Nova categoria

Mercedes-Benz apresenta novo chassi de ônibus urbano, o O 500 R 1830

O modelo, para até 100 passageiros, inaugura um novo segmento, o Super Padron de 14 metros 4x2

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Mercedes-Benz apresenta novo chassi de ônibus urbano, o O 500 R 1830

A Mercedes-Benz inaugura um novo segmento de ônibus, o Super Padron de 14 metros 4×2, com o novíssimo O 500 R 1830. O modelo é maior da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro e leva a mesma quantidade de passageiros dos 6×2 de 15 metros, 100 passageiros. 

A marca, segundo ela, está atenta às demandas dos clientes e às tendências de mercado, e o novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 atende essas especificações e é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas.

O modelo inaugura uma nova categoria, a Super Padron.

“Desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cavalos do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”, aponta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

De acordo com o executivo, a Mercedes já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus do país. 

“No entanto, a queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento do Super Padron. Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças a flexibilização do chassi 4×2”.

A versão de chassi 4×2 da Mercedes tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível.

Ele pode ter portas de ambos lados, para atender corredores exclusivos.

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até cinco portas: três à direita com degraus para acesso pela calçada e duas à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920mm, com acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo O 500 R 1830. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

O novo modelo conta apenas com dois eixos, menor arrastro.

Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. A maior lotação é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.

Outro diferencial do Super Padron é o câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. Sem falar nos quesitos já conhecidos da O 500, como suspensão pneumática, com duas bolsões de ar na dianteira e quatro na traseira, freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake

Mercedes-Benz O 500 R 1830.

Para promover mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Além disso, a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e também proporciona maior conforto para os motoristas.

O novo modelo de ônibus possui também o EIS, sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período, por exemplo, quatro minutos, sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. 

Esta é uma situação bastante comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.

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