Em breve

Peugeot finalmente confirma motorização turbo para o 208

Sem opção turbinada desde que chegou à nova geração, o hatch finalmente terá um propulsor mais arisco

acessibilidade:
Peugeot 208 Turbo.
Peugeot finalmente confirma motorização turbo para o 208. Foto: Peugeot.

Há poucas semanas, quando apresentou a linha 2024 do 208, a Peugeot deliberadamente deixou de lado as versões topo de linha do hatch, principalmente a Griffe. Em um primeiro momento, a marca colocou a Roadtrip como opção mais cara, utilizando o velho conhecido motor 1.6 aspirado. 

A “brecha” nas configurações levantou a questão se, finalmente, a francesa passaria a adotar algum propulsor turbo na nova geração do hatch, que foi lançada oficialmente no Brasil em 2021. Pois a dúvida foi sanada, a Peugeot confirma o 208 Turbo para o meio de setembro. 

Um dos modelos com visual mais agressivo da categoria finalmente terá um motor a altura, resta saber ainda qual caixa turbinada será adotada. A marca não confirmou qual propulsor será utilizado no hatch compacto, já que, atualmente, há possibilidade de três opções. 

No momento, a Stellantis, grupo no qual a Peugeot faz parte junto com Citroën, Fiat, Jeep e Ram no Brasil, conta com três motores turbo que equipam modelos compactos nas marcas. Um é conhecido do público do 208, pois já equipou o hatch na geração anterior, que é o francês 1.6 THP, atualmente presente no irmão 2008 e no primo Citroën C4 Cactus. 

Apesar da maior litragem, ele não é o mais forte dos três, pois gera 173 cavalos, enquanto o 1.3 T270 (Fiats Toro, Fastback e Pulse Abarth e Jeeps Renegade, Compass e Commander) gera 185 cavalos. Mas o mais provável é que o 208 receba o 1.0 T200 de 130 cavalos que, hoje, equipa o Pulse, Fastback e Fiat Strada. Assim, ele seria o primeiro hatch compacto de todo o grupo a receber o moderno propulsor.

A marca não divulgou nenhuma outra informação, apenas a data oficial de lançamento do modelo, que será em 12 de setembro. Com isso, qual o propulsor escolhido, as versões que ele equipará e, principalmente o preço – que será acima dos R$ 105 mil, já que este é o valor atual da Roadtrip –, serão divulgadas na data.

Reportar Erro