Leão turbinado

Peugeot finalmente disponibiliza motores turbo na atual geração do 208

O hatch compacto de visual invocado recebe a moderna caixa de força 1.0 turbo de 130 cavalos em três versões distintas

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Peugeot 208 Turbo 200.
Peugeot finalmente disponibiliza motores turbo para a nova geração do 208. Fotos: Peugeot.

São Paulo (SP) – Desde que apresentou a nova geração do 208 em 2020, a Peugeot era cobrada por um ponto ausente no hatch compacto, um motor turbo. A marca finalmente atendeu aos anseios do público e apresenta o 208 Turbo 200. O nome do propulsor não é estranho, pois se trata da mesma caixa utilizada pela, agora, marca irmã da francesa, a Fiat.

A novidade, que já está disponível nas lojas da marca, chega em três versões, Allure (R$ 99.990), Style (R$ 109.990) e Griffe (R$ 114.990), que reassume como topo de linha. Ambas utilizam o moderno motor T200 aliado ao câmbio automático CVT, é exatamente o mesmo conjunto que a Fiat utiliza em versões da Strada, Pulse e Fastback. 

Peugeot 208 Turbo 200.

São três versões, inclusive com o retorno da Griffe, com motor turbo.

O 208 é o primeiro modelo do lado francês do grupo Stellantis a receber a moderna caixa de força. Além dos 130 cavalos, e como o nome indica, ele gera 200Nm (20,4kgfm) de torque. A transmissão CVT tem sete marchas simuladas, com opção de troca pela alavanca do câmbio e ainda conta com modo Sport, ativado por um botão do lado esquerdo do volante.

Segundo a marca, a suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas, o que garante um comportamento dinâmico mais equilibrado e com maior controle de rolagem. Além disso, os freios receberam novas pinças e a direção permanece elétrica assistida.

Peugeot 208 Turbo 200.

O visual é idêntico ao das versões aspiradas.

Visualmente falando, as versões turbinadas não passaram por modificações, apenas o acréscimo de badges alusivos ao motor turbo. Elas mantêm o estilo ousado do hatch, com destaque para os faróis full LED em conjunto com a luz de circulação diurna (DRL) em formato de dentes de sabre.

Como opção de entrada para as versões turbo, a Allure conta com todos os itens presentes na Active 1.6, como central multimídia com tela de 10,3 polegadas e conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, volante esportivo, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as rodas de 16 polegadas com acabamento preto diamantado.

Peugeot 208 Turbo 200.

O motor é o mesmo que a Fiat usa na Strada, Pulse e Sportback.

Pela primeira vez na linha 208, a Peugeot cria um pacote extra, o Excellence, que por R$ 5 mil, adiciona teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista, chave sensorial e partida por meio de botão.

Já Style, que surgiu como versão especial na 1.0 aspirada e agora vira opção de série, vem com todos os itens da Allure com Pack Excellence e ganha sistema de visão traseira 180º, ponteira cromada, faróis full LED, painel de instrumentos i-Cockpit 3D 100% digital e as rodas passam a ser de 17 polegadas com acabamento cinza escuro diamantado.

Peugeot 208 Turbo 200.

Peugeot 208 Turbo 200.

Além dos equipamentos, a Style tem um estilo próprio, com bancos em tecido, couro e alcantara, interior escurecido com costuras em azul, soleira com o nome da marca, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados. 

Por fim, a topo de linha Griffe agrega os equipamentos da Style com mais dois airbags, sensores de chuva e solar e o Peugeot Driver Assist, que consiste em auxílios a condução com alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa. 

Além das três novas versões com o motor T200, as configurações equipadas com os motores 1.0 flex aspirado – Like (R$ 75.990) e Style (R$ 86.990) – e 1.6 flex – Active (R$ 97.990) e Rodtripe (R$ 102.990) –, completam a linha do 208.

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Peugeot finalmente disponibiliza motores turbo para a nova geração do 208. Fotos: Peugeot.
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*Viagem a convite da Peugeot.

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