Mais Lidas

Ascensão de Skywalker

Porsche e Lucasfilm “criam” nave interestelar para a estréia do novo Guerra nas Estrelas

Os designers das duas empresas trabalharam em conjunto para criar a espaçonave

acessibilidade:
Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter criada pela Porsche e Lucasfilm. Fotos: Porsche.

A Porsche e a Lucasfilm (produtora responsável pelo Universo Guerra nas Estrelas), juntaram forças para desenvolver uma nave interestelar que reúne o DNA de design das duas marcas. Durante um período de dois meses, as equipes de projetos trabalharam em conjunto em seus respectivos estúdios para criar ideias iniciais e esboços, antes de chegarem a um conceito concreto.

A nave, batizada de Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter, será apresentada durante a estreia do filme Guerra nas Estrelas: A Ascensão de Skywalker, em Los Angeles, nos Estados Unidos nesta quinta-feira (19/12), em forma de um modelo em escala detalhado de 1,5 metros de comprimento.

Os filetes vermelhos foram inspirados na nova geração do 911.

“O design da nave interestelar se integra harmoniosamente ao Universo Guerra nas Estrelas, criando, ao mesmo tempo, claras analogias com o característico estilo e proporções da Porsche”, diz Michael Mauer, vice-presidente de estilo da Porsche. 

Segundo ele, o design básico da cabine, que se inclina no sentido da traseira, e uma topografia altamente diferenciada da linha horizontal desde o habitáculo até as turbinas, estabelecem paralelos visuais com o icônico design do 911 e com o novíssimo Taycan. “O layout bastante compacto remete ao dinamismo e à agilidade, salientando os elementos de design da Porsche”.

A cabine tem como base o superesportivo 918 Spyder.

Para o vice-presidente e diretor executivo de criação da Lucasfilm, Doug Chiang, essa colaboração é uma excelente oportunidade para fundir as estéticas de design da Porsche e do Universo Guerra nas Estrelas. 

“Eu considero isso um processo desafiador quanto à criatividade, extremamente inspirador. É emocionante dar à Guerra nas Estrelas uma infusão do estilo da Porsche para criar uma nova nave interestelar icônica, que pode existir tanto na Terra como no universo cinemático”.

A nave será “apresentada” durante a estréia do novo Guerra nas Estrelas.

Uma visão dos detalhes na aeronave revela uma variedade de itens reconhecíveis do estilo de design da Porsche. A dianteira lembra as chamadas “cortinas de ar” (entradas de ar) que, juntamente com os faróis, criam uma personalidade integral no Taycan. 

Além das luzes de condução diurna de quatro pontos típicas da Porsche, os chamados blasters (longos canos de armamento posicionados à frente) estão localizados na ponta. A grade traseira com persianas e integrada à terceira luz de freio foi inspirada na atual geração do 911 e a seção traseira da nave estelar ostenta a barra luminosa que é uma característica da marca.

O modelo real de 1,5 metros de comprimento será exposto em Los Angeles, EUA.

Além disso, outros critérios de design da Porsche foram aplicados também ao interior. Segundo a marca, os instrumentos no posto de comando são alinhados com o eixo de visão do piloto, enquanto a posição baixa do banco é uma referência à ergonomia esportiva do Porsche 918 Spyder.

Levando tudo em conta, o design segue um princípio básico que é característico da marca: todos os elementos têm funções bem definidas e, em larga margem, foram descartados itens com função puramente visual. Além disso, as duas empresas desenvolveram um site exclusivo, o The Designer Alliance, que mostra os bastidores de como surgiu a nave estelar.

Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter criada pela Porsche e Lucasfilm.