Ítalo-americana-francesa

Nasce um gigante, FCA e PSA aprovam fusão e criação da Stellantis

Os dois grupos esperam concluir a fusão até o próximo dia 16

acessibilidade:
FCA e PSA aprovam fusão e criação da Stellantis. Imagem: FCA.

Após meses de negociações, um novo grupo global de automóveis está para “nascer”. As Assembleias de Acionistas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e do Groupe PSA aprovaram, nesta segunda-feira (04), a fusão do grupo ítalo-americano com o francês. Segundo as empresas, 99% dos votos expressos foram a favor da transação.  

Os acionistas da FCA também aprovaram questões relacionadas à fusão, incluindo a adoção dos Estatutos da Stellantis e a nomeação dos membros previamente anunciados do Board of Directors da Stellantis, em cada caso efetivas a partir da data após a conclusão da fusão. 

Após a aprovação de hoje pelos acionistas e o recebimento das autorizações regulatórias finais ao longo do último mês, incluindo o da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, a FCA e a PSA esperam concluir a fusão em 16 de janeiro de 2021.

As ações ordinárias da Stellantis começarão a ser negociadas na Euronext, em Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, na segunda-feira, 18 de janeiro, e na Bolsa de Valores de Nova York na terça-feira, 19 de janeiro.

A Stellantis

Conforme aprovado anteriormente pelos conselhos dos dois grupos, a Stellantis será uma combinação completa de seus respectivos negócios na forma de uma fusão 50/50. John Elkann (CEO da FCA) deve ser o Presidente do Conselho e Carlos Tavares (CEO da PSA) o CEO e membro do Conselho do novo grupo.

Com a oficialização do acordo pelas Assembleias, a Stellantis será a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, com quase 20 marcas diferentes e 8,7 milhões de veículos produzidos anualmente, fora outras empresas ligadas aos grupos. A receita combinada da nova empresa deve girar em torno de 170 bilhões de euros, com lucro operacional recorrente acima de 11 bilhões de euros.

O nome do novo grupo tem raiz no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”. As empresas afirmam que o nome se inspira nesse novo e ambicioso alinhamento de marcas automotivas renomadas e fortes culturas empresariais que, ao se unirem, estão criando um dos novos líderes na próxima era da mobilidade. 

A marca (nome e logo) da Stellantis será usada exclusivamente para se referir ao novo grupo, como uma empresa corporativa. Os nomes e os logos das marcas constituintes do Grupo Stellantis permanecerão inalterados.

Reportar Erro