Conectividade

Mercedes-Benz se junta a BASF em busca de soluções para a mobilidade agrícola

A montadora aderiu ao AgroStart, plataforma de inovação e empreendedorismo

acessibilidade:
Mercedes-Benz e BASF aceleram startups para o setor agrícola. Foto: MB.

Com o foco em agregar valor de toda a cadeia produtiva da agricultura, a Mercedes-Benz juntou-se ao AgroStart, plataforma de inovação e empreendedorismo da BASF, na busca de soluções para a mobilidade agrícola nas categorias de robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade e gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria e smart farming.

Segundo a marca, a intenção da parceria é a maior produtividade e rentabilidade no campo. Esse compromisso ganha impulso com a aceleração de startups, com as empresas selecionadas em cada categoria participando de um Pitch Day, por live, no dia 9 de dezembro. 

“Com essa parceria com a BASF, buscamos encontrar propostas que irão possibilitar impactos positivos para a agricultura brasileira, auxiliando os agricultores. Apoiamos assim as startups no desenvolvimento de tecnologias que possam gerar maior produtividade e mais rentabilidade no campo. Juntos, vamos acelerar ainda mais o agronegócio, o setor que puxa o crescimento da economia no País”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

As startups foram avaliadas por uma banca formada por representantes da Mercedes-Benz do Brasil, BASF, Grunner, Raízen e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

As startups selecionadas foram a Cropman, responsável por oferecer soluções em diagnósticos de solos de alta precisão e rendimento, a Pix Force, que desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos por meio de Inteligência Artificial, e a Kalliandra, empresa com foco em agricultura irrigada. Ao todo, 57 startups se inscreveram na iniciativa.

“A Mercedes-Benz traz toda a sua expertise sobre mobilidade, que, aliada à expertise de campo da BASF, formam uma combinação promissora para o desenvolvimento de novas soluções que apoiem os desafios desse segmento”, aponta Eduardo Menezes, gerente de produtos digitais da divisão de soluções para agricultura da BASF na América Latina.

De acordo com as duas empresas, na agricultura, os segmentos de robótica, Internet das Coisas, sensoriamento, drones, e outros, estão todos ligados à mobilidade, uma das principais ‘dores’ levantadas pelos agricultores. 

“As startups escolhidas para o processo de mentoria e aceleração trazem serviços que vão ao encontro das necessidades dos agricultores. Juntos, BASF e Mercedes-Benz, pretendemos cocriar soluções que envolvam estas diferentes frentes. Nossa intenção é a de atender demandas reais, envolvendo nossos clientes no processo e gerando benefícios para todos os lados”, completa Eduardo.

Visando encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados rápidos para a Empresa e para os clientes, a Mercedes-Benz vem intensificando parcerias com startups de diversos segmentos. 

Entre os exemplos já em prática estão o caminhão com direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido juntamente com a Grunner e a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP). 

Além disso, a marca lançou recentemente, em conjunto com a Mobiauto, o Showroom Virtual Star Online, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços.

“Aqui, na Empresa, estamos sempre pensando e buscando novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

Criado há pouco mais de dois anos, o Ecossistema AgroStart reúne parceiros de diferentes segmentos com especialistas e infraestrutura para desenvolver produtos ou serviços de forma rápida e escalável. 

Hoje fazem parte desta iniciativa a Bosch, o Banco do Brasil e a Samsung. A fim de oferecer experiências, ferramentas e visibilidade aos empreendedores que buscam criar soluções competitivas para o setor, a Mercedes-Benz se junta ao time de empresas parceiras.

Reportar Erro