Família completa

Porsche completa linha do 911 na nova geração com o lançamento da Targa

O modelo, apresentado na Europa, surge nas versões 4 e 4S

acessibilidade:
Porsche 911 Targa. Fotos: Porsche.

Apresentada no ano passado, a nova geração do clássico Porsche 911 é uma das mais impressionantes de todos os tempos. Como de costume, a marca foi lançando as configurações aos poucos. A última a surgir é a Targa. Que ainda não tem previsão de se, ou quando, desembarca por aqui.

Com seu teto parcialmente removível, ela se junta as carrocerias Coupé e Cabriolet do icônico esportivo. O item de diferenciação da Targa continua sendo seu inovador sistema de teto completamente automático — podendo ser totalmente aberto ou fechado em 19 segundos. 

A Targa é a última opção de carroceria do novo 911.

Exatamente como no modelo original de 1965, a Targa conta com uma larga barra de proteção anticapotagem, uma área móvel sobre os bancos dianteiros e uma janela traseira envolvente. 

O modelo chega primeiro nas versões 4 e 4S. A primeira, como nas outras carrocerias com essa configuração, conta com motor boxer 3.0 de seis cilindros em linha que gera 385 cavalos e 45,8kgfm de torque, capaz de levar — quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono — o esportivo do zero aos a 100km/h em apenas 4,2 segundos.

Motor boxer traseiro 3.0 de seis cilindros em linha.

A versão mais apimentada, a 4S, é ainda mais rápida, leva apenas 3,6 segundos para sair da imobilidade até os 100km/h, graças a recalibração no motor, que gera 450 cavalos e 54kgfm de torque. A velocidade máxima do 911 Targa é de 289km/h no 4 e 304km/h no 4S.

O novo 911 Targa utiliza pneus 235/40 ZR 19 no eixo dianteiro e 295/35 ZR 20 no traseiro com freios de 330mm e pinças fixas de quatro pistões no 4. Para o 4S, as medidas são 245/35 ZR 20 e 305/30 ZR 21 e as pinças de freios pintadas de vermelho têm seis pistões no eixo dianteiro e quatro no traseiro com discos de 350mm.

Na versão 4S, menos de 4 segundos para ir do 0 aos 100km/h.

Ambas as versões são equipadas com a transmissão automatizada de dupla embreagem e oito velocidades, a clássica PDK, e tração integral inteligente Porsche Traction Management (PTM). O Targa 4S ainda pode contar, opcionalmente, com uma caixa de câmbio manual de sete velocidades, em conjunto com o pacote Sport Chrono incluso. 

Pela primeira vez, o Targa conta o sistema Porsche InnoDrive, que inclui o controle de velocidade adaptativo. Além disso, a altura livre do solo pode ser programada, para que o carro fique mais elevado no uso diário. Ele ainda conta com uma lista completa de opcionais e de personalização.

O no Targa ainda não tem previsão de vir par o Brasil.

Por fora, o novo 911 Targa se caracteriza pelos elementos de design da geração de modelos 992. A carroceria apresenta caixas de rodas mais pronunciadas na dianteira e, entre os faróis de LED, o capô traz um recuo diferenciado, remetendo ao design das primeiras gerações do 911. 

A traseira é dominada pelo defletor com extensão variável mais largo e pela barra luminosa integrada sem descontinuidade, uma das novidades visuais da geração. Com exceção das seções dianteira e traseira, todas as superfícies externas são feitas de alumínio.

Interior segue o mesmo estilo das outras carrocerias do 911.

O interior reflete o dos modelos 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas claras e retas do painel e pelos instrumentos embutidos. Segundo a marca, os 911 dos anos 1970 foram a inspiração nesse aspecto. Ao lado do contagiros central, dois estreitos displays sem molduras ampliam as informações fornecidas ao condutor. 

Uma unidade de interruptores compacta com cinco botões para acesso direto a importantes funções do veículo está colocada abaixo da tela central de 10,9 polegadas do Porsche Communication Management. Os itens de série do PCM inclui navegação online com dados em tempo real fornecidos pelos sistemas de controle de tráfego.

Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa. Fotos: Porsche.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.
Porsche 911 Targa.

Reportar Erro