SUV reformulado

Nissan Kicks ganha novo visual e mais tecnologia na primeira grande alteração

O SUV compacto lançado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 recebe o facelift de meio de vida

acessibilidade:
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.

Em 2015, a ofensiva de SUVs no Brasil ganhou um novo capítulo. Naquele ano, três marcas apresentaram seus primeiros representantes compactos. Enquanto algumas montadoras demoraram para responder, a Nissan foi “rápida no gatilho” e já no ano seguinte lançou, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Kicks. 

O modelo, a princípio, fabricado no México, caiu no gosto do público, tendo seu auge em 2018 e 2019, quando ficou em terceiro lugar entre os mais vendidos da categoria. No entanto, com a chegada de novos modelos e a renovação de outros, perdeu fôlego e fechou 2020 na pior posição desde o lançamento, em quinto. Mesmo lugar de 2016, quando teve apenas meio ano de vendas. 

Na traseira, a maior novidade é a faixa luminosa que liga as lanternas.

Para tentar recuperar o terreno perdido e voltar a ser um incômodo aos líderes da categoria, a Nissan apresenta o facelift de meio de vida do Kicks. O SUV chega com visual completamente renovado, interior praticamente idêntico ao do Versa, com uma lista de equipamentos interessante, mas com o mesmo conjunto mecânico arcaico e preços que assustam. 

Equipado com motor 1.6 aspirado de míseros 114 cavalos com opção de câmbio manual (na versão de entrada) ou automático do tipo CVT nas demais. Ele parte de salgados R$ 90.390 e chega em surreais R$ 119.390. Além das mudanças visuais e na lista de equipamentos, as versões mudam de nome, seguindo a mesma estratégia do Versa e chega às lojas da marca em março, mas já está em pré-venda.

Ainda mais ousado

A dianteira foi completamente redesenhada.

No universo automotivo, as marcas japonesas nunca se destacaram pela ousadia no visual. A maioria das montadoras do País do Sol Nascente utilizam um design mais burocrático, sem muita ousadia. A Nissan é uma das que tentam se desvincular desse estereótipo.

E é justamente com o Kicks, mais uma vez, que ela mostra que japonês pode sim ser ousado quando o assunto é design. A dianteira foi completamente reformulada, a Nissan levou a grade “V-Motion” a outro patamar, com um estilo muito mais agressivo e imponente. 

Na cabine, a novidade é a nova moldura da central multimídia.

Os faróis estão mais finos e conversam bem tanto com o capô, que conta com vincos interessantes, quanto com a nova grade e o para-choque. Falando na peça, ela também passou por todo um retrabalho visual. Na lateral, a coluna C em preto mantém o estilo do teto flutuante. Na traseira, o para-choque foi redesenhado e ele ganhou uma faixa luminosa entre as lanternas, que são de LED de série.

Por dentro, a principal novidade é a moldura da tela da central multimídia, que foi atualizada. É basicamente a única coisa que separa o SUV do sedã. Além disso, nas versões topo de linha, ele terá duas opções de acabamento, preto com cinza ou macchiato, o famaso marrom. Outra novidade é o para-brisa com isolamento acústico, que reduz em 35% o ruído externo dentro da cabine.

Novas versões

A motorização continua a mesma, o antiquado 1.6 aspirado.

O conjunto mecânico continua o mesmo, não sofreu nenhuma alteração. Com isso, o Kicks mantém o antiquado motor 1.6 de míseros 114 cavalos e 15,5kgfm de torque, o mais fraco da categoria — que inclusive conta com vários representantes turbinados –, aliado à transmissão manual ou automática CVT e direção elétrica. 

Assim como no Versa, a Nissan altera o nome das versões do Kicks. A S, de entrada, passa a se chamar Sense. Com câmbio manual (R$ 90.390) ela vem com airbags laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade com smartphones, direção, vidros e retrovisores elétricos. 

As versões mudaram de nome, a topo agora se chama Exclusive.

A Sense CVT (R$ 98.390) ganha, além da transmissão automática, luz de circulação diurna, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas e piloto automático. 

A intermediária SV passa a se chamar Advance (R$ 106.390). Ela acrescenta retrovisor interno eletrocrômico e externos com indicador de direção, chave sensorial para abertura das portas e partida por botão, display de sete polegadas no painel de instrumentos, rodas de liga leve de 17 polegadas e a tela da central multimídia passa a ser de oito polegadas.

Nissan Kicks Exclusive.

A topo de linha, antes SL, agora Exclusive (R$ 116.390), ganha acabamento premium nos bancos, ar-condicionado automático, controles inteligentes de freio motor e de curvas, estabilizador de carroceria, faróis full LED, retrovisores rebatíveis, câmera 360º e sistema de som premium Bose com alto-falante no apoio de cabeça do motorista. 

Como na linha anterior, a versão topo de linha conta com a opção Pack Tech (R$ 119.380), além de ser a mais cara do SUV, ela acrescenta monitoramento de ponto cego, acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e luminosidade e alertas de mudança de faixa e de tráfego cruzado traseiro. 

Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.

Reportar Erro