Nissan apresenta nova Frontier com grande apelo visual e tecnológico
O facelift de meio de vida da atual geração modifica bem o design da picape média, que ganha mais itens de segurança e conforto
Puerto Iguazu (Argentina) – Em 2017, a Nissan apresentou a nova geração da Frontier, a quarta. Há época, as picapes médias estavam crescendo e a japonesa produzida na Argentina se alinhou com as principais rivais e foi além, principalmente no quesito tecnologia.
Desde o início deste novo ciclo, a Frontier se destaca pela quantidade de equipamentos embarcados, sendo muitos deles únicos na categoria, como o teto solar e câmeras 360º. Agora, a Nissan apresenta o facelift de meio de vida da atual geração da picape.
Além do visual completamente renovado, a Frontier chega à linha 2023 ainda mais completa, com novos equipamentos tecnológicos, tendo como destaque o Nissan Safety Shield 360, que engloba, entre outros, alerta inteligente de colisão frontal e monitoramento de ponto cego.
A Frontier chega agora em seis versões. Ela já pode ser reservada e chega às lojas da marca no Brasil no fim do mês partindo de R$ 230.197. A motorização não sofreu alterações, mantendo o 2.3 de até 190 cavalos aliado ao câmbio manual de seis ou automático de sete velocidades, direção hidráulica e a consagrada tração 4×4.
Redesenhada
De primeira, o grande destaque da nova Frontier é o visual externo. A picape foi completamente renovada, ganhando uma dianteira mais agressiva e robusta, principalmente na nova versão topo de linha, a Pro-4X (leia-se “pro-for-exi”).
Em todas as versões, a grade dianteira foi redesenhada. A diferença fica pelo material empregado, as opções mais aventureiras (como a Attack e a Pro-4X) são em preto, enquanto as demais mantém o padrão cromado. A peça conversa bem com o capô volumoso e aos – muito bem desenhados – faróis em LED.
Outra novidade é o nome da picape na ponta do capô, logo no início da grade. A traseira também recebe um novo desenho, com lanternas em LED e um degrau no para-choque, para auxiliar na hora de subir na caçamba. As laterais são praticamente idênticas, com poucas alterações.
O interior também foi levemente redesenhado, com foco no volante, que é totalmente novo, assim como o painel de instrumentos, que passa a contar com uma tela TFT de sete polegadas. No mais, apenas os bancos contam com novo design, o resto se manteve.
Mantido
Na parte da motorização, a Nissan praticamente não mexeu na Frontier. Ela mantém o mesmo propulsor 2.3 turbo de 163 cavalos e câmbio manual de seis velocidades na opção de entrada e biturbo de 190 cavalos e 45,9kgfm de torque aliado a transmissão automática de sete marchas. Além, claro, do sistema de tração 4×4.
Mecanicamente falando, a principal novidade é a adoção de freios a disco nas quatro rodas, além disso, a suspensão multilink (única do segmento) foi recalibrada para, segundo a Nissan, ficar mais macia. Outra novidade é a adoção do Arla 32, para adequar a motorização ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L7).
As versões
A opção de entrada continua a S (R$ 230.197) com câmbio manual e o motor de 163 cavalos. De série, ela vem com ar-condicionado com saída para o banco traseiro, piloto automático, o painel de instrumentos com tela de sete polegadas, quatro portas USB, seis airbags, auxiliares de partida e de descida em rampa e controles de tração e estabilidade.
A primeira novidade entre as versões é a SE (R$ 258.590), ela chega apenas em junho para ser a opção de entrada com câmbio automático de sete velocidades e o propulsor de 190 cavalos e ganha rodas de liga leve em relação à lista da S.
A Attack (R$ 263.648), acrescenta função Drive Mode, câmera de ré, a tela do painel de instrumentos passa a ser colorida em TFT, adesivos exclusivos da versão, estribos, santantônio, faróis de neblina, rack de teto, protetor de motor, retrovisores com rebatimento elétrico e luzes de direção e central multimídia com tela de oito polegadas.
A intermediária permanece a XE (R$ 278.942), ela ganha sensor de chuva, chave presencial, bancos em couro e rodas de liga leve de 18 polegadas e visual urbano.
A nova topo de linha, a Pro-4X (R$ 314.590) acrescenta bancos com acabamento exclusivo da versão, acendimento automático do farol, assento do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado digital dual zone, retrovisor eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, teto solar, rodas exclusivas de 17 polegadas, faróis em LED e os detalhes visuais.
A Pro-4X fica alinhada com a nova Platinum (R$ 314.590) no quesito equipamentos, a diferença fica pelos detalhes externos, como maçanetas e moldura da grade cromadas e frisos de porta e retrovisores na cor do veículo.
As duas contam com o novo sistema Nissan Safety Shield, o conjunto de tecnologias integradas funciona como uma espécie de escudo de segurança para o veículo. Ele conta com alerta avançado de colisão frontal (que monitora dois veículos à frente), assistente inteligente de frenagem e monitoramento de ponto cego com acionamento inteligente de freios.
O Safety Shield conta também com assistente de prevenção de mudança de faixa com alerta sonoro, visão 360º com detecção de objetos em movimento e monitor off-road, alertas de tráfego cruzado traseiro e inteligente de atenção do motorista e assistente de altura e intensidade dos faróis. Faltou apenas o piloto automático adaptativo.
*Viagem a convite da Nissan do Brasil