Bodas de Prata

Porsche cria versão limitada em homenagem aos 25 anos do Boxster

Serão apenas 1.250 unidades em todo o mundo baseadas na GTS 4.0

acessibilidade:
Porsche Boxster 25 Anos. Fotos: Porsche.

Em 1993, a Porsche apresentou, durante o Salão de Detroit, um conceito de um veículo roadster de dois lugares. Três anos depois, com pouquíssimas alterações, a montadora lançou o Boxster. Em comemoração aos 25 anos do esportivo, a marca cria uma série especial e limitada de aniversário do modelo. 

O Boxster 25 Anos terá apenas 1.250 unidades em todo o mundo e terá como base a versão mais insana do esportivo, a GTS 4.0. Segundo a marca, essa versão especial faz referência aos vários recursos de design do modelo-conceito apresentado em Detroit. Ele já pode ser encomendado no Brasil pelo valor de R$ 605 mil. 

Serão apenas 1.250 unidades em todo o mundo.

Um dos recursos mais impressionantes do modelo especial é a reinterpretação da cor Neodyme, um tom de marrom cintilante acobreado, que contrasta de forma surpreendente com a cor básica GT Silver Metallic da unidade pioneira exibida em 1993. 

Nesta edição especial, a cor é usada na proteção dianteira, nas entradas de ar laterais com monobloco bem como no nome e nas rodas de liga leve de 20 polegadas em dois tons. A Porsche oferece o Boxster 25 Anos na cor GT Silver Metallic, embora as cores Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estejam disponíveis. 

O interior segue o padrão da atual geração.

Outro elemento de destaque pode ser encontrado na tampa de abastecimento do combustível, que é marcada pela inscrição Porsche da linha Exclusive Design. Ela brilha em tons de alumínio igual a saída de escape esportiva de alto brilho, ao passo que a borda do para-brisa contrasta com seu acabamento em preto.

Para manter o estilo da versão original histórica, o modelo especial combina o interior em couro Bordeaux com a capota conversível de tecido vermelho. A capota apresenta a inscrição Boxster 25 gravada. 

A inscrição “25 Anos” é vista em diversas partes do esportivo.

Um pacote do interior em alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico para 14 posições, frisos dos estribos da porta com a inscrição “Boxster 25” e um volante esportivo GT em couro incluindo multifunções com aquecimento são apenas alguns dos recursos da nova lista de equipamentos padrão ampliada do modelo.

O Boxster 25 Anos utiliza o motor mais poderoso da família 718. A caixa 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirada gera excelentes 400 cavalos. São duas opções de câmbio, o manual de seis velocidades e o automático PDK, para o Brasil apenas a segunda opção estará disponível. 

As rodas rementem ao primeiro modelo.

Com esse câmbio e em conjunto com o sistema Sport Chrono, o Boxster é capaz de ir do zero aos 100km/h em apenas quatro segundos, com velocidade máxima de 293km/h. Outros recursos padrões incluem o controle eletrônico para regulagem dos amortecedores com rebaixamento de 10 milímetros e o sistema de vetorização de torque com bloqueio mecânico do diferencial.

Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos. Fotos: Porsche.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.
Porsche Boxster 25 Anos.

25 anos de história

Porsche Boxster.

O Boxster tem um significado muito especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos da montadora devido ao novo caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas na metade dos anos 90.

Isso refletiu no primeiro motor de seis cilindros em produção refrigerado a água e também no conceito de peças de substituição inteligentes que foram apresentadas ao mercado inicialmente com o ágil roadster. Esse conceito foi incorporado ao 911 da geração 966, lançado um ano mais tarde, e permitiu que a Porsche voltasse a ser lucrativa.

Porsche Boxster 2001.

O carro de dois lugares com preço atraente cativou os corações de novos clientes mais jovens desde o seu lançamento. Em termos de aparência, incorporou os recursos da história renomada da marca. A aparência visual do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou imagens do lendário 550 Spyder e do carro de corrida 718 RS 60 Spyder. 

O carro foi tão bem recebido em janeiro de 1993 que a Diretoria Executiva da Porsche enfatizou e solicitou de forma bastante objetiva o desenvolvimento de um projeto do modelo para produção: “O carro-conceito deve ser construído da forma como está”. E como o tempo comprovou, a decisão foi correta.

Porsche Boxster S 2005.

Quando o modelo de produção foi lançado em agosto de 1996, a semelhança com o modelo apresentado no salão era inquestionável. Como ele compartilhava a parte dianteira da geração 966 do 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem. 

O Boxster era um Porsche autêntico. Ao mesmo tempo, seu motor de seis cilindros instalado no centro, que inicialmente oferecia um deslocamento de 2,5 litros e uma potência de 216 cavalos, foi desenvolvido para atender as normas de emissão mais exigentes graças à refrigeração a água, a tecnologia de quatro válvulas e a temporização de entrada variável.

Porsche Boxster Spyder 2010.

O aumento da potência e outras melhorias foram incorporadas posteriormente. A primeira geração 986 Boxster recebeu um motor de 2.7 litros em 1999, inicialmente com 220 cavalos e posteriormente com 228. O recém-lançado Boxster S foi turbinado com um motor 3.2 e seis cilindros de 252 cavalos, que logo passou a oferecer 260. 

A geração 987 foi lançada em 2004 com um projeto refinado, rodas de 17 polegadas e um interior reprojetado, bem como o PASM como opcional com amortecedor variável, freios de cerâmica e o pacote Sport Chrono. Sem alteração de deslocamento, os motores entregavam 240 e 280 cavalos respectivamente. 

Porsche Boxster 2013.

No final de seu período de produção, os motores alcançaram potências de 255 cavalos com deslocamento de 2.9 litros e 310 com o propulsor 3.4. O câmbio PDK também substituiu a transmissão automática Tiptronic S oferecida anteriormente.

Em 2012, a Porsche apresentou a amplamente reestilizada e visualmente refinada geração 981 do Boxster. Graças à nova carroceria em uma construção mais leve e um chassi completamente renovado, o novo integrante era mais robusto, musculoso, surpreendente e veloz do que nunca. 

Porsche 718 Boxster 2017.

O teto elétrico em tecido funcionava sem uma tampa de compartimento superior conversível, os braços dos eixos eram ainda mais curtos e o para-brisa se movia para frente. Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para injeção direta a gasolina iniciando com propulsor 2.7 de seis cilindros de 265 cavalos e uma caixa 3.4 de 315 cavalos. 

Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 330 cavalos. O Boxster Spyder foi sem dúvida o destaque com um motor 3.8 que causou uma sensação indescritível com sua potência de 375 cavalos.

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 2020.

A 982, atual geração do renomeado 718 Boxster, definiu um novo trajeto em janeiro de 2016 com o lançamento dos motores turbo de quatro cilindros e um projeto aprimorado. O motor 2.0 entrega 300 cavalos, enquanto o boxer 2.5 gera 350 cavalos graças ao turbocompressor de turbina de geometria variável. 

O próximo Boxster GTS atingiu a potência de 365 cavalos. Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem. Ele compartilha o motor 4.0 de 420 cavalos com o emblemático esportivo 718 Cayman GT4. Desde 2020, o propulsor de seis cilindros também gera 400 cavalos no 718 Boxster GTS 4.0.

Porsche Boxster.
Porsche 718 Boxster 2017.
Porsche 718 Boxster T 2019.
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 2020.
Porsche Boxster 2013.
Porsche Boxster 2001.
Porsche Boxster Spyder 2010.
Porsche Boxster S 2005.
Porsche Boxster RS 60 Spyder 2008.
Porsche Boxster GTS 2015.

Reportar Erro