Para manter o reinado, Jeep apresenta o renovado Compass
O SUV médio mais vendido do país chega com novo visual, motor turbo flex e mais tecnológico
No início do mês, a Jeep divulgou as imagens e primeiras informações do renovado Compass, o SUV médio mais vendido do país acaba de ser apresentado oficialmente e já está disponível. O modelo chega repleto de novidades, do motor às versões, a partir de R$ 139.990.
É até difícil dizer qual a principal novidade do Compass 2022, mas se for colocar tudo em uma balança, certamente será o novo motor turbo flex. Finalmente o SUV ganha uma caixa de força moderna, que, segundo a marca, alia alta performance com economia de combustível.
O propulsor 1.3 gera 185 cavalos e 27,5kgfm de torque, sempre aliado ao câmbio automático de seis velocidades, direção elétrica e suspensão independente nas quatro rodas. No conjunto mecânico, outra novidade é o Jeep Traction Control + (uma espécie de TC+ E-Locker da Fiat, por serem do mesmo grupo, as marcas compartilham muitos equipamentos).
O sistema é um controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. O TC + aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR Off no veículo.
As opções diesel mantém o consagrado motor 2.0 turbo de 170 cavalos e 35,7kgfm de torque, aliado a transmissão automática de nove velocidades, direção elétrica e o sistema 4×4. Além disso, para já se enquadrar nas normas do Proconve L7, ele passa a contar com tanque de Arla32, como nos caminhões, o que reduzirá em 85% a emissão de óxido de nitrogênio na natureza.
No visual, a Jeep manteve o mesmo estilo do Compass. O para-choque dianteiro foi redesenhado, assim como as lanternas. A maior novidade é na versão S (que agora é topo de linha na flex e não mais no diesel), que conta com saias e proteção das caixas de roda na mesma cor do veículo, apontando um lado mais esportivo do SUV. Nas demais, as peças são em preto.
Se por fora, o utilitário pouco mudou, por dentro, a história é outra. Praticamente toda a cabine foi reformulada, com destaque para a gigante tela da central multimídia de 10,1 polegadas a partir da Longitude (na Sport, o display é o de 8,4 polegadas). Consoles, painel, volante, tudo foi redesenhado e passa a ter um estilo ainda mais elegante.
Com a diferença no tamanho das telas, a Sport é a única que não contará com o sistema Adventure Intelligence Plus, que deixa o SUV conectado e permite diversas funções, como localizar o veículo, partida remota, serviços de emergência, wi-fi nativo, conectividade com Alexa da Amazon e pesquisas de pontos de interesse como postos de combustíveis.
As versões
Como falamos, a Sport se mantém como opção de entrada, ela parte de R$ 139.990 e, de série, vem com faróis full LED, ar-condicionado digital e dual zone, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags e o Jeep TC+.
A Longitude (R$ 154.990 na flex e R$ 196.990 na diesel), ganha a central multimídia com tela de 10,1 polegadas com navegação embarcada, o Adventure Intelligence Plus, bancos em couro, retrovisores externos elétricos e interno eletrocrômico e borboletas no volante para troca de marchas.
A Versão Especial 80 Anos (R$ 162.990 e R$ 204.990) recebe todos os adereços referente à configuração, como teto, rodas e interior em preto e badges exclusivos em comemoração aos 80 anos da marca e ganha carregador de smartphones por indução, partida remota na chave, som premium da Beats, retrovisores rebatíveis automaticamente e park assist.
A Limited (R$ 176.990 e R$ 216.990) acrescenta banco elétrico para o motorista, monitoramento de ponto cego, painel de instrumentos 100% digital e rodas de 19 polegadas com parafusos antifurto. Já a Trailhawk (R$ 216.990), agrega os detalhes 4×4 como suspensão off-road, pneus de uso misto, ganchos na dianteira e na traseira, sete airbags e protetores de cárter, de tanque de combustível e de transmissão.
A S (R$ 187.990), topo de linha para motorização flex, recebe piloto automático adaptativo com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas e frenagem autônoma, reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga, banco elétrico para o passageiro, porta-malas com abertura por sensor, farol alto automático, monitoramento de mudança de faixa, teto solar elétrico panorâmico e tomada auxiliar de 127v.