Nissan Kicks Exclusive fica mais seguro e ousado, apesar do motor antiquado
Primeiras impressões da versão topo de linha do SUV compacto que chega em março às lojas
Tuiuti (SP) — A Nissan acaba de apresentar o novo Kicks, o SUV compacto da japonesa, lançado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, recebe o primeiro facelift. Com um “banho de loja” tecnológico, visual ainda mais agressivo e novos nomes para as versões, o modelo tenta voltar a fazer frente aos principais modelos do mercado.
Tivemos um breve contato com a nova versão topo de linha, a Exclusive com Pach Tech. A opção mais completa do utilitário compacto impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada e pelo preço exacerbado. O maior porém, além do valor, é a manutenção do conjunto mecânico antiquado.
Saindo por R$ 119.380, praticamente o mesmo valor da versão anterior. Apesar da marca manter o preço, ele ainda é muito caro, o que mostra que a linha antiga estava custando mais do que deveria. Ainda assim, entre os topo de linha, ele está longe de ser o mais caro. O Kicks chega às lojas em março, mas já está em pré-venda.
Se o visual mudou bem, assim como a lista de equipamentos, principalmente da versão mais completa, o mesmo não podemos dizer do conjunto mecânico. A Exclusive, assim como todas as outras, utiliza o antiquado motor 1.6 aspirado de míseros 114 cavalos unido a uma transmissão automática do tipo CVT.
Mudança agressiva
De cara, a maior mudança do Kicks é o visual. A dianteira mudou bem, com a grade “V-Motion” ainda mais destacada, com pequenos detalhes cromados, mas a maior parte em preto brilhante. Os faróis estão mais finos, conversando bem com o capô e com o novo para-choque, totalmente redesenhado e a grade.
Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e agora ela conta com uma faixa luminosa ligando as lanternas, que são em LED, e antena tipo barbatana de tubarão. Ele mantém a Coluna C em preto, para apontar o estilo teto flutuante. E continua com opção de teto em preto.
Por dentro, a principal novidade é a tela da central multimídia, que ganhou nova moldura. Além disso, ele tem duas opções de interior, cinza com preto e macchiato, o marrom. Como de costume, o acabamento é muito bem feito, sem nenhum tipo de rebarba ou peça mal encaixada.
Outro atributo mantido no Kicks é o amplo espaço interno. O SUV continua com uma área traseira generosa, quatro adultos viajam com extremo conforto, um quinto sempre fica um pouco mais apertado, mas nada absurdo. O porta-malas continua espaçoso com 432 litros.
Ainda mais completo
A lista de equipamentos, principalmente da versão que tivemos contato, a Exclusive Pack Tech, está bem completa. Na parte da comodidade, ela vem com ar-condicionado digital, mas de apenas uma zona e sem saída para a traseira, central multimídia com tela de oito polegadas, conexão com smartphones e duas portas USB.
Ele ainda vem com chave sensorial para abertura das portas e partida do motor por botão, display de sete polegadas no painel de instrumentos, rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico e externos com indicador de direção e sistema de som premium Bose com alto-falante no apoio de cabeça do motorista, que é um caso à parte.
Na parte da segurança, são seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, luz de circulação diurna e faróis em LED, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, controles inteligentes de freio motor e de curvas, estabilizador de carroceria, retrovisores rebatíveis e câmera 360º.
Agora, a opção Pack Tech, acrescenta ótimos itens de segurança, como monitoramento de ponto cego, acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e luminosidade e alertas de tráfego cruzado traseiro e de mudança de faixa, só faltou um piloto automático adaptativo para tirar o 10.
Mais que premium
Um dos principais destaques da nova linha do Kicks é o sistema de som da Bose. A marca americana assina o conjunto do SUV, que vem com oito alto-falantes, sendo dois deles no encosto de cabeça do motorista, algo inédito no mercado brasileiro.
Com alto-falantes — nada — comuns e twitters, o sistema conta com o modo Personal Space que otimiza o som, focando no motorista ou distribuindo na cabine. Mesmo sem qualquer tipo de subwoofer, o sistema consegue alcançar graves potentes, sem distorcer a qualidade da música. Para quem gosta de dirigir ouvindo um bom som, o Kicks tem um diferencial e tanto.
Pontos melhorados
Em nosso breve contato com o novo Kicks, em uma pista de provas em Tuiuti, no interior de São Paulo, não tivemos muito o que testar na parte do conjunto mecânico, apesar dele não ter sofrido nenhuma alteração. Até por isso, não iremos comentar sobre este aspecto.
O que pudemos testar foram os novos itens de segurança. Como todo monitoramento de ponto cego, o do Kicks funciona bem, até mesmo motociclistas em scooter, que naturalmente não seriam observados pelo motorista, não passam desatentos pelo sistema.
O aviso de saída de faixa tem um lado curioso, ele funciona bem, basta começar a invadir a via ao lado que ele avisa o motorista, mas para isso é preciso estar acima de 60km/h. Com o farol alto inteligente, o condutor pode sempre andar com ele ativado, pois o veículo sempre identifica outro carro e muda para facho baixo e depois volta para o alto.
O novo para-brisa acústico diminui consideravelmente o barulho na cabine, principalmente quando o câmbio CVT faz o giro subir — ou seja, quase sempre –, aliado ao ótimo sistema de som, qualquer viagem ficará ainda mais confortável.
A opinião do Diário Motor
O novo Kicks chega com design ainda mais agressivo e imponente, mostrando que a Nissan quer se destacar, ao menos visualmente falando, ainda mais. Além do novo desenho, o SUV recebe um banho de tecnologia, principalmente de segurança.
O grande porém é o preço, para variar no mercado brasileiro, e o conjunto mecânico, que continua o mesmo. Saindo por R$ 119.380, o Kicks Exclusive Pack Tech está longe de ser a versão topo de linha mais cara, mas também não chega nem perto de ser a mais barata.
Contando com os atributos que fizeram o modelo se destacar, como o espaço interno, aliado aos novos equipamentos, principalmente os de segurança, e o ótimo sistema de som da Bose, o Kicks, se você não se importar com o fraco motor, pode ser uma boa opção de compra! Nota: 8,5.
Ficha Técnica
Motor: 1.6
Potência máxima: 114cv
Torque máximo: 15,5kgfm
Transmissão: automática do tipo CVT
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: a disco a frente e tambor atrás
Porta-malas: 432 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.590 x 1.760 x 4.295 x 2.620mm
Preço: R$ 119.380
Viagem a convite da Nissan