Foco no futuro

No seu centenário, Ford inicia o projeto dos próximos 100 anos com o Rock in Rio

Com um século de Brasil, a marca é uma das parceiras do maior festival de música do mundo

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Ford no Rock in Rio 2019. Fotos: Ford/Divulgação.

Hoje, um dos maiores festivais de música do mundo — se não for o maior — abre as portas para mais uma edição. O Rock in Rio 2019 (RiR), como de costume, traz para o Brasil diversas bandas de renome internacional em sete dias. Além dos shows, uma marca tenta retomar o caminho de sucesso com o festival, a Ford, uma das patrocinadoras do evento. 

Em 2019, a marca americana comemora 100 anos de Brasil. Mesmo em um ano tão importante, a empresa centenária passou por alguns percalços. O mais impactante deles foi a notícia do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com o consequente encerramento da linha do Fiesta, além do fim da produção — mundial — de caminhões. 

O estande tem visão para o palco mundo.

Para reverter o cenário negativo, a montadora aposta no lançamentos de diversos produtos, como a Ranger e séries especiais do Ka e do EcoSport, e em um contato maior com o público. Para isso, a marca, entre outros motivos, resolveu patrocinar o Rock in Rio. 

Para a montadora, o festival tem um poder de alcance e de diversidade de público que joga para, qualquer marca, um efeito muito positivo. “É um diferencial muito grande a gente estar junto com o RiR e poder mostrar a marca para nossos consumidores e de outra montadoras também”, enaltece André Leite, gerente de Comunicação e Marketing da Ford Brasil. 

O Territory será o astro da marca no festival.

De acordo com ele, a decisão de patrocinar o evento não se deu apenas pelo fato da empresa está fazendo 100 anos de Brasil. “Nós temos trabalhado muito a evolução da marca no próximo século. Queremos usar a oportunidade para mostrar ao público o que pretendemos ser e fazer como marca. Mostrar que a Ford está realmente mudando”.

Segundo o gerente, o evento foi pensando em três fases (aquecimento, festival e pós). “Primeiro tivemos diversas ações com clientes, com público interno, e o fortalecimento do aplicativo Ford Pass. Tudo superou nossas expectativas, agora esperamos que, dentro da Cidade do Rock, seja tão sucesso quanto”.

Nos intervalos das atrações principais, shows especiais.

A Ford terá um espaço exclusivo dela. O público poderá ver de perto o Territory, SUV que chega ano que vem no mercado Brasileiro. Além disso, o estande contará com um painel do Waze para auxiliar na saída do festival e shows, realizados nos intervalos das atrações principais. 

“Apesar de ser uma coisa que todo mundo tem acesso no celular, resolvemos criar o painel para ajudar o público, até porque, como o festival é longo, a bateria acaba, assim ninguém fica na mão”, afirma Leite.  

O lounge da marca no festival.

Além do espaço próprio, a marca estará presente na Rota 85, espaço novo idealizado em celebração ao ano que o RiR foi criado. “É um lugar ‘By Ford’, patrocinada pela montadora, a gente divida com outras marcas, mas somos a principal por lá”. 

No espaço, a Ford contará com uma espécie de garagem, onde toda a linha da marca estará em exposição, do Ka ao Mustang, passando por Fusion, EcoSport e EDGE. “Se alguém se interessar em conhecer mais sobre qualquer produto, ela será direcionada para uma concessionária na sua própria região, independente de qual seja”.

O estande da marca dentro do Rock in Rio.

Segundo o gerente de marketing, a marca precisava de notícias positivas como a parceria com o Rock in Rio, principalmente após a decisão global e não apenas pontual do Brasil, de fechar a fábrica paulista. “O que o festival trouxe antes mesmo dele começar, como promoções em serviços, foi extremamente valoroso, tivemos uma resposta muito boa dos clientes”. 

“Quando queremos falar de evolução de marca, estamos utilizando o RiR para aprender, para sabermos o que devemos aplicar de acordo com a necessidade e, principalmente, como nossos clientes interagem. Ainda temos uma fase grande para passar, que é o próprio festival. E podemos, no futuro, trabalhar com outros eventos em uma maior frequência”.

Ford no Rock in Rio 2019.

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