Futuro esportivo

Nissan apresenta o Z Proto, conceito do próximo esportivo da marca

O provável representante da linha Z, virá para manter o legado esportivo da japonesa

acessibilidade:
Nissan Z Proto Concept. Fotos: Nissan.

A Nissan revelou o Z Proto, sinalizando a intenção da empresa de lançar uma nova geração da lendária linha esportiva, a Z. Exibido em um evento transmitido ao redor do mundo a partir do Pavilhão Nissan em Yokohama, Japão, o protótipo apresenta um novo design por dentro e por fora, bem como um trem de força atualizado com a clássica transmissão manual.

O conceito apareceu pela primeira vez em um vídeo teaser da “Nissan AZ”, exibido em maio. Segundo a marca, o Z Proto presta total respeito aos 50 anos de herança da família Z. Ao mesmo tempo que é um carro esportivo totalmente moderno.

O visual, mesmo moderno, não abandona o estilo da linha Z.

“O Z representa a alegria de dirigir em sua forma mais pura e ajudou a moldar o DNA da Nissan como um desafiante apaixonado e inovador. Desde a primeira geração, ele conquistou os corações dos entusiastas de carros em todo o mundo. É por isso que estamos tão animados hoje em poder dizer a eles: Sim, o próximo está chegando!”, afirma Makoto Uchida, CEO da Nissan. 

Ostentando uma pintura amarela nacarada brilhante (tributo a um esquema de cores popular tanto no 240Z de primeira geração quanto no 300ZX), o Z Proto apresenta um design exterior novo e atraente com uma silhueta que comunica respeito ao modelo original.

As linhas da dianteira remetem ao primeiro Z.

A forma do capô e os faróis de LED inclinados em forma de lágrima são lembretes inconfundíveis do Z original, o 240Z. As dimensões da grade retangular são semelhantes às do modelo atual, o 370Z.

A ligação com o Z original é mais notável quando se olha o Proto de lado. A linha do teto flui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja borda traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do pára-choque dianteiro, dando ao Z sua postura única.

A traseira são inspiradas no 300ZX.

A traseira se inspira nas lanternas do 300ZX, reinterpretadas para o mundo atual feitas em LED. A carroceria conta com detalhes em fibra de carbono nas saias laterais, dianteira e traseira. As rodas de liga leve de 19 polegadas e o escapamento duplo completam a presença marcante e esportiva do Z Proto.

De acordo com a japonesa o interior foi projetado para se ajustar ao motorista e ao passageiro como uma luva, combinando tecnologia com toques Z vintage. Para projetá-la, a marca buscou conselhos com lendas do automobilismo para, segundo ela, projetar uma cabine esportiva ideal tanto para as estradas, quanto para as pistas. 

Painel de instrumentos digital configurável.

Isso pode ser visto na instrumentação do Z. Todas as informações vitais são encontradas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e organizadas para ajudar o motorista a entendê-las de relance, como a opção de centralizar o conta-giros com o ponto de mudança da linha vermelha (acima das 7.000rpm) na posição de 12 horas.

Detalhes amarelos são encontrados porta toda a cabine, incluindo costuras no painel, nos bancos do tipo concha e na manopla do câmbio. O volante mistura tecnologias modernas e estilo vintage.

Detalhes em amarelo por todo o interior.

O Z original foi construído para levar a alegria e o entusiasmo da propriedade de um carro esportivo ao maior número de pessoas possível. Cada nova geração tinha um motor mais potente, embora os Zs sejam mais do que aumentos de potência.

“O Z sempre teve um desempenho forte e dinâmico, tornando mais fácil para os clientes aproveitarem suas capacidades e se sentirem o mais conectados possível ao carro. Isso tem sido verdade em todas as suas gerações e é o que impulsiona nossa paixão por inovar e desafiar a norma”, aponta Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produtos do Z Proto.

Como de costume, câmbio manual.

Sob o capô alongado está um motor V6 biturbo aprimorado acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Por se tratar de um protótipo, o foco da Nissan agora é sincronizar a potência com a graça e o controle que definiram o Z nos últimos 50 anos, a única certeza é que ele será superior aos atuais 336 cavalos.

Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept. Fotos: Nissan.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.
Nissan Z Proto Concept.

Reportar Erro