Novidade recordista

Porsche apresenta nova versão do 911, a GT3, já confirmada para o Brasil

O esportivo bateu o recorde para modelos de produção com motor aspirado em Nürburgring

acessibilidade:
Porsche 911 GT3. Fotos: Porsche.

A Porsche apresenta mais uma versão para o esportivo 911, a GT3. A sétima geração do icônico 2+2 foi desenvolvida em colaboração com a divisão Motorsport da montadora alemã. Com isso, a tecnologia de corrida foi transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca. O modelo está confirmado para o Brasil, ainda sem preço defindo. 

O layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de pescoço de cisne e difusor marcante, originam-se do modelo de corrida GT 911 RSR e o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 510 cavalos, é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em corridas de resistência. 

O modelo está confirmando para o Brasil.

O motor acusticamente impressionante de alta rotação também é usado praticamente inalterado no novo 911 GT3 Cup. Segundo a marca, o resultado é uma máquina de condução brilhante, eficiente, impressionante, precisa e de alto desempenho, perfeita para o circuito e excelente para o uso diário.

A capacidade inconfundível do 911 GT3 está na soma de suas características. Com uma velocidade máxima de 320km/h, é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100km/h em 3,4 segundos. 

O interior segue o mesmo padrão das demais versões.

A Porsche também oferece o novo modelo com uma transmissão manual de seis velocidades para uma experiência de condução particularmente purista. No entanto, para o mercado brasileiro virá apenas a versão com câmbio PDK. 

A aerodinâmica sofisticada se beneficia das experiências obtidas em corridas automobilísticas e gera de maneira significativa maior downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente de arrasto. 

Um dos diferenciais do GT3 é a gaiola de proteção.

Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas. Está opção é reservada estritamente para passeios em pistas fechadas. Mas é no autódromo que o GT3 mostra todo o seu potencial. 

Na pista de Nürburgring Nordschleife, o “Inferno Verde”, tradicionalmente a referência para todos os carros esportivos do mundo e, principalmente, da Porsche, estabeleceu-se um recorde impressionante. O 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com um motor naturalmente aspirado a quebrar a marca dos sete minutos. 

Ele bateu o recorde em Nürburgring de veículo de produção com motor aspirado.

O piloto de desenvolvimento da marca, Lars Kern, levou apenas 6’59”927 para uma volta completa de 20,8km. A pista mais curta de 20,6km, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6’55”2. 

Rodando com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como item opcional, o novo modelo entregou desempenho consistente ao longo de várias voltas nas mãos experientes do embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister. Para ele, experiente piloto profissional, é “de longe o melhor carro de produção” que ele já dirigiu no “Inferno Verde”.

A gigante asa traseira pode ser alterada manualmente.

Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Com câmbio manual, pesa 1.418kg, com câmbio PDK, são 1.435kg. 

O capô dianteiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), vidros leves, discos de freio otimizados e rodas de liga leve forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos dez quilos. 

Porsche 911 GT3.

Os “genes” de corrida são expressos em praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3. O cockpit está alinhado com a geração atual de modelos. Ele conta com um assistente de mudança de marcha visual com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-giros e uma luz de mudança derivada do Motorsport.

Um novo recurso é o display do trajeto, por um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, que chega a 10.000 rotações, são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão e temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água, que são essenciais ao dirigir no circuito.

Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3. Fotos: Porsche.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3.
Porsche 911 GT3. Fotos: Porsche.

Reportar Erro