Boas ações

Mercedes do Brasil e governo alemão investem 5,5 milhões de euros em projeto de saúde

A cooperação permitirá a ampliação do projeto de unidades móveis de saúde no Brasil

acessibilidade:
Mercedes do Brasil e governo alemão investem 5,5 milhões de euros em projeto de saúde. Foto: MB.

A Mercedes-Benz do Brasil assinou nesta quarta-feira (3/3), um acordo de cooperação com o governo alemão para ampliação do projeto de unidades móveis de saúde já em atuação em solo brasileiro. Após uma fase piloto de sucesso, a contribuição aumentará para 4,5 milhões de euros (R$ 31.125.150). 

A montadora está contribuindo com o fornecimento de caminhões para mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros (R$ 6.920.000) em força de trabalho (não monetário). 

Os parceiros do projeto e cinco ONGs, como a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a SAS Brasil, a Renovatio e o Instituto Luz para Vida, estão investindo sua expertise e jornada de trabalho para fazer o projeto funcionar.

Idealizada e desenvolvida por profissionais da Mercedes-Benz do Brasil, essa iniciativa, que conta com a participação de vários parceiros, irá oferecer atendimento de saúde a populações carentes. 

Esse investimento adicional, anunciado hoje, será destinado à aquisição de sete semirreboques, sobre os quais serão montadas unidades móveis com estrutura e equipamentos de saúde. Caminhões Mercedes-Benz, como o Actros, levarão essas carretas a várias regiões do Brasil.

Com o suporte oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, a participação do governo alemão no projeto de unidades móveis de saúde é realizada por meio de um programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico alemão), e é implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), subsidiária da KfW Bankengruppe, que, entre diversas ações globais, destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

“Esse novo projeto com o governo alemão foi desenvolvido em conjunto, baseado no sucesso da Unidade Móvel de Tomografia, que vem sendo utilizada no combate ao Covid-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 

Segundo o executivo, agora, a empresa poderá ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes. Combinando o apoio à saúde e mobilidade, estendendo ainda mais a contribuição e compromisso da montadora com a sociedade.

De acordo com Karl Deppen, nessa nova fase, o projeto agora vai ampliar o foco e entregar unidades preparadas para diversas áreas médicas. 

“Estamos, assim, aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica, ajudando a salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o país, que beneficia a sociedade brasileira, e que também mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, ressalta.

Assim como ocorreu com a Unidade Móvel de Tomografia, implantada em parceria com o CIES Global, as carretas serão projetadas e construídas pela Fleximedical, Labor e Canon, com a entrega prevista para o primeiro semestre de 2021. 

Essas novas unidades irão agilizar a realização de exames e oferecer consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias. Com isso, serão utilizadas para prevenir e tratar outras doenças, além do coronavírus, como já ocorre em São Paulo.

O projeto das unidades móveis de saúde também dedica um foco especial à saúde do caminhoneiro. Juntamente com a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o projeto atenderá os profissionais do volante em rodovias, portos e outros locais de alta concentração de motoristas.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein prestará atendimento em todo o Brasil. O SAS já é um parceiro do Rally dos Sertões no Centro-Oeste e Nordeste e estará presente também no projeto das unidades móveis de saúde. 

Somada a Unidade Móvel de Tomografia, utilizada no combate ao novo coronavírus, o CIES Global seguirá atuando em São Paulo com uma segunda unidade, agora apta a realizar pequenas cirurgias. O Instituto Luz para Vida prestará atendimento no Sudeste e Nordeste e o Renovatio, na região Sul. 

Além de disponibilizar os caminhões, como o novo Actros, para movimentar as Unidades Móveis de Saúde, entre outros modelos da marca, a Mercedes-Benz é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual dos veículos. 

A Empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que conta com a participação de colaboradores de várias áreas da Companhia.

“Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos. Além do investimento do governo alemão, a Mercedes Benz do Brasil está aumentando sua contribuição com a força de trabalho do time de projeto e da equipe de operação dos caminhões, motoristas, seção dos caminhões que levarão as carretas para os locais de atendimento médico nas regiões envolvidas, assim como combustível, seguros e manutenção dos veículos que pertencem à frota”, afirma Karl Deppen.

Reportar Erro