Teste da Vez

Nissan Versa tinha tudo para ser ótimo, não fosse o motor e o preço

Testamos a versão topo de linha do sedã, que peca no valor e no propulsor ultrapassado

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Nissan Versa Exclusive 2021. Fotos: Geison Guedes/DP.

A nova geração do Nissan Versa chegou ao mercado brasileiro há pouquíssimo tempo, em novembro de 2020. O modelo, o lançamento mais importante da marca desde o Kicks, passou por uma reformulação profunda, mas não o suficiente para trocar o ultrapassado motor 1.6 aspirado, apesar de, tecnicamente, ele não ser o mesmo da geração anterior. 

Além disso, como vem do México, chega aqui por uma pequena fortuna. Testamos a versão topo de linha do sedã compacto, a Exclusive. Bastante completa, ela conta com uma excelente lista de equipamentos, o abundante espaço interno que consagrou o modelo e um visual bem mais moderno mas tudo ao custo de insanos R$ 96.690. 

O sedã compacto está mais elegante do que nunca.

Sobre o preço, são dois poréns. O primeiro, é que mesmo lançado há pouco mais de dois meses, ele já teve um aumento de R$ 3.700. Em novembro, custava já salgados R$ 92.990. O segundo é que o valor atual o coloca como o segundo sedã compacto mais caro do país, atrás apenas do Volkswagen Virtus que ultrapassou a impressionante barreira dos R$ 100 mil. 

Além do banho de tecnologia, a grande revolução do modelo foi no design. Não que a marca tenha feito algo muito fora do comum, mas como a geração anterior — até então produzida no Brasil — era, sem meias palavras, horrenda, a nova se sobressai bem. 

Muito melhor

Como a carroceria, a cabine mudou radicalmente.

Certo que visual, beleza — ou falta dela — é mais questão de gosto, é algo pessoal. Algo que uma pessoa diz ser bonito, outra pode falar que não é. Mas é inegável que o novo Versa está “anos-luz” do antigo em relação ao design. 

O visual ressalta a nova visão de design da Nissan, com um exterior mais marcante, utilizando a grade V-Motion (presente no Kicks). Os faróis e lanternas em LED tem um formato que lembram bumerangues, deixando o visual mais elegante. 

Como sempre, o espaço traseiro é bem generoso.

Por dentro, outra agradável surpresa. A cabine, claramente inspirada no Kicks, é bem elegante, principalmente por causa do acabamento em dois tons. São detalhes que dão um charme a mais. Um ponto alto é que no painel e nas portas além do plástico, há partes em couro, o que eleva a qualidade do interior. Além disso, as peças são muito bem encaixadas. 

Se o maior destaque do Versa já era o espaço interno generoso, imagina agora que ele está maior. O sedã cresceu 50mm na largura e 20mm no entre-eixos, o que deixa o espaço para as pernas no banco traseiro ainda mais confortável. Com isso, mesmo pessoas grandes viajam com conforto atrás, claro que o ocupante do meio sempre sofre um pouco mais, mas nada demais. O porta-malas também está maior, agora com excelentes 482 litros. 

Para justificar

A câmera 360º é exclusiva do Versa na categoria.

Como falamos, um dos grandes poréns do Versa é o preço. Para tentar “compensar” o alto valor pedido, a Nissan equipou muito bem o sedã compacto. A lista de equipamentos da versão topo de linha é generosa e com itens exclusivos na categoria. 

O foco maior são os itens de segurança. Ele conta com o Nissan Intelligent Safety Shield, um “escudo inteligente de segurança” que conta com alertas de colisão frontal com assistente de frenagem e de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° com detector de movimento, monitoramento de ponto cego e alerta de objetos no banco traseiro.

Ao todo, são três portas USB.

Isso sem falar em equipamentos básicos para um veículo dessa faixa de preço, como seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiro e crepuscular, faróis, incluindo a luz de circulação diurna, em LED e piloto automático. 

Na parte da comodidade, bons itens, mas o único de destaque é o aquecimento nos retrovisores. No mais, ele conta com abertura das portas e partida do motor com chave sensorial, central multimídia com tela sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e GPS integrado, três portas USB, ar-condicionado automático e digital e um display de sete polegadas no painel de instrumentos.

