Personalizável, Audi R8 volta ao mercado brasileiro ainda neste ano
Em única versão, os únicos opcionais são as cores, que podem custar até R$ 75 mil
A Audi finalmente confirmou o retorno do superesportivo R8 ao Brasil. O modelo, topo de linha da marca das argolas, chega ainda este ano, ao longo do segundo semestre. Uma das principais novidades do esportivo é a possibilidade de personalizar 10 itens diferentes, antes mesmo do carro ser fabricado. Cada unidade custará a bagatela de R$ 1.234.990.
Os itens que podem ser personalizados são: cores externas, side blade, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design da rodas de 20 polegadas, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto e padrão do acabamento dos assentos. Ao todo são quase 1,6 milhão de combinações possíveis.
Os potenciais interessados terão acesso a um catálogo da linha 2021 do Audi R8 em sua concessionária de preferência e devem confirmar o pedido até 14 de maio. Nele constam todos os itens e os detalhes de cada um para uma escolha precisa de acordo com o desejo do cliente.
São 10 cores externas solidas (Branco e Amarelo), metálicas (azul, prata, cinza, preto, cinza e vermelho), perolizadas (cinza) e cristal effect (Azul). Os side blades podem ser personalizados em cinco tipos diferentes: carbono, preto mito, cinza kendo, prata e titânio fosco.
O conjunto de saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor do escapamento também pode ser personalizado em até três diferentes cores: carbono, preto brilhante e titânio fosco.
Já a capa do retrovisor está disponível em quatro opções: carbono, preto brilhante, titânio fosco ou na cor do veículo. Para finalizar o exterior, o logotipo da Audi e as inscrições R8 e V10 podem vir em cromado ou em preto e existem ainda seis opções diferentes de rodas de 20 polegadas disponíveis com três diferentes pinças de freio em vermelho, cinza ou azul.
Por dentro, alguns elementos como as soleiras, molduras e console central estão disponíveis em cinza antracite, carbono fosco ou carbono brilhante. O acabamento do teto em couro alcântara pode ser em costura diamante ou liso. E os assentos esportivos contam com 18 possibilidades, considerando os dois desenhos (iguais ao do teto) e as cores das costura.
Em única versão no Brasil, o R8 contará com cores especiais como opcional. São 19 alternativas sendo nove foscas (cinza suzuka e daytona, prata, branco ibis e geleira, amarelo, vermelho, marrom e azul) por R$ 75 mil. E duas perolizadas (vermelho e azul), cinco sólidas (laranja, verde avalon e camuflagem, cinza e azul) e três metálicas (marrom, bege e verde) por R$ 35 mil.
(Super)Esportivo
Mais uma vez, o R8 apresenta um motor V10 central-traseiro aspirado que gera absurdos 610 cavalos e 57,1kgmf de torque. Desenvolvido nas pistas, o alemão é capaz de ir do zero aos 100km/ em míseros 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330km/h.
A transmissão é a S tronic automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. O renomado sistema de tração integral quattro foi reformulado. Segundo a marca, a distribuição de torque se adapta às condições de direção e, em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.
O modo performance no sistema Audi drive select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo.
Ainda de acordo com a Audi, a combinação de alumínio e fibra de carbono abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento do esportivo. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce e o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida.
O R8 conta com faróis a laser de série com sistema ativo que iluminam duas vezes mais que LEDs comuns. Os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura.
Além disso, eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma o facho em luz branca, ajustada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin, condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga visual.
Nas laterais do esportivo há contornos sinuosos característicos. A linha de cintura conecta as caixas de rodas ao mesmo tempo em que divide os side blades em dois. Essa nova solução de design faz o carro parecer mais longo e dinâmico.
Atrás, as lanternas e as entradas de ar se conectam. O vidro traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz ainda um aerofólio fixo feito de polímero de fibra de carbono reforçado.
Por dentro, como é de se esperar, o foco é o motorista. Todas as funções do R8 são direcionadas para o condutor. Como na geração anterior, o botão start-stop e o seletor do Audi drive select ficam localizados no volante multifuncional.
Ainda há controle do sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o veículo em diferentes condições de condução: seco, molhado ou neve.
Pelo painel de instrumentos digital, o Audi Virtual Cockpit, o motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ajustar o display de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque.