari.
Porsche Macan Vision Safari.
Porsche Macan Vision Safari.

Para a marca, o Macan é uma maravilha do off-road e praticamente predestinado a provar sua versatilidade em estradas de cascalho e pistas de rally. Por isso, a equipe de design em Weissach colocou o Macan Vision Safari como um modelo de três portas adequado para todo-o-terreno com rodas de granulação grossa.

904 Living Legend (2013, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.
Porsche 904 Living Legend.

Este estudo de um carro esportivo leve especialmente compacto e purista lembra o lendário 904 de 1963. Sob a tampa, há um chassi monocoque feito de carbono, como o usado no VW XL. O 904 Living Legend, que pesa apenas 900kg, poderia ter sido movido por um motor de moto de alta rotação.

Vision 916 (2016, modelo de argila em escala 1:1)

Porsche Vision 916.
Porsche Vision 916.
Porsche Vision 916.
Porsche Vision 916.

Um estudo de um dos estagiários de design da Porsche, o Vision 916 tem dimensões compactas semelhantes ao 916, que foi desenvolvido como um protótipo no início dos anos 1970. No entanto, este Little Rebel é movido exclusivamente por quatro motores de cubo de roda elétricos. É uma homenagem ao designer de automóveis Ferdinand Porsche e seu primeiro carro de corrida Lohner-Porsche com tração nas quatro rodas de 1900.

Vision Spyder (2019, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.
Porsche Vision Spyder.

Purista, plano e incrivelmente rápido, o “Pequeno Bastardo” de James Dean e os carros de corrida Carrera-Panamericana dos anos 1950 inspiraram a nova interpretação do 550 Spyder. Ao mesmo tempo, a identidade do design dos carros esportivos da Porsche com motores de combustão foi desenvolvida no estudo.

906 Living Legend (2015, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche 906 Living Legend.
Porsche 906 Living Legend.
Porsche 906 Living Legend.
Porsche 906 Living Legend.
Porsche 906 Living Legend.
Porsche 906 Living Legend.

Nesta visão de um supercarro esportivo, o 906 forneceu as proporções e sugestões de design. Particularmente inovador é a impressão visual do carro sendo duas carrocerias empurradas uma contra a outra. A lacuna entre os elementos serve como um duto de ventilação para um poderoso motor central.

Vision 918 RS (2019, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.
Porsche Vision 918 RS.

O 918 Spyder foi um marco como o primeiro superesportivo hibridizado de Weissach. Em 2019, os designers criaram um novo e fascinante estágio evolutivo do 918. Com uma tecnologia de tração e chassis desenvolvida, bem como uma carroceria aerodinamicamente aperfeiçoada, o Vision 918 RS mais uma vez estabeleceria padrões na estrada e nas pistas de corrida.

Vision 920 (2019, modelo rígido na escala 1:1)

Vision 920
Porsche Vision 920.
Porsche Vision 920.
Porsche Vision 920.
Porsche Vision 920.
Porsche Vision 920.

Como combinar a linguagem formal dos carros esportivos de rua da Porsche com o design funcional de um protótipo de carro de corrida? Com o Vision 920, a equipe de design criou um hipercarro extremo. O corpo aerodinamicamente otimizado e o cockpit central confundem os limites entre a pista de corrida e a estrada.

Vision E (2019, modelo rígido na escala 1:1)

Porsche Vision E.
Porsche Vision E.
Porsche Vision E.
Porsche Vision E.
Porsche Vision E.

Na Fórmula E, a tecnologia do futuro é testada sob alto desempenho e levada ao seu limite. Baseado no 99X Electric, a equipe de design desenvolveu um carro de corrida monolugar radicalmente leve para pilotos privados. A experiência de direção totalmente elétrica deve ser de tirar o fôlego.

917 Living Legend (2013, modelo de argila em escala 1:1)

Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.
Porsche 917 Living Legend.

Ao volante do 917 KH com as cores vermelha e branca da Porsche Salzburg, Hans Herrmann e Richard Attwood conquistaram a primeira vitória geral da Porsche em Le Mans em 1970. Quando a Porsche voltou ao esporte em 2013, a equipe de Weissach desenvolveu uma interpretação moderna do carro vencedor do ano passado. O 918 Spyder serviu de inspiração técnica.

Reportar Erro