Gigante de volta

O retorno de um ícone! Jeep (re)apresenta o Grand Wagoneer

O modelo, que ainda é um conceito, será fabricado a partir de 2021 em Detroit (EUA)

acessibilidade:
Jeep Grand Wagoneer Concept. Fotos: Jeep.

Em 1984 a Jeep apresentava o Grand Wagoneer, versão grande do icônico utilitário. Agora, após um hiato de 29 anos (o modelo foi aposentado em 1991), a americana lança uma versão conceito do gigante, que já tem produção prevista para iniciar em 2021, em Detroit, nos Estados Unidos.

Segundo a Jeep, ele marca o renascimento de um ícone norte-americano e antecipa a visão moderna do próximo SUV premium da montadora. A estreia do conceito posiciona o lendário nome Wagoneer como a extensão premium da Jeep. O modelo definirá o conceito “american premium”, oferecendo uma experiência única e sem precedentes aos clientes.

Gigante quadradão no estilo do modelo original.

“Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, aponta Christian Meunier, presidente global da Jeep.

As versões de produção do Wagoneer e do Grand Wagoneer estão programadas para chegarem às concessionárias nos Estados Unidos no próximo ano e serão produzidas na planta de Warren, no estado do Michigan (EUA), perto do centro de Detroit. 

Cabine no estilo 2+2+3 lugares.

Como uma homenagem à fábrica e sede da empresa, o telhado de vidro panorâmico exibe um mapa da cidade e sua área metropolitana. Além disso, como carro conceito, o Grand Wagoneer “oferece” pela primeira vez em sua história uma terceira fila de assentos. 

Como um legítimo Jeep, o Grand Wagoneer Concept conta com uma proeminente grade frontal com as sete fendas icônicas da marca. Cada espaço entre as fendas são iluminados com LED. As rodas de alumínio tem acabamento em Obsidian. O desenho da traseira é quadradão, remetendo bem o estilo do modelo original. As lanternas também são em LED e envolvem bem a traseira do veículo.

O gigante teto panorâmico vai até a terceira fileira de bancos.

O amplo teto panorâmico é rodeado por dois trilhos com quatro laços duplos de madeira de teca e uma moldura de bronze, material de uso quase exclusivo em iates, em propriedades extravagantes e, atualmente, é material premium escolhido por designers de muitos setores diferentes.

Como aponta o nome, o Grand Wagoneer Concept oferece um interior enorme para sete pessoas e, como outros gigantes americanos, as duas primeiras filas são independentes e é a terceira que conta com três assentos. A cabine ainda conta com luz ambiente personalizável em cor e intensidade.

Volante no estilo clássico do modelo, com dois raios.

A maioria das características do interior homenageia a história do Grand Wagoneer original, como o volante de dois raios. A abertura da porta do motorista revela uma inscrição na borda externa do painel de instrumentos “EST. 1963”, que presta homenagem ao primeiro Wagoneer de produção.

Ainda na cabine, uma lâmina de vidro ônix atravessa todo o painel — que conta com quatro telas digitais. Além dele, alumínio pode ser visto por todos os cantos, na alavanca do câmbio e nos alto-falantes e contornos das portas. Enquanto o Grand Wagoneer original era caracterizado pela utilização abundante de madeira por fora, o Concept tem uso massivo deste material por dentro.

Ao todo, são cinco telas digitais.

Todas as funções do veículo são acessadas pelas quatro telas. A primeira, de 12,3 polegadas, faz a vez de painel de instrumentos. A da central multimídia tem 12, 1 polegadas, logo abaixo dela, um display de 10,25 polegadas controla os bancos e o ar-condicionado. O carona também tem a disposição uma tela de 10,25 polegadas.

A segunda fileira de assentos conta com outras três telas. Uma central de 10,25 polegadas que controla a climatização e outras duas de 10,1 polegadas para entretenimento dos passageiros. O sistema de som foi produzido pela McIntosh. O Grand Wagoneer é o primeiro veículo a ser equipado com som da histórica marca de luxo americana.

Jeep Grand Wagoneer Concept.

Por ainda ser um veículo conceito, a Jeep não divulgou muitas informações sobre os dados mecânicos do modelo, apenas que ele será um híbrido plug-in, ou seja, contará com motor elétrico e à combustão, além, claro, do sistema 4×4, especialidade da marca americana.

Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept. Fotos: Jeep.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.
Jeep Grand Wagoneer Concept.

Reportar Erro