Primeiras Impressões

Nissan Kicks Exclusive fica mais seguro e ousado, apesar do motor antiquado

Primeiras impressões da versão topo de linha do SUV compacto que chega em março às lojas

acessibilidade:
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.

Tuiuti (SP) — A Nissan acaba de apresentar o novo Kicks, o SUV compacto da japonesa, lançado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, recebe o primeiro facelift. Com um “banho de loja” tecnológico, visual ainda mais agressivo e novos nomes para as versões, o modelo tenta voltar a fazer frente aos principais modelos do mercado. 

Tivemos um breve contato com a nova versão topo de linha, a Exclusive com Pach Tech. A opção mais completa do utilitário compacto impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada e pelo preço exacerbado. O maior porém, além do valor, é a manutenção do conjunto mecânico antiquado. 

Os para-choques são novos, assim como a faixa luminosa entre as lanternas.

Saindo por R$ 119.380, praticamente o mesmo valor da versão anterior. Apesar da marca manter o preço, ele ainda é muito caro, o que mostra que a linha antiga estava custando mais do que deveria. Ainda assim, entre os topo de linha, ele está longe de ser o mais caro. O Kicks chega às lojas em março, mas já está em pré-venda.

Se o visual mudou bem, assim como a lista de equipamentos, principalmente da versão mais completa, o mesmo não podemos dizer do conjunto mecânico. A Exclusive, assim como todas as outras, utiliza o antiquado motor 1.6 aspirado de míseros 114 cavalos unido a uma transmissão automática do tipo CVT. 

Mudança agressiva

A nova grade da um ar ainda mais agressivo ao SUV.

De cara, a maior mudança do Kicks é o visual. A dianteira mudou bem, com a grade “V-Motion” ainda mais destacada, com pequenos detalhes cromados, mas a maior parte em preto brilhante. Os faróis estão mais finos, conversando bem com o capô e com o novo para-choque, totalmente redesenhado e a grade. 

Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e agora ela conta com uma faixa luminosa ligando as lanternas, que são em LED, e antena tipo barbatana de tubarão. Ele mantém a Coluna C em preto, para apontar o estilo teto flutuante. E continua com opção de teto em preto. 

Como sempre, espaço traseiro generoso.

Por dentro, a principal novidade é a tela da central multimídia, que ganhou nova moldura. Além disso, ele tem duas opções de interior, cinza com preto e macchiato, o marrom. Como de costume, o acabamento é muito bem feito, sem nenhum tipo de rebarba ou peça mal encaixada. 

Outro atributo mantido no Kicks é o amplo espaço interno. O SUV continua com uma área traseira generosa, quatro adultos viajam com extremo conforto, um quinto sempre fica um pouco mais apertado, mas nada absurdo. O porta-malas continua espaçoso com 432 litros. 

Ainda mais completo

Faróis full LED são um dos destaque da versão topo de linha.

A lista de equipamentos, principalmente da versão que tivemos contato, a Exclusive Pack Tech, está bem completa. Na parte da comodidade, ela vem com ar-condicionado digital, mas de apenas uma zona e sem saída para a traseira, central multimídia com tela de oito polegadas, conexão com smartphones e duas portas USB. 

Ele ainda vem com chave sensorial para abertura das portas e partida do motor por botão, display de sete polegadas no painel de instrumentos, rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico e externos com indicador de direção e sistema de som premium Bose com alto-falante no apoio de cabeça do motorista, que é um caso à parte. 

Por dentro, a principal mudança está na central multimídia.

Na parte da segurança, são seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, luz de circulação diurna e faróis em LED, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, controles inteligentes de freio motor e de curvas, estabilizador de carroceria, retrovisores rebatíveis e câmera 360º. 

Agora, a opção Pack Tech, acrescenta ótimos itens de segurança, como monitoramento de ponto cego, acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e luminosidade e alertas de tráfego cruzado traseiro e de mudança de faixa, só faltou um piloto automático adaptativo para tirar o 10.   

Mais que premium

O sistema de som da Bose eleva, e muito, a cabine.

Um dos principais destaques da nova linha do Kicks é o sistema de som da Bose. A marca americana assina o conjunto do SUV, que vem com oito alto-falantes, sendo dois deles no encosto de cabeça do motorista, algo inédito no mercado brasileiro. 

Com alto-falantes — nada — comuns e twitters, o sistema conta com o modo Personal Space que otimiza o som, focando no motorista ou distribuindo na cabine. Mesmo sem qualquer tipo de subwoofer, o sistema consegue alcançar graves potentes, sem distorcer a qualidade da música. Para quem gosta de dirigir ouvindo um bom som, o Kicks tem um diferencial e tanto. 

Pontos melhorados

O ponto negativo é o antiquado motor 1.6 aspirado.

Em nosso breve contato com o novo Kicks, em uma pista de provas em Tuiuti, no interior de São Paulo, não tivemos muito o que testar na parte do conjunto mecânico, apesar dele não ter sofrido nenhuma alteração. Até por isso, não iremos comentar sobre este aspecto. 

O que pudemos testar foram os novos itens de segurança. Como todo monitoramento de ponto cego, o do Kicks funciona bem, até mesmo motociclistas em scooter, que naturalmente não seriam observados pelo motorista, não passam desatentos pelo sistema. 

O radar de monitoramento vai atrás do logo da marca.

O aviso de saída de faixa tem um lado curioso, ele funciona bem, basta começar a invadir a via ao lado que ele avisa o motorista, mas para isso é preciso estar acima de 60km/h. Com o farol alto inteligente, o condutor pode sempre andar com ele ativado, pois o veículo sempre identifica outro carro e muda para facho baixo e depois volta para o alto. 

O novo para-brisa acústico diminui consideravelmente o barulho na cabine, principalmente quando o câmbio CVT faz o giro subir — ou seja, quase sempre –, aliado ao ótimo sistema de som, qualquer viagem ficará ainda mais confortável. 

A opinião do Diário Motor

O visual deixou o Kicks ainda mais interessante.

O novo Kicks chega com design ainda mais agressivo e imponente, mostrando que a Nissan quer se destacar, ao menos visualmente falando, ainda mais. Além do novo desenho, o SUV recebe um banho de tecnologia, principalmente de segurança.

O grande porém é o preço, para variar no mercado brasileiro, e o conjunto mecânico, que continua o mesmo. Saindo por R$ 119.380, o Kicks Exclusive Pack Tech está longe de ser a versão topo de linha mais cara, mas também não chega nem perto de ser a mais barata. 

Nissan Kicks Exclusive.

Contando com os atributos que fizeram o modelo se destacar, como o espaço interno, aliado aos novos equipamentos, principalmente os de segurança, e o ótimo sistema de som da Bose, o Kicks, se você não se importar com o fraco motor, pode ser uma boa opção de compra! Nota: 8,5.

Ficha Técnica

Motor 1.6, câmbio automático e direção elétrica.

Motor: 1.6

Potência máxima: 114cv 

Torque máximo: 15,5kgfm 

Transmissão: automática do tipo CVT

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira 

Freios: a disco a frente e tambor atrás 

Porta-malas: 432 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.590 x 1.760 x 4.295 x 2.620mm 

Preço: R$ 119.380

Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive. Fotos: Geison Guedes/DP.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.
Nissan Kicks Exclusive.

Viagem a convite da Nissan

Reportar Erro