Pela força de Netuno, Maserati apresenta o superesportivo MC20
O novíssimo modelo conta com um motor V6 de incríveis 630 cavalos
A Maserati apresentou nesta quarta-feira (9), em Modena, Itália, o mais novo superesportivo da marca, o MC20 (MC para Maserati Corse e 20 para 2020, o ano de sua estreia mundial). Segundo a montadora, o modelo marca o início de uma nova era para a italiana.
O supercarro conta com um poderoso motor batizado de Nettuno (em clara homenagem ao deus romano do mar, que tem o tridente como símbolo da italiana), um V6 de 630 cavalos e 74,4kgfm de torque, aliado a uma transmissão automatizada de oito velocidades e, claramente, tração traseira.
Como um bom superesportivo, são vários modos de condução: GT, Wet (para pista molhada), Sport, Corsa (corrida) e ESC Off (que desativa as funções dos controles de tração e estabilidade). Essa configuração permite uma aceleração de zero a 100km/h em míseros 2,9 segundos. A velocidade máxima é de 325km/h.
Além disso, o Nettuno aponta o retorno da Maserati à produção de suas próprias unidades de força, após um hiato de mais de 20 anos. Até então, a marca utiliza propulsores compartilhados com outras montadoras do grupo ítalo-americano, a FCA, no qual pertence.
Além da “força de Netuno”, o MC20 é extremamente leve. O supercarro pesa apenas 1.500kg. Com o motor de 630 cavalos, ele tem uma relação peso/potência de incríveis 2,33kg/cv, o melhor da categoria. Segundo a italiana, o recorde foi alcançado graças a utilização de materiais de primeira qualidade, como fibra de carbono.
O MC20 foi projetado em Modena e será construído na fábrica da Viale Ciro Menotti, onde os modelos do tridente são produzidos há mais de 80 anos. A nova linha de produção, criada nos espaços onde foram montados os modelos GranTurismo e GranCabrio até novembro de 2019, já está pronta para entrar em ação na histórica fábrica.
O visual do MC20 foi inspirado na identidade histórica da Marca, com toda a elegância, performance e conforto inerentes à sua composição genética. O foco na performance levou à concepção de um carro com personalidade distinta, com formas inconfundíveis que o tornam único.
As portas em forma de borboleta belamente esculpidas são funcionais, pois melhoram a ergonomia do carro e permitem o acesso ideal para a cabine. As linhas aerodinâmicas foram projetadas para resultar um carro elegante. O spoiler traseiro, apesar de discreto, melhora a força descendente, com coeficiente aerodinâmico abaixo de 0,38.
A cabine foi projetada focada no motorista. Segundo a marca, cada componente tem uma finalidade, é totalmente orientado para o condutor e atentam para uma premissa: formas simples, poucas arestas vivas e distrações mínimas. Duas telas de 10 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para central multimídia, dão maior suporte ao motorista.
A simplicidade também é a tônica do console central revestido de fibra de carbono, com apenas alguns recursos: o carregador sem fio para smartphones, o seletor de modo de condução, dois botões de seleção de velocidade, os controles dos vidros e do sistema multimídia e um compartimento de armazenamento sob o apoio de braço. Todos os outros controles estão no volante.
Para o lançamento, a Maserati também desenvolveu seis novas cores para caracterizar o MC20: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero.
Cada uma foi concebida, desenhada e desenvolvida exclusivamente para ele e todas transmitem temas importantes: uma forte referência ao Made in Italy, à identidade italiana e à terra, bem como uma referência à tradição Maserati.
Visualmente e conceitualmente, há fortes referências ao MC12, o carro que marcou o retorno da Maserati nas corridas em 2004. Da mesma forma que seu antecessor, o MC20, com sua alma explicitamente de corrida clara já no nome, anuncia a intenção da marca em retornar ao mundo das corridas.
Apresentado agora, o modelo deve começar a sair da linha de produção italiana no fim do ano. Como a Maserati tem representação no Brasil, por meio do grupo paulista Via Italia, é possível que ele chegue por aqui em 2021, assim como os demais modelos da marca.