Desenvolvimento elétrico

Mercedes se junta a Stellantis e TotalEnergies em parceria elétrica

As marcas estão unidas no desenvolvimento da Automotive Cells Company, que busca ser uma gigante entre os fornecedores de baterias automotivas elétricas

acessibilidade:
Bateria externa da ACC
Mercedes se junta a Stellantis e TotalEnergies em parceria elétrica. Foto: Stellantis.

Em 2020, a Stellantis (grupo criado da fusão da FCA com a PSA) em parceria com a TotalEnergies criou a Automotive Cells Company (ACC) para desenvolver baterias para veículos elétricos. Agora, a Mercedes-Benz se junta à joint-venture. 

Com o ingresso da Mercedes, os parceiros se comprometem a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120GWh até 2030. A transação está sujeita a acordo sobre a documentação definitiva e as condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

O objetivo da ACC é desenvolver e produzir células e módulos de bateria para veículos elétricos com foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo o mais alto nível de qualidade e a menor pegada de carbono. 

O plano de capacidade atualizado da ACC mobilizará um investimento de mais de 7 bilhões de euros, que será apoiado por subsídios e financiado por capital próprio e financiamento. Segundo a empresa, ela ajudará a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade, garantindo a segurança do abastecimento de um componente essencial para a indústria de carros elétricos.

Cada empresa terá um papel diferente na joint-venture. A Saft, afiliada da TotalEnergies, conta com mais de 100 anos de conhecimento tecnológico no desenvolvimento de baterias de longa duração. 

A Stellantis que tem a missão clara de fornecer tecnologia de ponta para garantir a liberdade de movimento para todos por meio de soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e sustentáveis.

Já a Mercedes-Benz fará uso da experiência em pesquisa e desenvolvimento juntamente com o apoio à expansão das instalações de produção da ACC com base nos padrões de qualidade de referência da marca.

Reportar Erro