Pequeno sessentão

Mini Countryman e variações do clássico compacto completam 60 anos

Em 1960 a BMC introduziu um Morris Mini-Van, o Mini-Traveller e o Austin Seven Countryman

acessibilidade:
Morris Mini-Traveller. Fotos: Mini.

Em 1959 a British Motor Corporation (BMC) apresentou um veículo que viraria um “ente” da cultura pop, o Mini. No ano seguinte, a britânica — que atualmente faz parte do grupo BMW com o nome de MINI — apresentou as primeiras variações do clássico compacto. 

Há 60 anos, a BMC apresentou um Mini-Van, um veículo utilitário ideal para o uso como instrumento de trabalho, por operários e comerciantes. Vieram então versões mais arredondadas e estas chegaram ao mercado como Morris Mini-Traveller e Austin Seven Countryman, nome utilizado hoje em dia para as versões mais alongadas do compacto. 

O compacto teve uma versão van também.

A variedade de versões distintas é uma característica tradicional da marca e mais de 60 anos após seu surgimento continua sendo óbvio que o conceito do revolucionário Mini clássico era bom demais para ficar restrito a uma única versão. 

Segundo a montadora, o gênio inventivo dos engenheiros e a diversidade da BMC pavimentaram o caminho para essa ramificação com veículos mais longos, fortes, sofisticados e versáteis.

Austin Seven Countryman. Foto: Wikimedia.

O Morris Mini-Traveller e o Austin Seven Countryman se diferenciavam apenas pela grade do radiador, calotas e cor da carroceria. Ambos eram movidos por um motor de quatro cilindros instalado transversalmente na frente e entregando uma potência máxima de 34 cavalos.

O desempenho dos modelos era idêntico, assim como o volume do bagageiro, de 195 litros. De acordo com a marca, há época, todos ficaram entusiasmados com o generoso espaço disponível, os motores eficientes mais potentes, a boa aderência à estrada e a suspensão confortável que o novo compacto tinha para oferecer.

O Mini-Traveller contava com detalhes em madeira na carroceria. Foto: Wikipedia

O Austin Seven Countryman, assim como o Morris Mini-Traveller, alcançou status “cult” conservado até os dias atuais, também graças à versão com painéis feitos de madeira, popularmente conhecida como Woody. 

Quando foi lançado, em 2010, o MINI Countryman também oferecia outras formas de desfrutar do prazer na condução, característica da marca. Foi o primeiro MINI com quatro portas, cinco lugares e que registrou mais de 540 mil unidades vendidas em todo o mundo.

Morris Mini-Traveller, variação do pequeno inglês completa 60 anos.

Reportar Erro