Pequeno com preço de gente grande, Suzuki apresenta nova geração do Jimny
O SUV supercompacto finalmente recebe câmbio automático, mas cobra caro por isso
Após um bom tempo de espera, a Suzuki finalmente lança no mercado brasileiro a quarta geração do Jimny. O pequeno SUV 4×4 chega totalmente renovado e, finalmente, recebe câmbio automático. Importado do Japão, ele conviverá com a terceira geração (feita no Brasil) e chega por aqui em três versões, partindo de salgados R$ 103.990
Para diferenciar da geração feita no Brasil, a Suzuki decidiu batizar o novo Jimny de Sierra. As versões são: 4YOU MT (R$ 103.990), 4YOU AT (R$ 111.990) e 4STYLE (R$ 122.990). Além do visual completamente renovado, ele também conta com novo conjunto mecânico.
A quarta geração do Jimny surgiu no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e, de cara, chamou muita atenção pelo visual bastante diferente. O modelo está ainda mais quadrado que os anteriores, no melhor estilo de outros utilitários puramente off-road.
A cabine também foi completamente renovada. Segundo a marca, os bancos dianteiros estão mais largos e tem maior absorção de impactos. Apesar do visual indicar isso, ele não ficou maior. Nas medidas, ele está apenas 45mm mais largo e 20mm mais alto, comprimento e entre-eixos estão do mesmo tamanho.
O Sierra utiliza um novo motor. Agora, o Jimny é equipado com propulsor 1.5 de 108 cavalos e 14,1kgfm de torque, o câmbio manual é de cinco velocidades. Já a caixa automática tem apenas quatro velocidades. Se bem que a montadora poderia ter utilizado uma de seis.
O destaque, claro, é o sistema 4×4. O modelo foi construído sob o chassi Heavy-Duty e conta com suspensão com eixo rígido 3-link com molas helicoidais. A tração é a AllGrip Pro com reduzida e função LSD, além de controle de estabilidade e assistentes de partida em rampa e de descida.
De acordo com a montadora, o LSD permite ao Jimny Sierra superar obstáculos em situações onde duas rodas na diagonal perdem tração. O sistema detecta automaticamente as rodas que não estão em contato com o solo, redistribuindo o torque para as rodas do lado oposto, proporcionando a máxima performance off-road.
A lista de equipamentos é bem padrão e deveria ser melhor. Já que, mesmo se tratando de um veículo voltado para o off-road, estamos falando de um modelo de mais de R$ 100 mil. Até por isso, era para o pequeno utilitário ser melhor equipado.
Assim, de série, ele vem apenas com central multimídia com tela de sete polegadas e conexão com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado manual, vidros travas, direção e ajuste dos retrovisores elétricos, computador de bordo e Isofix. A 4You AT acrescenta apenas o câmbio automático.
A 4Style por sua vez, é um pouco mais completa e condiz melhor com o preço, que ainda sim é bastante salgado. Afinal, ele custa R$ 122.990. A topo de linha vem com piloto automático, faróis em LED e acendimento automático e ar-condicionado também automático.