Sedã renovado

Nissan apresenta o novo Versa, que chega maior, mais moderno e muito caro

Completamente renovado, o modelo está em pré-venda e chega às lojas em novembro

acessibilidade:
Nissan Versa 2021. Fotos: Nissan.

A Nissan apresenta a nova geração do Versa no Brasil. O sedã compacto fabricado no México chega em novembro às concessionárias brasileiras, mas já está em pré-venda na loja online da marca. Completamente renovado, o três volumes está maior, com mais equipamentos, principalmente de segurança, e muito mais caro. 

O modelo, que é equipado com um fraco conjunto mecânico em todas as quatro versões, parte de salgados R$ 72.990 e chega em absurdos R$ 92.990. Propulsor e câmbio são os mesmos que equipam o Kicks, ou seja, um 1.6 aspirado de míseros 114 cavalos aliado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT. 

O visual do sedã foi completamente renovado.

De cara, o grande destaque do Versa é o visual. É inegável que a nova geração melhorou muito. Ele ressalta a nova visão de design da Nissan, com um exterior mais marcante, utilizando a grade V-motion, faróis e lanternas (em formato de bumerangue) em LED, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. 

Toda a carroceria foi redesenhada, além de ter crescido em comprimento e largura. Os espelhos retrovisores externos na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas e rodas de 17 polegadas completam o estilo do carro. 

Interior inspirado no Kicks.

Por dentro, a linguagem de design atual da marca é visível no painel de instrumentos estilo “Asa Deslizante”. O acabamento dos bancos gravidade zero, as inserções de materiais premium em dois tons brilhantes nas portas e nos bancos conferem ao Versa uma aparência mais elegante.

O espaço interno está ainda maior, com 50mm a mais na largura e 20mm no entre-eixos. Segundo a marca, o ambiente foi desenhado para ser amigável e útil para todos os ocupantes, com 20 compartimentos espalhados pela cabine e três portas USB. O porta-malas também cresceu, pulando para 482 litros.

Mais tecnológico 

Partida por botão é de série.

O novo Versa é equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias avançadas de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° inteligente com detector de movimento, monitoramento de ponto cego e alerta de objetos no banco traseiro.

O porta-malas está maior.

Os destaques ficam pelo alerta de tráfego cruzado traseiro, que previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, as câmeras 360º e o alerta de objetos no banco traseiro, que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. Mas esses não são itens presentes desde a versão de entrada. 

De série, ele vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro. Na parte da comodidade, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor por botão e regulagem elétrica dos retrovisores. 

As versões

Sem central multimídia nas versões de entrada.

Falando dos equipamentos de série, tirando os itens de segurança, a versão Sense manual é bem básica, mesmo com seus R$ 72.990. Para se ter uma ideia, as rodas são de aço com calotas e ela não conta com central multimídia, apenas um sistema de áudio com rádio e porta USB. A Sense CVT (R$ 77.990), acrescenta o câmbio e piloto automático. 

A intermediária Advance (R$ 83.490) ganha, em relação a Sense CVT, sensor crepuscular, rodas de liga leve de 16 polegadas, alerta de objetos no banco traseiro, tela de sete polegadas no painel de instrumentos, câmera de ré, faróis de neblina e central multimídia com tela sete polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. 

A topo de linha tem interior claro.

A topo de linha, a Exclusive (R$ 92.990) vem com todos os itens da Advance acrescidos de acabamento premium nos bancos, ar-condicionado automático e digital, antena estilo barbatana de tubarão, faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, GPS integrado, espelho retrovisor com aquecimento e todos os auxiliares e alertas de segurança. 

Quase igual

Apesar de parecer, o motor não é o mesmo.

Uma pessoa mais distraída pode achar que o conjunto mecânico do novo Versa é o mesmo da geração anterior, mas não, apesar dos números parecidos. Ele utiliza o mesmo do Kicks, ou seja, um motor 1.6 de 114 cavalos e 15,5kgfm de torque (o antigo gera 111 cavalos e 15,1kgfm), a transmissão CVT também é a mesma do SUV. 

Ao contrário de outras marcas, a Nissan não utiliza marchas virtuais no seu CVT. Para ter mais força e elasticidade, o motorista tem como opção o modo “Sport”, acionado por um botão na alavanca do câmbio.

Nissan Versa 2021.

“Ao acioná-la, o motor sobre cerca de 1.500rpm o que ajuda em diversas manobras. Além disso, nossos clientes indicam que o uso é mais prático do que as trocas manuais”, aponta Ricardo Abe, gerente de engenharia da Nissan do Brasil.

Como de costume, o Versa passou por uma “tropicalização” no sistema de suspensão. Para o Brasil, a engenharia da Nissan fez ajustes com as informações que tem dos gostos dos brasileiros. As molas e os amortecedores contam com uma calibração diferente para o mercado local.

Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021. Fotos: Nissan.
Nissan Versa 2021.
46º → Nissan Versa → 9.906 unidades
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.
Nissan Versa 2021.

Reportar Erro