O calcanhar de Aquiles

Fosse um motor turbo, o sedã seria bem mais esperto.

Como falamos na época do lançamento, uma pessoa menos atenta pode achar que o conjunto mecânico da nova geração do Versa é o mesmo da anterior, que ainda equipa o V-Drive (a geração antiga mudou de nome e continua sendo produzida na planta de Resende, no Rio de Janeiro, da marca).

O novo, utiliza o mesmo conjunto que equipa o Kicks. Apesar de ser um mais novo que o anterior, ainda se trata de um motor aspirado e de baixa cavalaria. Principalmente quando os principais rivais já estão utilizando propulsores turbo e, quem não tem ainda, está para receber. 

Até o visual da traseira evoluiu bem.

O motor do Versa é um 1.6 aspirado de míseros 114 cavalos e 15,5kgfm de torque, tanto com gasolina, quanto com etanol. A transmissão é automática CVT, a mesma do Kicks, assim como o propulsor. A direção é elétrica. Os freios são a disco apenas na dianteira, pelo preço do veículo, deveriam ser nas quatro rodas. 

Naturalmente, câmbios CVT não são espertos, e com um motor longe de ser forte como esse, as manobras são feitas com certo “sofrimento”. É preciso pisar fundo no acelerador, deixar o giro subir e ter um cuidado redobrado, principalmente nas ultrapassagens e nas retomadas de velocidade. A aceleração, como de costume deste tipo de câmbio, é muito progressiva. 

O câmbio CVT, como todos do tipo, é lento nas respostas.

As saídas também são morosas, o motorista precisa ter atenção redobrada, já que as respostas não são nada imediatas. Pelo menos, a Nissan trabalhou bem no isolamento acústico do carro. Outro problema comum de câmbios CVT é o excesso de ruído, coisa que não há no Versa. Com os vidros fechados, o barulho da transmissão trabalhando fica todo do lado de fora. 

O consumo do sedã não foi ruim, mas também não foi excepcional. Durante nosso teste, rodamos a maior parte do tempo por rodovias. Isso sem falar que em Brasília a topografia da cidade permite um gasto mais perto do rodoviário. Em média ele fez 7,9km/l com etanol. Não é ruim, mas se olharmos para o líder da categoria que fez 11km/l com o mesmo combustível, deixa a desejar.

A opinião do Diário Motor 

Nissan Versa Exclusive 2021.

O novo Versa tinha tudo para ser um excelente carro, não fosse o motor e o preço. Se ele fosse mais barato ou tivesse um propulsor mais moderno, já seria muito melhor. Em um mundo ideal, o correto seria os dois. 

Até porque, ele é quase R$ 7 mil mais caro que o líder da categoria (o Chevrolet Onix Plus), um pouco mais barato que o segundo colocado (Volks Virtus), mas custa mais de R$ 12 mil que o Hyundai HB20S, o quinto sedã compacto mais vendido de 2020. Em comum, todos os rivais utilizam motorização turbo, bem mais modernos que o 1.6 aspirado do Versa. 

O acabamento em dois tons eleva a qualidade da cabine.

Na parte dos equipamentos, ele manda bem, principalmente na segurança, inclusive com itens exclusivos da categoria como o sistema de câmeras 360º, sem falar em alerta e auxiliar de frenagem e monitoramento de ponto cego. Na parte do conforto, o que se deve ter em um veículo desta faixa de preço.

O grande destaque continua sendo o espaço interno, ainda mais generoso, e o porta-malas, de longe o maior da categoria. Se você não se preocupa com um motor ultrapassado e nada esperto, o Versa pode ser uma boa escolha pelos predicados que citamos. No geral, vale o teste drive com possível compra! Nota 7

Ficha Técnica

Motor 1.6 aspirado.

Motor: 1.6

Potência máxima: 114cv 

Torque máximo: 15,5kgfm 

Transmissão: automática do tipo CVT

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira 

Freios: a disco a frente e tambor atrás 

Porta-malas: 482 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.475 x 1.740 x 4.495 x 2.620mm 

Preço: R$ 96.690

Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
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Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021. Fotos: Geison Guedes/DP.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
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Nissan Versa Exclusive 2021.
Nissan Versa Exclusive 2021.
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