Expandindo negócios

Mercedes exportará chassis de ônibus para o Vietnã em parceria com a Thaco

Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus

acessibilidade:
A Thaco montará chassis de ônibus brasileiros da Mercedes-Benz. Foto: Mercedes.

A Daimler Buses está expandindo os negócios de ônibus no Sudeste Asiático e comercializará chassis Mercedes-Benz produzidos no Brasil no Vietnã. Para isso, a alemã firmou uma parceria com a Truong Hai Auto Corporation (Thaco), que, desde 1º de junho, é a distribuidora geral para a Divisão de Ônibus da Daimler no mercado vietnamita.

Projetados para atender às especificações do mercado local, os ônibus a serem comercializados pela Thaco utilizarão chassis produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. 

A partir da segunda metade de 2020, a fábrica brasileira fornecerá ao Vietnã, em forma de CKD, os kits de componentes para montagem local dos chassis. Antes da implantação das carroçarias, a Thaco irá montar os chassis em seu parque industrial Chu Lai Truong Hai. Posteriormente, os ônibus serão oferecidos ao mercado por sua rede de revendedores no mercado vietnamita.

Para garantir que os clientes no Vietnã possam selecionar o veículo ideal para suas necessidades, os chassis brasileiros serão equipados com o motor OM 457 de diferentes potências (360cv e 428cv). 

Segundo o grupo, a entrada no Vietnã é um passo importante para a Daimler em termos de maior expansão de sua presença no mercado global, além de dar continuidade ao seu crescimento no Sudeste Asiático.

“Nos mercados de ônibus do Sudeste Asiático, ainda vemos grande potencial. A entrada dos nossos ônibus no Vietnã é um passo importante para a expansão de nossa presença nos mercados globais e para o melhor aproveitamento das oportunidades de crescimento que os mercados asiáticos do setor nos oferecem”, afirma Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses.

Em 2018, a empresa entrou em Taiwan com chassis de ônibus rodoviários também fabricados no Brasil. A maior frota de ônibus urbanos Citaro do mundo está, atualmente, operando na cidade de Singapura. 

De acordo com a Daimler Buses, com aproximadamente 3,5 mil unidades, o mercado de ônibus vietnamita é maior do que o da Espanha ou Itália. E, por isso, é uma oportunidade de crescimento para a marca. Além das rotas de serviços regulares, os ônibus também desempenham importante papel no turismo do país.

A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã está a cargo do Regional Center para o Sudeste Asiático, uma das seis centrais internacionais de operação regional da Daimler Trucks and Buses. 

Os negócios locais abrangem 18 mercados que, além do Vietnã, incluem a Indonésia, Tailândia, Malásia, Singapura, Filipinas e Taiwan. Com 622 milhões de habitantes, a região é mais populosa que os Estados Unidos (mais de 300 milhões) ou a Europa (mais de 500 milhões).

No Sudeste da Ásia, a Daimler Trucks and Buses opera um total de cinco unidades montadoras de CKD de veículos comerciais: Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã e Taiwan. Com o fornecimento de kits de peças para chassis de ônibus da direto do Brasil. 

A Mercedes-Benz do Brasil é o Centro Mundial de Competência da Daimler para o desenvolvimento de chassis de ônibus da marca. A empresa é a maior fabricante de ônibus do país, com mais de 60 anos de atuação no mercado interno e nas exportações. 

Reportar Erro