Marca do tridente

Pela força de Netuno, Maserati apresenta o superesportivo MC20

O novíssimo modelo conta com um motor V6 de incríveis 630 cavalos

acessibilidade:
Maserati MC20. Fotos: Maserati.

A Maserati apresentou nesta quarta-feira (9), em Modena, Itália, o mais novo superesportivo da marca, o MC20 (MC para Maserati Corse e 20 para 2020, o ano de sua estreia mundial). Segundo a montadora, o modelo marca o início de uma nova era para a italiana.

O supercarro conta com um poderoso motor batizado de Nettuno (em clara homenagem ao deus romano do mar, que tem o tridente como símbolo da italiana), um V6 de 630 cavalos e 74,4kgfm de torque, aliado a uma transmissão automatizada de oito velocidades e, claramente, tração traseira.

Interior minimalista focado no motorista.

Como um bom superesportivo, são vários modos de condução: GT, Wet (para pista molhada), Sport, Corsa (corrida) e ESC Off (que desativa as funções dos controles de tração e estabilidade). Essa configuração permite uma aceleração de zero a 100km/h em míseros 2,9 segundos. A velocidade máxima é de 325km/h. 

Além disso, o Nettuno aponta o retorno da Maserati à produção de suas próprias unidades de força, após um hiato de mais de 20 anos. Até então, a marca utiliza propulsores compartilhados com outras montadoras do grupo ítalo-americano, a FCA, no qual pertence. 

O Nettuno é o primeiro motor produzido pela Maserati em anos.

Além da “força de Netuno”, o MC20 é extremamente leve. O supercarro pesa apenas 1.500kg. Com o motor de 630 cavalos, ele tem uma relação peso/potência de incríveis 2,33kg/cv, o melhor da categoria. Segundo a italiana, o recorde foi alcançado graças a utilização de materiais de primeira qualidade, como fibra de carbono.

O MC20 foi projetado em Modena e será construído na fábrica da Viale Ciro Menotti, onde os modelos do tridente são produzidos há mais de 80 anos. A nova linha de produção, criada nos espaços onde foram montados os modelos GranTurismo e GranCabrio até novembro de 2019, já está pronta para entrar em ação na histórica fábrica. 

Visual arrebatador como um legítimo puro sangue italiano.

O visual do MC20 foi inspirado na identidade histórica da Marca, com toda a elegância, performance e conforto inerentes à sua composição genética. O foco na performance levou à concepção de um carro com personalidade distinta, com formas inconfundíveis que o tornam único.

As portas em forma de borboleta belamente esculpidas são funcionais, pois melhoram a ergonomia do carro e permitem o acesso ideal para a cabine. As linhas aerodinâmicas foram projetadas para resultar um carro elegante. O spoiler traseiro, apesar de discreto, melhora a força descendente, com coeficiente aerodinâmico abaixo de 0,38.

Duas telas digitais para auxiliar o motorista.

A cabine foi projetada focada no motorista. Segundo a marca, cada componente tem uma finalidade, é totalmente orientado para o condutor e atentam para uma premissa: formas simples, poucas arestas vivas e distrações mínimas. Duas telas de 10 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para central multimídia, dão maior suporte ao motorista. 

A simplicidade também é a tônica do console central revestido de fibra de carbono, com apenas alguns recursos: o carregador sem fio para smartphones, o seletor de modo de condução, dois botões de seleção de velocidade, os controles dos vidros e do sistema multimídia e um compartimento de armazenamento sob o apoio de braço. Todos os outros controles estão no volante.

O modelo lembra o icônico MC12.

Para o lançamento, a Maserati também desenvolveu seis novas cores para caracterizar o MC20: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero.

Cada uma foi concebida, desenhada e desenvolvida exclusivamente para ele e todas transmitem temas importantes: uma forte referência ao Made in Italy, à identidade italiana e à terra, bem como uma referência à tradição Maserati.

Maserati MC20.

Visualmente e conceitualmente, há fortes referências ao MC12, o carro que marcou o retorno da Maserati nas corridas em 2004. Da mesma forma que seu antecessor, o MC20, com sua alma explicitamente de corrida clara já no nome, anuncia a intenção da marca em retornar ao mundo das corridas.

Apresentado agora, o modelo deve começar a sair da linha de produção italiana no fim do ano. Como a Maserati tem representação no Brasil, por meio do grupo paulista Via Italia, é possível que ele chegue por aqui em 2021, assim como os demais modelos da marca.

Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20. Fotos: Maserati.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.
Maserati MC20.

Reportar Erro